Indústria brasileira de móveis realiza Projeto Vendedor com 32 empresas

No cenário das exportações da indústria moveleira nacional, segmentos como estofados tiveram grande crescimento

Publicado em 30 de outubro de 2017 | 17:05 |Por: Thiago das Mercês

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do Projeto Brazilian Furniture, têm realizado uma série de ações que promovem e fomentam a geração de negócios, e, por consequência, o incremento das exportações brasileiras da indústria moveleira, visando à internacionalização do setor.

Nesse mês de outubro, a agenda do Projeto Brazilian Furniture, contou com uma Missão Comercial – Projeto Vendedor que aconteceu em Bogotá, na Colômbia, com expansão para outros mercados potenciais da região, como Chile, Peru, Bolívia e Equador, propiciando, dessa forma, um maior relacionamento comercial da indústria nacional com os países da América Latina.

Para essa ação, 32 empresas participantes do Projeto Brazilian Furniture se inscreveram, um número considerado inédito para uma ação do setor. Esse número de empresas inscritas na iniciativa reflete o interesse da indústria nacional no mercado internacional e o potencial dos mercados-alvo em relação à oportunidade de negócios.

Indústria moveleira

No monitoramento das atividades realizadas pela Abimóvel, dados comprovam o potencial e os resultados obtidos por meio dessas ações estruturantes. No cenário das exportações indústria moveleira nacional, o segmento de estofados, móveis de metal, móveis de madeira e colchões tiveram, respectivamente, em relação ao ano de 2016, um crescimento acumulado de 14,5%, 17,3%, 8,5% e 37%. O total de crescimento que o setor obteve, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foi de 9,6% em relação ao mesmo período de 2016. Este crescimento é considerável, dados os desafios apresentados pela economia mundial.

Em relação aos mercados-alvo, o segmento de estofados, móveis de metal, móveis de madeira e colchões tiveram um crescimento acumulado total de: 36,8% no Chile, 36,4% na Colômbia, 82,4% nos Emirados Árabes, 24,9% nos Estados Unidos, 75,5% no México, 13,2% no Panamá, 13,2% no Peru e 13,2% no Reino Unido. Esses dados apresentados pelo Projeto Brazilian Furniture são referentes aos meses de janeiro a agosto de 2017, em relação ao mesmo período de 2016.

– Design do mobiliário brasileiro foi tema de projeto da Abimóvel e IED Brasil

O Projeto Vendedor Colômbia foi realizado de 25 a 27 de outubro. Os 34 inscritos tiveram a oportunidade de discutir os desafios da indústria moveleira, buscar alternativas, realizar visitas técnicas e fomentar os potenciais desses mercados. A agenda prévia contou com um seminário no dia 25 pela manhã e visitas técnicas no período da tarde. Já nos dias 26 e 27, a agenda foi formada pelas rodadas de negócios.

Brazilian Furniture

O Brazilian Furniture é um Projeto que integra um conjunto de ações e tem como objetivo fomentar as exportações brasileiras de móveis a partir de uma parceria firmada entre a Abimóvel e a Apex-Brasil. Atualmente, o Projeto Brazilian Furniture atende cerca de 66 empresas de diferentes segmentos. Além de apoiar o desenvolvimento das exportações de móveis do Brasil, o Projeto é extremamente relevante para a exposição dos produtos brasileiros no exterior, em diversos eventos e feiras especializadas, bem como no Brasil, por meio dos projetos Comprador e Vendedor.

(com informações da assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook