Interprint promove Co-Creation Talk na ForMóbile 2018

Madeiras locais e talk sobre cocriação são destaques da Interprint em sua estreia como expositora na feira de referência para a indústria madeira-móveis

Publicado em 10 de julho de 2018 | 16:36 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Os consagrados profissionais do design e da arquitetura Brunno Jahara, Gustavo Calazans, Marta Manente e o italiano Luca Tormena são os convidados da Interprint para participar do evento, inédito na América Latina, Interprint Co-Creation Talk ForMóbile: microespaços.

O bate-papo sobre tendências para o morar será realizado em 12 de julho, a partir das 15 horas, no estande da multinacional alemã com moderna fábrica para o mercado latino-americano instalada no Brasil, na região de São José dos Pinhais (PR), durante a estreia como expositora da ForMóbile. A feira de negócios, que é referência mundial em tecnologia, materiais e insumos para a cadeia madeira-móveis, se realiza em São Paulo (SP), no São Paulo Expo, entre 10 e 13 de julho.

O talk da Interprint sobre cocriação e microespaços, mediada pelo prestigiado profissional alemão da criação Maurizio Burrato, do design team da Interprint, é aberto à imprensa, convidados e visitantes da ForMóbile, com vagas limitadas. O estande da Interprint do Brasil na ForMóbile se localiza no endereço F132.

Novo polo global da criação

A co-criação, assim como outros aspectos de um lifestyle que tende ao compartilhamento, já faz parte do dia a dia das pessoas. E é uma das abordagens-chaves da participação da Interprint do Brasil na ForMóbile 2018. Em sua estreia como expositora do evento, a Interprint apresentará seus lançamentos ao público dentro de dois temas centrais: a cocriação e a valorização da criação latino-americana.

Divulgação

Helena Capaz

“Em meio a insights sobre arquitetura e design, esses profissionais consagrados que convidamos para a talk falarão sobre o futuro do viver e trabalhar em microespaços”, revela a gerente de vendas e marketing da Interprint do Brasil, Helena Capaz

Em um estande de 160 m² projetado pelo consagrado arquiteto italiano Luca Tormena especialmente para a ForMóbile, a Interprint faz seu debut em grande estilo com uma homenagem à arquitetura e ao design latino-americanos, por meio do diálogo com a obra do arquiteto Oscar Niemeyer, com elementos como o cobogó e um belo paisagismo indoor com plantas locais.

A multinacional, de origem alemã, mostrará o seu lado brasileiro e latino-americano, em uma forte sinergia com a valorização da criação da região, que vem se tornando um dos principais focos de atenção mundial – como reforçou a mais recente edição do Salone del Mobile.Milano, em abril, em Milão, que no salão paralelo SaloneSatellite teve o design latino-americano sob os holofotes.

“Esta edição da ForMóbile marca a estreia da Interprint do Brasil como expositora da ForMóbile. Temos uma parceria muito sólida com o mercado latino-americano e que vem se reforçando a cada ano desde, primeiro, a instalação de nosso escritório comercial no Brasil, em 2011, e, na sequência, com a instalação no país da mais moderna fábrica Interprint no mundo, em 2015, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, no Paraná”, afirma a diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil, Lourdes Manzanares.
Lourdes Manzanares

Ela acrescenta: “Como referência global em design, trouxemos muitas inovações importantes para o mercado brasileiro e latino-americano. Com tudo isso, consideramos ser este um momento muito adequado para nossa estreia na ForMóbile como expositores, pois cristaliza uma relação muito madura da Interprint com os mercados do Brasil e da América Latina”.

Inovação em decors latino-americanos

Além dos lançamentos do Six Pack 2018, a Interprint preparou uma surpresa de conceito bastante inovador para o mercado, com primeira apresentação para o mundo a partir da ForMóbile 2018: um projeto envolvendo decors inspirados em madeiras brasileiras e latino-americanas.

Quem visitar o estande da marca poderá conferir o impecável resultado obtido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da Interprint, no Brasil e na Europa, para chegar aos decors, que poderão ser levados ao mercado mundial. Os novos decors foram utilizados pelos designers e arquitetos participantes do evento Interprint Co-Creation Talk ForMóbile: microespaços em projetos de cocriação de microespaços para viver e/ou trabalhar usando as estruturas desenvolvidas pela Interprint, expostos no estande da empresa na ForMóbile.

Six Pack 2018 by Interprint

A marca também apresenta na ForMóbile os lançamentos do Six Pack 2018. Trata-se da coleção de lançamentos mundiais da Interprint para o ano. São seis lançamentos, que concentram as principais tendências em decoração condensadas em seis padrões-chaves lançados pela marca. Cada edição do Six Pack é aguardada com forte expectativa pelo mercado. A partir do que é proposto no Six Pack, as indústrias de painéis, móveis, pisos e interiores, por exemplo, podem ter uma visão clara das cores, tendências e texturas que estarão em evidência no mercado. É como uma prévia conceitual das principais semanas da moda, porém no universo do design.

Os seis padrões do Six Pack 2018 – Interprint foram concebidos com base em quatro macrotendências para a decoração e a arquitetura, identificadas pela equipe de marketing e design da Interprint com base em pesquisas socioantropológicas. São elas:

Smart Material | smart, impressão 3D, futuro

A nova materialidade: o fascínio da superfície. Na moda, na indústria ou no morar, os materiais inteligentes estão moldando nossas vidas. Novos recursos, como mudanças de cores, sensações intensas ou efeitos especiais criam um visual único. Novos materiais emergem das novas tecnologias.

Up/Cycling | consciência, responsabilidade, reuso

A segunda vida: os recursos naturais são mais valiosos do que nunca. Sustentabilidade importa. É ótimo quando os materiais passam por um segundo ou mesmo um terceiro ciclo de vida. Quando uma mochila é feita de papel reciclado – ou a frente de uma cozinha de antigas garrafas PET. Up/Cycling significa apreço: não só pelas pessoas e pelo meio ambiente, mas também pela diversidade e pela criatividade.

Non_Conform | imperfeição, autenticidade

A estética do imperfeito: imperfeição em vez de perfeição. Com tudo sendo digitalizado, queremos que as coisas permaneçam imperfeitas. Mesmo os móveis e acessórios fabricados industrialmente parecem como que “feitos por mim mesmo” e mostram traços individuais de uso. Design de interiores e móveis se mostram imperfeitos, de propósito.

Co-Evertything | colaboração, coworking, co-todas as coisas

A força do “nós”: esta é uma tendência cada vez mais forte: co-everything. Viver e trabalhar em cooperação criativa. Coworking, cocriação, covida, são as palavras-chaves de um mundo em que “juntos” gera mais valor do que “sozinho”. Uma troca livre de habilidades e conhecimento.

A partir da percepção destes caminhos, a Interprint desenvolveu e propôs os seis lançamentos que integram o Six Pack 2018:

Aurora | material, metal, industrial

Seguindo a tendência do metal: uma chapa de aço galvanizado com efeitos metálicos holográficos, com um visual sofisticado, que lembra as luzes da Aurora Boreal. Materialidade inteligente, também disponível em aspecto de bronze.

Divulgação

Decor Aurora

Decor Aurora

Delios | não-conformidade, alpino, natural

Um antigo lariço da região alpina. Enfumaçado, áspero, rachado e pranchado. O tratamento com óleo cria um efeito de cor único. Influências naturais e artesanais conferem a este padrão uma assinatura de valor.

Divulgação

Decor Delios

Decor Delios

Garbo | modernismo, elegância, co-everything

A interpretação de nogueira em simbiose com o padrão da macieira. Núcleo suave e elementos de alburno conferem seu aspecto elegante, daí a referência à atriz Greta Garbo. Atemporal e universal: harmoniza com estilos que variam do nórdico moderno ao tradicional italiano.

Decor Garbo

Hansen | nórdico, simplicidade, kinfolk style, escandinavo

A cerejeira é uma referência deste padrão, resultando em uma madeira clara ao estilo nórdico. Uma típica característica escandinava é que o material foi trabalhado à sua essência.

Decor Hansen

Decor Hansen

Artisan Oak | industrial, não-conformidade, natural, autenticidade

Um carvalho trabalhado nas técnicas construtivas em quadros de madeira. O objetivo desta releitura técnica foi de obter o aspecto de madeira envelhecida. Um contraste caloroso e autêntico com o aspecto descolado e industrial.

Divulgação

Artisan Oak

Decor Artisan Oak

Grid | upcycling, concreto, urbano

Um mix de materiais, que combina o visual de concreto e pedra. A geometria de grade revela detalhes florais de perto, inspirados na bela flor Edelweiss. Um design flexível em funcionalidade e estilo: pode ser cortado de todas as formas e aplicado em todo lugar. Em casa, em espaços urbanos.

Divulgação

Decor Grid

Decor Grid

“Teremos novidades imperdíveis, tanto em produto quanto no inovador conceito que desenvolvemos especialmente para nossa participação de estreia na feira. Valorizamos muito o design e as referências do Brasil e da América Latina, e trazemos isso à tona na ForMóbile. Nosso estande reflete em sua abordagem diferenciada e global, com refinamento local, esta proposta cheia de inovação e design. Esperamos a visita de nossos clientes, parceiros e público da ForMóbile 2018, para conhecer tudo isso de perto”, assinala Lourdes Manzanares

ForMóbile 2018
Estande: F132
Evento: 12/7 (no estande)
Horário: 15 horas
Tema: Co-Creation Talk: Microespaços
Convidados: Brunno Jahara, Gustavo Calazans, Marta Manente e Luca Tormena
Mediador: Maurizio Burrato
Informações feira: www.formobile.com.br
Informações Interprint: www.interprint.com

Interprint Co-Creation Talke ForMóbile: microespaços

Marta Manente

Marta Manente: Nome reconhecido nacional e internacionalmente, Marta Manente dirige há mais de uma década do Studio Marta Manente Design e Assessoria, com sede em Bento Gonçalves (RS). Atua há aproximadamente duas décadas no mercado de mobiliário, atendendo grandes players da indústria de móveis do Brasil. Tem formação em Tecnologia em Produção Moveleira com pós-graduação em Design de Produto com ênfase em Móveis pela UCS – Universidade de Caxias do Sul).

Tem em sua trajetória atuação também como docente, no curso de Especialização em Design das Universidades de Pordedone, na Itália, e de Caxias do Sul (RS). Premiada no Objeto: Brasil em 2016 com exposição no museu Oscar Niemayer em Curitiba (PR), vem se destacando nos principais eventos mundiais de design, entre eles: iSaloni em Milão em 2016, ICFF em Nova York em 2016, 2017 e 2018, Mostra Be Brasil na semana de Design de Milão em 2017 e 2018 e mostras de design em Roma, Paris e Estocolmo. É integrante do seleto grupo de designers brasileiros do criteriosos Projeto Raiz, que representa o Brasil no exterior.

Brunno JaharaBrunno Jahara: Nascido e criado no Rio de Janeiro, Brunno Jahara estudou Design Industrial na Universidade de Brasília antes de se mudar para a Itália para uma temporada na Universidade de Arquitetura de Veneza e dois anos na Fabrica. Essa educação, combinada a sua particular “abordagem caótica do design brasileiro”, resulta em uma mistura de sabores diferenciada e multicultural nos trabalhos desenvolvidos pelo Jahara Studio.

Com brilhantes e belos produtos e móveis que falam do Brasil em uma linguagem internacional, Brunno Jahara ajuda o país vasto e multicultural a construir suas próprias identidades de design, criando e fortalecendo o ambiente, já reconhecido e valorizado internacionalmente, de um cenário propício para um design brasileiro renovado e cheio de frescor.

Gustavo CalazanGustavo Calazans: Formado pela FAU-USP em 1999, o premiado paulistano Gustavo Calazans se destacou ainda na graduação, recebendo a menção honrosa pelo desenho da cadeira X´s no Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, em 1998. Durante a graduação trabalhou com dois grandes nomes da arquitetura: Roberto Loeb, em São Paulo, e Peter Eisenman, em Nova York. Em 1999, abre seu escritório – Gustavo Calazans Arquitetura – assinando projetos de envergadura, entre eles estúdio de cinema, escola e centro de educação ambiental.

Em paralelo desenvolve projetos de retrofit em apartamentos na cidade de São Paulo, adotando um estilo na arquitetura de interiores baseado na total adequação das características pessoais dos clientes aos projetos, sempre focados na sustentabilidade. Atualmente, Gustavo Calazans participa também do desenvolvimento de conteúdo editorial para marcas, apresentação de programas de TV e desenvolvimento de produtos. Entre os veículos que já contaram com sua participação editorial e consultoria estão a Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. Soma mais de 400 projetos realizados, muitos deles publicados nos principais periódicos do segmento de arquitetura e decoração do país.

Luca TormenaLuca Tormena: O italiano Luca Tormena é formado pelo respeitado Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza (IUAV). Está à frente, com o sócio Guido Piazzalunga, do escritório Tormena – Neadesign, que nasceu do desejo dos profissionais de compartilhar suas experiências por meio da paixão comum pelas áreas de arquitetura e design, aproveitando o potencial criativo gerado pelas diferentes sensibilidades.

Seu estúdio, em Farra di Soligo, Treviso, é especializado em design industrial, design de interiores e arquitetura. Colabora com as empresas líderes na indústria de móveis, para as quais desenvolve produtos, lojas e showrooms e estandes em exposições internacionais. Juntamente com uma equipe multidisciplinar de colaboradores, o estúdio realiza a direção artística nas diversas fases de desenvolvimento de catálogos de fotos e produtos.


Os comentários estão desativados.

eMobile