Greenplac inicia comercialização de MDF em janeiro de 2018

Com foco de atuação no mercado sob medida e na indústria de modulados, Greenplac é o mais novo player fabricante de painéis de madeira e tem fábrica instalada em Água Clara (MS)

Publicado em 31 de agosto de 2017 | 12:00 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

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O Grupo Asperbras inicia em janeiro de 2018 a comercialização de painéis de madeira para o setor moveleiro. Com a marca Greenplac, a empresa passa a oferecer às indústrias de móveis seriados, mas principalmente aos fabricantes de móveis modulados e ao mercado sob medida, um portfólio com 22 padrões revestidos em baixa pressão (BP) produzidos na nova fábrica em Água Clara, no Mato Grosso do Sul.

Reconhecida por atuar em diversas áreas como indústria de PVC, rotomoldagem, construção, alimentos, agronegócio, mineração, geração de energia, concessionária de veículos e empreendimentos imobiliários, a Asperbras enxergou no setor moveleiro mais um mercado de atuação, investindo aproximadamente R$ 500 milhões no plantio das florestas e na construção da fábrica.

A fábrica da empresa em Água Clara está situada a 192 km (por rodovia) de Campo Grande (MS). Com grandes áreas de reflorestamento situadas na região, o grupo decidiu produzir eucaliptos que abastecerão a planta produtiva. Esse, e outros negócios no local, foram motivos para construir a planta na cidade. “Estamos próximos do interior de São Paulo e outras regiões. Nelas existe um mercado moveleiro bem desenvolvido e promissor para o consumo de MDF revestido”, conta o diretor geral da Greenplac, Mário Gavinho,

Produção

No primeiro ano, serão produzidos cerca de 250 mil metros cúbicos de MDF, com aumento para 300 mil metros cúbicos em 2019. Futuramente, com a construção de uma segunda linha a intenção é de produzir mais de 800 mil metros cúbicos anuais de painéis de madeira.

 

O nome da marca Greenplac foi escolhido por se pensar na exportação dos painéis de madeiras produzidos aqui e também na questão do meio ambiente, com a palavra inglesa “green” que significa verde

 

“Estamos iniciando com uma linha de produção de última geração, instalações industriais bem planejadas e construídas, além de contarmos com equipe experiente e conhecedora deste segmento. Por estes e outros fatores, mesmo conhecendo as dificuldades atuais do mercado, acreditamos que atingiremos nossos objetivos em um prazo reduzido”, comenta Gavinho.

Mudanças no mercado de fabricantes painéis de madeira para o setor moveleiro

Serão comercializados MDF cru, branco texturizado e quatro linhas com texturas diferentes. “Queremos ter entre 40% e 45% da produção com painéis revestidos em BP”, assinala o diretor. Em janeiro de 2018 a empresa inicia a comercialização dos painéis de madeira. No final de novembro deste ano está prevista a produção da primeira chapa de MDF. “A fábrica deverá iniciar as avaliações operacionais no final de novembro deste ano. A partir de então serão realizados os testes normais de operação com incrementos graduais na performance”, explica Gavinho.

Fábrica

A planta produtiva da empresa está com 75% das obras concluídas, sendo que a infraestrutura está 100% pronta, restando a montagem da parte elétrica, mecânica e de automação. A construção contou com investimento 100% feito com recursos próprios do Grupo Asperbras. “Nossa linha é completa e de última geração. “A fábrica foi planejada e o layout desenvolvido contemplando uma expansão organizada e gradual das operações”, ressalta Gavinho.

O diretor também destaca que a fábrica foi projetada para serem construídas mais duas linhas de produção, sendo que a empresa tem a intenção de montar a segunda linha dentro de 18 a 24 meses após o funcionamento da primeira. “Já fizemos a estrutura para isso, pois a intenção de investir na segunda linha foi tomada faz muito tempo”, conta Gavinho.

Ele ressalta que a terraplanagem e a infraestrutura já está pronta para as futuras linhas. “A terceira linha é uma grande intenção, mas absolutamente não existe essa decisão. Existe sim o local dela no layout e tudo projetado”, revela. A fábrica possui um terreno de 50 hectares, sendo 39 mil metros quadrados de área construída.

 

O nome da marca Greenplac foi escolhido por se pensar na exportação dos painéis de madeiras produzidos aqui e também na questão do meio ambiente, com a palavra inglesa “green” que significa verde

 

Em visita do Portal eMóbile na fábrica, Gavinho salientou que todo o equipamento já está na obra. Além de que todas as empresas para fazer a montagem dos equipamentos também estão operando. “As empresas para a montagem estão contratadas e trabalhando em ritmo acelerado. Já recebemos todos os equipamentos. As obras estão rigorosamente dentro do cronograma”, conta.

“O projeto está muito bem, caminhando dentro do cronograma. É uma fábrica que tem motivado e muito o Grupo e seus investidores. Compramos os melhores equipamentos deste setor e os colaboradores que irão atuar nos processos produtivos têm muita experiência em MDF. São profissionais que já eram da área e estão motivados com esse novo desafio”, menciona Gavinho.

“Seremos um player que atuará com seriedade, responsabilidade e ética, sempre. Concorreremos com melhores práticas comercias, sempre em busca de nossa participação de mercado sem perder de vista a satisfação do cliente e dos colaboradores”, enfatiza o gerente de marketing, Marcelo Temoteo.

 

 

Floresta

O projeto de plantio de eucalipto iniciou em 2013 com 12 mil hectares plantados que estarão disponíveis para serem consumidos em 2019. Ao total, no final do desenvolvimento do projeto, serão 36 mil hectares de florestas plantadas pertencentes ao grupo.

Confira o desempenho do mercado de painéis de madeira no primeiro semestre deste ano

No ano que vem, a empresa irá operar 100% com madeira comprada na região. Um fator diferencial é a escolha pela madeira de eucalipto. “Sabemos que o eucalipto tem uma fibra mais longa, portanto tem maior resistência, melhor acabamento na furação, melhor fixação e agarre do parafuso, além de oferecer uma superfície muito boa”, destaca o gerente de marketing da Greenplac, Marcelo Temoteo.

Funcionários

Nas áreas gerenciais, o Grupo Asperbras se preocupou em ter profissionais com grande expertise do mercado de painéis. “Temos na produção e tecnologia pessoas que já estiveram dentro dos concorrentes e que estavam disponíveis. Uma nova planta, nova marca, novos produtos, nova localização, novo jeito de comercializar e param por aí as novidades porque os profissionais que estão na fábrica têm muita experiência”, frisa Temoteo. E isso inclui para os representantes comerciais da marca. “Estamos falando de cerca de 20 pessoas. Trouxemos a nata do pessoal que é muito qualificado e com muita experiência”, enaltece o gerente comercial, William A. Jorge.

Greenplac

 

Para a operação da fábrica a Greenplac criou um programa de treinamento bem planejado que contou com a participação e colaboração total do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso de “Formação de Operadores de MDF” tem extensão de seis meses com quatro horas e meia diárias. São quatro meses de aulas teóricas e dois meses de operação assistida.

“Os 76 alunos são de Água Clara e estão motivados e bem preparados para o desafio que é operar uma planta de alta tecnologia com segurança e alta performance. O treinamento conta com professores do Senai e da própria Greenplac. As matérias ministradas são segurança do trabalho, matemática básica, português básico, metrologia, mecatrônica. Além de equipamentos específicos utilizados na fabricação do MDF, matérias-primas do MDF, processo de fabricação e outros.”, destaca o diretor geral.

Um segundo treinamento foi realizado também para moradores da cidade de Água Clara. Trata-se de um programa de estágios que selecionou 16 funcionários para funções importantes em várias áreas da fábrica. “Esses dois programas de treinamento, além de propiciarem as condições necessárias para operarmos nossa unidade de forma adequada, estabeleceram uma relação positiva com toda a comunidade de Água Clara. A geração de bons empregos é, sem dúvida um, dos lados mais positivos para a comunidade”, conta Gavinho.

“Contamos com uma boa parceria com a Prefeitura de Água Clara que inclusive participou do projeto para viabilizar o curso de operadores. Nosso relacionamento com os órgãos municipais e estaduais é o melhor possível”, ressalta o diretor. Na primeira etapa da operação a Greenplac terá 200 funcionários diretos.

Atuação e produtos

A comercialização dos produtos será feita em todo o Brasil. “Estamos coletando representantes e vendedores com muita experiência em todas as regiões”, diz William. O foco na região Centro-Oeste, e principalmente no interior de São Paulo, é evidente devido à proximidade. Mas ele ressalta que “trabalharemos muito forte e focado na revenda, não importa muito onde ela esteja”. Além disso, a Greenplac trabalha para entender o que o mercado e a revenda precisam, pois isso irá nortear as políticas comerciais.

O portfólio de 22 padrões da empresa é dividido em quatro linhas com inovação na textura. A linha Natural possui padrões que fazem um resgate da madeira clássica e possui textura com poro leve; a Essencial possui uma textura inovadora premiada na Interzum deste ano; já a Moderna acompanha a tendência de materiais desgastados com características mais naturais; enquanto o Toccare tem padrões tecidos e unicolores com uma textura que remete à trama dos quadros de pintura.

Crescem exportações de painéis de madeira

“Entre outras coisas, buscamos ser diferente e ter outras opções. Chegamos com muita atenção ao canal especializado e com muita atenção ao design e qualidade do produto. Então isso é o que vai conduzir a nossa estratégia”, explica Temoteo. Além disso, o gerente de marketing destaca o foco no bom atendimento, fazendo algo mais do que os clientes precisam. “Estamos interessados em fugir um pouco do padrão de mercado e melhorando o atendimento”, destaca Temoteo, algo que poderá ser conferido melhor a partir de janeiro.

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