Guararapes produzirá MDF em tamanhos diferenciados

Produção será na nova planta industrial da Guararapes que triplicará capacidade produtiva a partir de 2016

Publicado em 8 de dezembro de 2014 | 13:38 |Por: Patricia Blümel

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A catarinense Guararapes aposta na oferta de MDF em diferentes dimensões e espessuras para atender novos nichos de mercado no Brasil e no exterior. A produção será feita na nova linha de produção, localizada em Caçador (SC). As obras já começaram e a previsão para início das atividades é março de 2016, quando a capacidade produtiva passará de 200 mil m³/ano para 600 mil m³/ano, ou seja, triplicará. Serão gerados 160 empregos diretos.

Divulgação Guararapes

Guararapes

Vista aérea da empresa, localizada em Caçador (SC)

“Considerando a capacidade instalada somada à nova linha, quando estiver em plena capacidade, esperamos conquistar 9% de market share no mercado nacional de MDF”, confirma o diretor geral Ricardo Pedroso. O aumento virá do atendimento a novos nichos do mercado brasileiro.

Além disso, a ampliação vai diversificar o mix de produtos e a intenção da empresa é exportar entre 10 e 15% da capacidade adicional de produção para mercados em que a marca já atua. Atualmente, além do Brasil, a empresa exporta painéis compensados para mais de 50 países. “A oportunidade de vender para outros países virá com a maior flexibilidade em dimensões e espessuras dos painéis que a nova linha irá permitir”, diz Pedroso.

Leia mais
– Novo centro vocacional para o setor moveleiro
– Ibá divulga números de novembro
– Maquinário integrado permite eficiência industrial

Com 105 mil m², a construção foi embasada pelo crescimento médio do consumo de MDF no mercado nacional de 12% nos últimos sete anos, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). A decisão também levou em conta, de acordo com a empresa, a expectativa da continuidade de investimento por parte do governo federal em programas de habitação e na possibilidade de investimentos em infraestrutura. “Dos R$ 80 bilhões disponíveis, o governo federal aplicou somente R$ 2 bilhões, restando uma boa margem para aplicação futura”, explica o texto sobre a ampliação distribuído pela empresa.

“Para podermos acompanhar o crescimento do mercado e darmos suporte ao crescimento dos nossos clientes, decidimos fazer este investimento. Apesar do momento de expectativa em relação às futuras decisões do governo federal, acreditamos que o setor vai seguir crescendo. Além disso, vemos uma boa perspectiva para a exportação, onde já temos uma participação bastante importante com o compensado”, afirma Pedroso.

Sustentabilidade
A nova linha é de última geração e conta com o que há de mais moderno em tecnologia para produção de MDF. Segundo a Guararapes, isto possibilita uma maior eficiência no consumo de energia e matérias-primas, reduzindo significativamente o impacto ambiental.

Além disso, 45% da necessidade de madeira para a produção do MDF provêm de cavacos gerados pelas nossas duas plantas de compensados muito próximas à de MDF. “Essa sinergia possibilita o aproveitamento integral de nossas florestas e otimiza ainda mais o consumo da madeira utilizada em nossos processos produtivos”, avalia o diretor geral. A Guararapes exporta seus produtos certificados, com o selo FSC® – Forest Stewardship Council®(Conselho de Manejo Florestal).

Guararapes
A história da marca se iniciou em 1984 com a fundação de uma pequena madeireira. Após 20 anos de experiência no mercado internacional, exportando painéis compensados, a indústria passou a atender a crescente demanda do mercado interno, diversificando seus produtos e inaugurando a fábrica de MDF em Caçador (SC), em 2009, que se somou às duas unidades de compensados localizadas em Palmas (PR) e em Santa Cecília (SC).

A empresa está prestes a completar 30 anos e ao longo desse período tem investido em melhoria da qualidade e da produtividade dos produtos por meio da modernização do parque industrial com novas tecnologias e qualificação das equipes. Atualmente, a Guararapes possui 1,8 mil colaboradores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile