Pisos laminados: Ibá indica que novas regras do MCMV beneficiarão o setor

Com baixo custo, produto ambientalmente correto tornou-se opção de revestimento de pisos de programas habitacionais do governo

Publicado em 11 de abril de 2017 | 11:32 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

As novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida, anunciadas pelo presidente Michel Temer e o ministro Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, buscam ampliar o benefício para famílias com renda mensal de até R$ 9 mil e o reajuste do limite do financiamento. Com essas medidas, a construção civil – um dos principais setores da economia – deve ser reaquecida. A previsão é atingir a construção de 610 mil novas unidades ainda este ano, que contarão com uma novidade: pela primeira vez, poderão optar por pisos laminados entre os revestimentos.

“Esta é uma excelente notícia para as empresas do setor. Em 2016, após a publicação da Portaria nº 179/2016, do Ministério das Cidades, e diversas reuniões, conseguimos incluir o piso laminado como opção de revestimento para os Programas de Habitação de Interesse Social do Governo Federal”, comenta a presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes.

A Portaria 179/2016 explicita a obrigatoriedade do uso de materiais de construção civil produzidos em conformidade com as normas técnicas e, em especial, produzidos por empresas qualificadas no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), e construção das fichas técnicas dos subsistemas de piso revestido com piso laminado.

Ibá lança infográfico “Árvores Plantadas”

Considerado ambientalmente correto, este tipo de revestimento produzido no Brasil é, atualmente, um dos mais procurados. Ele é feito exclusivamente com matéria-prima renovável e reciclável, com origem no cultivo de árvores plantadas para fins industriais – pinus e eucalipto.

Estas plantações recuperam áreas degradadas previamente pela ação do homem e contribuem para a preservação da biodiversidade por meio de técnicas, como o plantio em mosaicos, e para a mitigação de carbono, em que um metro cúbico de madeira equivale a uma tonelada de carbono absorvida. O produto nacional ainda é certificado por organizações independentes que garantem a procedência da matéria-prima utilizada, como o Forest Stewardship Council (FSC) e o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor).

Vantagens
Os benefícios do piso laminado vão além da sua sustentabilidade, favorecendo tanto empreendedor e construtor, quanto proprietário do imóvel. O produto possui sistema de revestimento de piso industrializado – incluindo régua, acessórios de instalação e acabamentos – e mão de obra qualificada.

Pisos Laminados

Plantações de pinus e eucaliptus recuperam áreas degradadas pela ação do homem

Entre os principais diferenciais estão o custo reduzido devido a sua praticidade e rapidez de instalação, a qualidade, durabilidade e desempenho do material; além do conforto térmico e acústico, da beleza e da proteção antibacteriana.

Segundo o Ibá, ao fazer a manutenção, o proprietário também evita gastos desnecessários, uma vez que em caso de reformas, não há necessidade dos tradicionais “quebra-quebra” e do acúmulo de entulho, poupando custos com mão de obra.

A limpeza cotidiana é realizada apenas com um pano úmido, contribuindo para a economia na conta de água do imóvel; e no caso do piso laminado com encaixe tipo “click” -, que dispensa o uso de cola – em casos de mudanças, o consumidor pode levar o piso para a nova residência.

Para auxiliar tanto consumidor quanto o instalador, a Ibá disponibiliza no seu site o “Manual de Uso e Manutenção de Pisos Laminados” e o “Guia do Instalador de Piso Laminado”, que trazem informações sobre as aplicações mais comuns destes pisos e apresentam procedimentos mais adequados para a escolha e instalação do piso, e os cuidados com o uso e limpeza do produto. É importante que, antes de adquirir o produto, o consumidor verifique quais as indústrias de piso laminado possuem o “Atestado de Qualificação” no PBPQ-H.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile