Grupo Amazonas relembra trajetória em livro comemorativo

Empresa que iniciou suas atividades com a manufatura de saltos de borracha alcançou reconhecimento em diversos setores da indústria, como compostos de borracha, adesivos e selantes

Publicado em 20 de Maio de 2017 | 17:12 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Grupo Amazonas, desenvolvedor de soluções em compostos de borracha e adesivos para aplicações em diversos setores, lançará um livro em comemoração ao aniversário de 70 anos de atividades. O volume contará toda a história do grupo, desde sua fundação em 14 de março de 1947 na cidade de Franca, interior de São Paulo.

Pioneiro na produção de saltos sintéticos para calçados, o Grupo Amazonas hoje é um dos maiores fabricantes de componentes da indústria calçadista da América Latina, fornecendo solados, saltos, placas, palmilhas e adesivos para as principais indústrias do setor e os mais importantes fabricantes de calçados esportivos de alto desempenho.

Grupo Amazonas

No segmento de construção grupo foi pioneiro no lançamento do FixaTudo, produto ideal para fixação, vedação, reparos e manutenções residenciais em geral

Apesar da experiência em compostos de borracha, na década de 1960 iniciou a ampliação do seu mix de produtos, com a fabricação de adesivos. Hoje produz mais de 1,4 mil variedades de adesivos e selantes em suas unidades de Franca (SP), Jequié (BA) e João Pessoa (PB), com destaque para construção civil, calçados, embalagens, móveis, estofados, colchões, gráfico e automotivo.

A empresa, que também foi a primeira a fabricar no Brasil adesivos a base de água, sem tolueno, e a pioneira no fornecimento de cola em espuma antichama para o setor moveleiro, continua inovando e, hoje, tem entre seus carros-chefes os adesivos hot melt, as modernas linhas de metalocenos e PSA, processando, ao todo, mais de 43 mil toneladas/ano entre adesivos e selantes.

Complemento para a linha MS Fixa Tudo

“O Grupo Amazonas é uma empresa de alma jovem, que aposta em tecnologias de ponta e na sustentabilidade. Por isso continuamos investindo no desenvolvimento de produtos inovadores, que já se tornaram uma marca do grupo”, diz o CEO, Denilson Farias.

Atuação em diferentes segmentos
Nas décadas seguintes outros setores da economia foram abraçados pela empresa. Em um período de intenso desenvolvimento do Grupo, com a necessidade de aprimorar o transporte e a entrega de seus produtos, surgiu em 1982 a Painel Transporte e Logística, que atende hoje 2 mil clientes por mês e movimenta 36 mil toneladas de matérias-primas por ano.

Outro importante segmento de atuação surgiu em 2010, quando o Amazonas resolveu aliar design e tecnologia para transformar borracha em produtos de moda. Hoje, a empresa atua na fabricação de sandálias de borracha através da Amazonas Private Label e da Amazonas Licenciados, que trabalham com importantes marcas, inclusive a marca própria Amazonas, exportada para mais de 60 países.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile