Indústria registra nova queda no faturamento

Retração da atividade industrial afeta mercado de trabalho. Recuo no volume de empregos e redução da massa real de salários mostra cenário preocupante

Publicado em 5 de agosto de 2014 | 17:01 |Por: Julia Zillig Rodrigues

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Shutterstock

O efeito da desaceleração do crescimento industrial se torna cada vez mais evidente no setor

O efeito da desaceleração do crescimento industrial se torna cada vez mais evidente no setor

Pelo quarto mês consecutivo, o faturamento real da indústria registrou queda – 5,7% em junho em comparação ao mês de maio – e de 3% nas horas trabalhadas em relação ao mesmo período, na série livre de influências sazonais. Segundo o levantamento, divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria, “os resultados de junho apontam a quarta queda consecutiva da atividade industrial com intensificação do movimento de baixa”.

Tendo o mês de maio como amostra de comparação, a pesquisa apontou ainda que o nível de utilização da capacidade instalada recuou 0,5% em junho e ficou em 80,1% na série de dados dessazonalizados. O emprego diminuiu 0,8% e a massa salarial real obteve queda de 0,8%. “Dentre as explicações para o agravamento do quadro, estão as interrupções de jornada e a queda nas vendas, ambas devido à Copa do Mundo”, analisa a CNI.

Saiba mais:
IBGE: Emprego na indústria registra queda de 0,7%
Primeiro semestre de 2014 termina com mais emprego
Indústria: faturamento cai em março, mas sobe no trimestre

Em relação ao desempenho no primeiro semestre do ano, o faturamento real caiu 1% e as horas trabalhadas na produção tiveram queda de 2,2% se comparada aos seis primeiros meses de 2013. Na mesma base de comparação, o emprego acumula alta de 0,9% e a massa real de salários de 3,8%.

Esses números mostram que a situação da indústria continua preocupante, já que o faturamento e as horas são os principais indicadores da atividade.

A partir dessa edição, a CNI está modernizando a apresentação de suas pesquisas. Ganhou um novo layout, cores, gráficos mais realçados e destaque para informações relevantes. Nesse sentido, essa mudança pretende ainda facilitar a leitura nas telas de computadores, tablets e smartphones.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile