Impress realiza evento Remorar e apresenta quatro macrotendências

Refletir. Recriar. Remorar. Impress apresenta quatro macrotendências que estão impactando comportamentos, estilos e modos na forma de morar

Publicado em 10 de novembro de 2017 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

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De 23 a 31 de Outubro, a Impress Decor Brasil, em sua sede localizada em Araucária (PR), realizou para imprensa e convidados especiais o evento Remorar. A companhia apresentou quatro macrotendências que estão impactando em novos comportamentos, estilos e modos na forma de morar.

“Na identificação de tendências, costumamos olhar muito para o futuro e deixamos de olhar para o nosso passado, analisando-o. Neste trabalho, buscamos um entendimento mais amplo, com uma pesquisa extensa que nos respaldou para a construção desse evento”, afirma Alexandre Chiquiloff, gerente de design da filial brasileira.

Divulgação Impress

Impress

Os designers da Impress, Juliana Weiss e Alexandre Chiquiloff apresentaram os conceitos

Dividido em duas partes, refletir e recriar, o Remorar teve como foco debater e analisar como o indivíduo se manifesta por meio das expressões que vão moldando valores, tendências e paradigmas e, portanto, traçando os cenários futuros. O grande diferencial, entretanto, esteve na experiência proporcionada, com os convidados deixando de ser apenas expectadores para se tornarem cocriadores do evento.

Refletir

A primeira parte foi realizada dentro de uma estrutura na fábrica da Impress construída especialmente para o evento. Os visitantes passaram por toda linha de produção de papéis decorativos para chegar ao local, decorado ao estilo industrial. Com o objetivo de fazer os participantes refletirem sobre a atual situação da sociedade e do mundo, todo o foco de atenção – inclusive as luzes do ambiente – estiveram voltado para quadros que traziam informações de impacto. São elas:

– No dia 02/07/2017, o homem extrapolou o limite de recursos naturais da terra para o período de um ano
– Nos anos 80, um apartamento, em média, tinha 87,8 m². Nos anos 2010, o tamanho caiu para 59 m²
– Até 2050, 26% da população da América Latina terá 60 anos ou mais
– A economia compartilhada no Brasil ganha cada vez mais força sendo que 79% das pessoas acredita que compartilhar torna a vida mais fácil
– Existem mais de dez classificações familiares registradas
– Mais de 12 milhões de brasileiros trabalham em casa

Após essa apresentação inicial, chegou a hora de sentir como isso vem modificando o modo de morar e viver do indivíduo, contextualizando em cima das quatro macrotendências identificadas pela equipe de marketing e design da empresa: Hometherapy, Future´s Now, (Un)Real Time e Work Delight (confira em detalhe cada tendência
abaixo).

Divulgação Impress

Impress

Espaço Refletir no evento Remorar da Impress

Para cada macrotendência, foi criado um ambiente especialmente elaborado, que aos poucos foi se tornando visível no decorrer da apresentação, surpreendendo os participantes. Os designers da Impress Decor Brasil, Alexandre Chiquiloff e Juliana Weiss, então, apresentaram em detalhes os objetos, materiais, móveis, tecnologias e comportamentos dos novos estilos, interagindo diretamente com as pessoas presentes.

Finalizando a primeira etapa, foi proposto uma análise de como os representantes do setor moveleiro estão agindo e se preparando para estes novos cenários; e, em conjunto, analisaram a evolução de uma planta de um apartamento antigo para como é hoje nos dias atuais – dando destaque para as modificações e conclusões percebidas.

Recriar

A segunda etapa do evento aconteceu dentro do novo laboratório de desenvolvimento da Impress. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de construção de um desenho por completo, da busca por referências a estrutura técnica de produção. Na sequência, foram convidados a criarem os próprios padrões, utilizando materiais diversos, como lâminas de madeira nativa, tecidos, pedras, entre outros. Todas as criações foram impressas na hora, no formato digital, para análise e surpresa dos presentes.

Divulgação Impress

Impress

Espaço Recriar no evento Remorar da Impress

Por fim, os participantes se dirigiram ao espaço de confraternização do Remorar, local onde puderam conferir os lançamentos da Impress, trocar conhecimento e apreciar um cardápio especialmente feito para o evento. O Remorar recebeu mais de 120 pessoas, entre profissionais de empresas de painéis, fabricantes de móveis e imprensa. A partir deste mês de novembro, está aberto a marceneiros, designers, arquitetos e estudantes para visitação. Confira abaixo as quatro tendências do evento Remorar by Impress.

Hometherapy

A casa como centro de emoções. Tudo faz lembrar, sentir, viver, emocionar. Ambientes, móveis e decoração contam histórias que comovem. Ser verdadeiro, ser original, ser único se espalham por toda residência, trazendo, nitidamente, a identidade do morador. A natureza, nesse contexto, se torna imprescindível, garantindo bem-estar, calma e qualidade de vida.

Ambientes
As casas se tornam nossos “templos” de proteção, lugar onde buscamos relaxar e curtir com amigos e família. Os ambientes, móveis e decoração contam histórias que emocionam e dão mais personalidade ao ambiente. Tudo ao redor nos faz lembrar, sentir, viver, emocionar, e é um reflexo de nós mesmos. Sem ostentação, a Hometherapy busca por conforto e bem-estar, criando uma atmosfera única, simples e alegre.

Identidade
Além de um espaço bonito e confortável, buscamos criar relações com memórias, histórias e identidade de cada um. Ser verdadeiro, ser original, ser único se espalham por toda residência, trazendo, nitidamente, a identidade do morador.

Estilos
Há uma mistura de estilos, materiais, texturas, estampas e acabamentos que criam algo único e personalizado, em prol da memória afetiva. Não existem regras. A arte, cores, identidade, expressões e emoções comandam.

Divulgação Impress

Impress Decor Brasil

Tendência Home Therapy

Feito a mão
O trabalho artesanal, feito a mão é muito valorizado no Hometherapy, no qual a arte tem expressão e identidade, são únicas e exclusivas. O diferencial é justamente a imperfeição, sutileza, alma e vida.

Natureza
O “verde” é integrado às nossas vidas, trazendo para perto o contato com a natureza. Um lugar com uma energia boa, onde podemos colocar as mãos na terra, cultivar hortas caseiras, diminuir o ritmo, ter mais calma, tranquilidade, paz, bem-estar e qualidade de vida.

Espaços multifuncionais
Os espaços são multifuncionais e se adequam às necessidades de cada um, como por exemplo trazendo áreas de relaxamento, yoga ou leituras.

“Casa para se viver”
O resultado são casas com a cara e o protagonismo de quem vive nela, reflexo de nós mesmos, das nossas necessidades e anseios.

Future’s Now

A tecnologia está tão presente que se torna invisível. Tudo está a um clique; e tudo está interligado. É o fim do “on” e “off” line. O futuro é o agora, em que casas são menores e mais integradas, ambientes tem multifunções, móveis são híbridos. Nesse contexto, ter menos é ser prático, acumular perde o sentido e viver de forma sustentável se torna
instintivo.

Espaços
A tendência é justamente ter uma casa integrada, sem paredes e barreiras, que ganha espaço e amplitude. Ela ganha diversas funções: trabalhar, cozinhar, receber, dançar, entre outras. Os espaços são menores, porém mais eficientes e sustentáveis. As mudanças transferem outro status ao móvel, por exemplo, as funções de divisor e modular, permitem adaptar os espaços para que mudem o tempo todo.

Divulgação Impress

Impress Decor Brasil

Tendência Future’s Now

Tecnologia
Atualmente, a tecnologia está totalmente inserida em nossas vidas, gerando inclusive mudanças no cotidiano doméstico. Protagonista da vida moderna, a tecnologia pode ser aplicada em tudo. Nós não precisamos mais sair de casa para consumir a maior parte das coisas que necessitamos no dia a dia. Tudo está à alguns cliques: pedir
comida, comprar um ingresso, fazer compras, entre outras atividades.

Simplicidade
As casas são menores e os espaços são mais eficientes e sustentáveis. O objetivo é unir funções, priorizando o que é essencial em nossas vidas. Dessa forma, as casas se tornam menores, os móveis são transformados em híbridos e multifuncionais (um móvel pode ter a função de dois ou três ao mesmo tempo), e tudo fica aliado às tecnologias
multifuncionais.

Praticidade
É mais prático ter menos, e isso não significa ser minimalista, mas sim desapegar das coisas que acumulamos sem sentido e deixar de desperdiçar, pois tudo isso perde o sentido. Agora estamos na era do compartilhamento, de música, filmes, carros, casa, entre muitos outros.

(Un)Real Time

Bem-vindo à era das experiências, sempre intensa e surpreendente. O que importa é o momento, no qual se vive e se compartilha em real time. As fronteiras perdem força e o estilo nômade se naturaliza. Deixa-se de “ser”, passa-se a “estar”. Deixa-se de julgar, passa-se a aceitar. Tudo e todos exaltam sua personalidade, incluindo marcas, que param de apenas vender produtos e passam a ofertar experiências.

Experiências
Hoje em dia, os serviços e experiências que as marcas proporcionam se tornam tão ou mais importante que o próprio produto. As marcas estão se tornando marcas de experiência, de entretenimento, de suporte. A Red Bull, por exemplo, produz um líquido, mas vende asas.

Atenção
O nosso lapso de atenção atualmente é em torno de 5 segundos. O tempo que conseguimos manter 100% de atenção em uma informação, está cada vez menor. O texto fica de lado e aí entram em ação as imagens, infográficos e visuais diferenciados que ajudam a chamar atenção. Um exemplo perfeito disso é o crescimento do Instagram e declínio do Facebook.

Divulgação Impress

Impress Decor Brasil

Tendência (Un)Real Time

Autenticidade
Nossa busca é pela autenticidade, pela aproximação, identificação e personalização. Tudo isso na velocidade do agora. O momento é agora; sempre intenso e surpreendente. Deve ser vivido. E não para por aí: deve ser compartilhado em tempo real. O agora é passado e partimos para o novo.

Geração sem fronteiras
Nossa geração é sem fronteiras. O conceito de fronteiras perde forças, o nomadismo se naturaliza e deixamos de viver o “sou” para aproveitar o “estou”. As pessoas estão mais abertas à oportunidades, se desprendem da ideia do fixo. Ao mesmo tempo que estamos vivendo, estamos trabalhando e fazendo um milhão de coisas.

Mudança de valores
Estamos menos apegados aos bens materiais e ao sonho da casa própria. Há uma mudança de valores, os padrões de comportamentos são mais fluidos, compreendidos e aceitos. Exemplos disso são o Uber e AirBnB. Existem novos arranjos e modos de morar, novas formas de moradia, novas relações e arranjos familiares.

Work Delight

No mundo de grandes mudanças, a maneira de trabalhar também se transforma. Flexibilidade, mobilidade e agilidade ganham força. Basta uma rede wifi para se conectar com o mundo inteiro e começar a trabalhar. O local de trabalho molda nosso comportamento, assim ambientes empresariais evoluem, surgindo espaços mais confortáveis,
compartilhados, criativos e, principalmente, interativos. A vida profissional ganha mais vivacidade.

Era das transformações
As selvas urbanas invadem os escritórios, lojas e hotéis. Com as grandes mudanças acontecendo, nada mais justo que a nossa maneira de trabalhar também se transforme. Na era da flexibilidade, mobilidade, agilidade, buscamos inovação e criatividade e a formalidade do ambiente de trabalho começa a perder o sentido.

Espaços verdes
A integração do verde nos espaços aumenta à medida que as preocupações ecológicas se tornam prioridades globais. Estudos mostram que a produtividade aumenta em 15% em espaços com plantas, com vislumbre de verde. Mostram também que as pessoas aumentam a produtividade em até 15% quando têm controle do seu entorno. E que trabalhar em espaços confortáveis, ventilados, com iluminação adequada, aumenta a satisfação em 24%.

Novos tipos de empresas
A falta do emprego formal, aliado ao fácil acesso à tecnologia, dá aos jovens a possibilidade de criarem seus próprios negócios. E justamente desses novos negócios virão inúmeras outras revoluções. As microempresas ganham espaço, bem como as startups, que estão nascendo e crescendo em uma velocidade nunca vista antes em relação à inovação.

Divulgação Impress

Impress Decor Brasil

Tendência Work Delight

Ambientes de trabalho
Os espaços de trabalham começam a ser questionados. Hoje em dia, basta estar conectado à uma rede wifi que você está conectado com o mundo inteiro, independente de onde esteja. O escritório está em suas mãos 24 horas por dia.
A formalidade do ambiente de trabalho também começa a perder o sentido. Os espaços se aproximam cada vez mais de ambientes mais descontraídos como nossas próprias casas, parques ou áreas de convívio, ou seja, lugares que refletem conforto, comodidade, sem estresse. São ambientes que estimulam a interação entre as pessoas e
máquinas. O espaço de trabalho molda o comportamento das pessoas, estimulando e desenvolvendo mais pró-atividade, mais interação e produtividade.

Interação
A interação se torna protagonista. Grandes empresas passam a adotar características de coworkings, em que os funcionários se sentem mais responsáveis por suas ações e trocam informações entre si. Há também empresas que testam áreas de coworking dentro de seus escritórios, convidando startups para dividirem áreas de trabalho. Tudo isto em prol da interação e consequentemente da produtividade e inovação.

(com informações de assessoria)


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