Saiba como o design pode contribuir para bons resultados

Ana Brum, diretora do Centro Brasil Design (CBD) comenta sobre a inserção e a importância do design no setor moveleiro

Publicado em 4 de outubro de 2017 | 7:00 |Por: Gabriela de Lara

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Estudos sobre a importância do design realizados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicam que 75% das empresas que investiram recentemente em design registraram aumento em suas vendas. Dessas, 41% também conseguiram reduzir seus custos. Desta forma, fica claro a importância do design na indústria moveleira e os benefícios que a implantação da ferramenta pode garantir às empresas

De acordo com a diretora técnica do Centro Brasil Design (CBD) Ana Brum, em um momento de crise e corte de gastos na indústria, é importante considerar novas formas de competir. “Design não pode ser visto como custo e sim como investimento”, conta Ana. Para ela, o design é uma importante ferramenta no desenvolvimento de produtos competitivos, que façam cada vez mais sentido para o consumidor e para o mercado, segundo seus desejos e necessidades.

O design tem contribuído também para melhorias no setor moveleiro, no qual projetos inovadores foram responsáveis por aumentar a competitividade nas empresas. “É o caso do arquiteto e designer Jader Almeida – nacionalmente conhecido – que desenvolve produtos exclusivos para a Sollos, sendo um dos responsáveis por transformar a marca em uma indústria inovadora e que exporta para diversos países”, exemplifica.

Por onde começar?

Ana destaca a importância do design na indústria moveleira estar inserido em todas as áreas da empresa, partindo da elaboração estratégica, concepção de produtos, até chegar à fabricação. Cada área da companhia, quando discutida integradamente, tem elementos a acrescentar no projeto.

– Mostra Affemaq Ubá inicia hoje no polo moveleiro mineiro

“O mecanismo de integração do design para a concretização e execução dos produtos e serviços é muito vantajoso por possibilitar uma interação de forma integrada. A qualidade dos projetos de design é altamente superior quando as equipes criativas, de engenharia, tecnologia, comercial, de marketing, de produto estão conectadas discutindo em conjunto”, sugere Ana.

Design na indústria moveleira

Nos casos de projetos empresariais, a figura do designer é responsável por ampliar seu olhar sobre todos os setores da empresa, analisando de diferentes perspectivas para desenvolver um projeto que faça sentido à todos os envolvidos. Porém, é preciso não pensar apenas nos resultados. A partir do design, as empresas se propõem a desenvolver produtos com maior funcionalidade, melhor estética e que possam afetar positivamente a vida daqueles que o utilizam.

importância do design

Ana Brum destaca: “Acredito muito que o design melhora a vida das pessoas”

“Hoje, um bom projeto de design na indústria moveleira é aquele que rompe a barreira do comum e entrega ao usuário além do que ele está acostumado. Pensar diferente, buscar novas formas de oferecer o mesmo, se colocar no papel do outro, ter o foco no usuário são algumas das ações inovadoras relacionadas ao design de móveis”, indica.

Em um momento de crise é essencial à indústria pensar em soluções que potencializem as estratégias da empresa. Aí a importância do design, que atua na estrutura organizacional, superando o simples fator estético, perceptível ao cliente.

“Acredito muito que o design melhora a vida das pessoas, reduz custos, revê processos, aumenta o desempenho e melhora os resultados. É preciso que as empresas pensem fora da caixa e transformem matérias primas em objetos, e serviços em processos cada vez mais úteis, transformadores, expressivos e com significado”, finaliza Ana.

Design Export

Para incentivar as empresas que reconhecem a importância do design e desejam inseri-lo em projetos nos processos de produção, existem programas que auxiliam no reconhecimento dos melhores setores de investimento além de suporte para a elaboração e execução de processos. Um exemplo é o programa Design Export.

“Nós apoiamos empresas brasileiras no desenvolvimento de produtos e embalagens com design, voltados ao mercado internacional. Os empresários recebem consultorias, capacitações, apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades por meio de um cadastro de escritórios de design”, destaca Ana.

O Design Export é um programa realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e pelo Centro Brasil Design (CBD). A iniciativa consiste em consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas. Com o objetivo de desenvolver novos produtos e embalagens, o projeto visa a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.O programa já está em sua segunda edição e para as empresas que queiram participar das próximas basta preencher o formulário de interesse disponível no site.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook