Empresário Henrique Tecchio assume comando da Fimma 2019

Empresário que já dirigiu a Movelsul fala sobre os planos e desafios da feira para o próximo ano

Publicado em 21 de Fevereiro de 2018 | 11:44 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Foi anunciada a nova diretoria da Feira internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil), a ser realizada entre os dias 26 e 29 de março de 2019. O empresário Henrique Tecchio assume o comando de umas das principais feiras do setor moveleiro do Brasil. O comunicado foi feito nesta quarta-feira (21), durante um café da manhã organizado pela entidade que promove o evento, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

Henrique Tecchio é sócio-proprietário da fabricante de móveis planejados Bentec, com sede no polo moveleiro de Bento Gonçalves (RS). Esta não será a primeira vez que ele assume as rédeas de uma feira moveleira de grande porte: em 2014 e 2016, época em que também presidia o Sindicato da Indústria Moveleira de Bento Gonçalves (Sindmóveis), ele esteve a frente da Movelsul.

Em 2019, Henrique Tecchio enfrentará o desafio de reposicionar a Fimma após os anos de recessão econômica que impactaram o setor moveleiro no Brasil.

Divulgação Desirée Ferreira

Fimma Brasil 2017 - Henrique Tecchio assume comando da feira em 2019

Fimma Brasil 2017 registrou mais de 25 mil visitantes e fechou U$ 290 milhões em negócios

Confira abaixo a entrevista com Henrique Tecchio

Portal eMóbile | Os anos de recessão econômica impactaram severamente o setor moveleiro do Brasil e também as feiras do segmento, como a Fimma. Quais são as estratégias para reverter essa situação em 2019?

Henrique Tecchio | Realmente foram três anos de forte recessão do nosso mercado e em todo segmento industrial. Isso aí não tinha como não refletir nas feiras. Acontece não só com a Fimma, mas em outras feiras e em outros segmentos. Mesmo assim em 2017 nós superamos as expectativas e tivemos bons negócios na ordem de U$ 290 milhões durante e após o evento. Para 2019, além de dar continuidade a todos os projetos da feira anterior, estaremos criando também novas possibilidades para expositores e visitantes, fortalecendo o segmento florestal. Também criamos um novo segmento que será testado em 2019, o segmento das rochas. É um novo nicho que será trabalhado, inicialmente num espaço com 200 metros quadrados, mas já prevendo bons números. A ideia é fechar um link deste segmento com o a cadeia produtiva moveleira. Esse ano de 2018 a economia também está se recuperando, com índices positivos. O fator principal para nós empresários são os juros, que afetam nossos investimentos. O Comitê de Política Monetária (Copom) já vem anunciando a queda dos juros para esse ano, o que beneficiará nossa situação.

Também criamos um novo segmento que será testado em 2019, o segmento das rochas

Portal eMóbile | Como vai funcionar esse novo segmento de rochas na Fimma 2019?

Tecchio | Estamos trabalhando e conversando com o setor das rochas para tentar conectá-lo ao segmento moveleiro. A gente não vai competir com feiras especializadas em rochas, mas trazer esse segmento para o setor de mobiliário, de modo que ele traga tecnologia e aplicabilidade ao nosso setor, valorizando os produtos e criando diferenciais.

Portal eMóbile | Além do segmento de rochas, quais são as outras novidades da Fimma 2019?

Tecchio | Isso ainda está sendo trabalhado. Iniciamos agora o processo e trata-se de um trabalho que é feito mais próximo da feira. Mas a Fimma sempre realiza uma pesquisa de satisfação com visitantes e expositores e essa pesquisa baliza todo o planejamento da próxima feira. Verificamos muitas coisas positivas, mas também houveram questões que precisam ser melhoradas. Dessa vez trabalharemos principalmente na área de serviços e de apoio ao expositor e visitante. Nosso objetivo é que o expositor tenha bons negócios dentro da feira, por isso criamos uma diretoria internacional, que será conduzida pelo diretor Marcelo Haefliger, uma pessoa muito experiente na área internacional, que trabalha especificamente com mercado externo. Já pra esse ano estamos de olho em duas feiras internacionais (Xylexpo, em Milão, e IWF, em Atlanta), pra fechar parcerias, divulgar a Fimma e atrair não só expositores, mas principalmente compradores, pois uma das vocações do setor moveleiro do Rio Grande do Sul é a exportação.

Nosso objetivo é que o expositor tenha bons negócios dentro da feira, por isso criamos uma diretoria internacional

Portal eMóbile | Quais os projetos para a indústria 4.0, uma das principais tendências da atualidade?

Tecchio enfatizou que será um desafio muito grande e prometeu dar o seu melhor em prol do setorTecchio | Já na feira de 2017 nós tivemos o mote da indústria 4.0. Foram feitas palestras e seminários sobre o tema, ocasião em que trouxemos profissionais de fora do pais – da indústria alemã – que está muito avançada neste quesito. Vamos dar continuidade a este tema, até porque os indicies mostram que empresas que implantam a indústria 4.0 conseguem ter benefícios de mais de 70% em produtividade e processos de fabricação. É uma implementação demorada, que não ocorre da noite pro dia, mas nosso trabalho na Fimma é apresentar com o que há de melhor neste sentido. Em 2019 trabalharemos ainda mais forte na divulgação dessa questão, e facilitando o contato do empresário com essa tendência.

Com 40% dos espaços comercializados, o que representa cerca de 140 expositores confirmados, a diretoria da 14ª edição da feira intensificará a divulgação internacional, justamente com o objetivo de fortalecer o evento fora do país, buscando assim ainda mais visibilidade na busca por novos expositores e visitantes.

Diretoria Fimma Brasil 2019
Presidente – Henrique Tecchio
Diretor Admin. Financeiro – Cleiton Paludo
Diretor Industrial – Artur Bertolini
Diretor de Serviços – Douglas Giordani
Diretor Comercial – Vinicíus Geremia
Diretora de Comunicação – Sílvia Koff Barbosa Spiller
Diretor Internacional – Marcelo HaefligerFimma Brasil 2019 - Henrique Tecchio


Os comentários estão desativados.

eMobile