Gavetas metálicas: opção para o mobiliário

Sistemas de gavetas metálicas podem ser opção às gavetas convencionais proporcionando maior rapidez na construção e montagem e diferentes sensações ao móvel e usuário

Publicado em 22 de outubro de 2014 | 16:10 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Bigfer

Gaveta Metálica Bigfer

Sistemas de gavetas metálicas proporcionam mais agilidade à indústria moveleira

Facilidade e velocidade de instalação, conforto e comodidade durante regulagens e ajustes, garantia de qualidade e padronização dos móveis. Os sistemas de gavetas metálicas têm sido bastante divulgados por empresas fornecedoras de ferragens como uma solução para a indústria e a marcenaria. Já para os usuários finais, propicia um design diferente, aproveitamento de espaço, além de durabilidade e usabilidade.

Presente em quase todos os móveis, as gavetas são itens indispensáveis nos projetos mobiliários. No entanto, sua fabricação, além de ter um alto volume, demanda tempo e atenção, a fim de que sejam produzidas de maneira correta e adequada. Modernas, eficientes e com um bom acabamento, as gavetas metálicas são uma opção em meio às gavetas tradicionais, geram economia de tempo e material. “Elas dispensam a fixação da lateral em madeira e da contra-frente, sendo necessário efetuar apenas o corte do frontal, fundo e traseiro da gaveta”, elucida a coordenadora de marketing da FGVTN, Tatiana Burigo.

Leia mais:
A escolha de corrediças e dobradiças
A importância de ferragens e acessórios
Whatsapp a favor do montador de móveis

Com relação à durabilidade, o gerente nacional da Häfele, Fabio Rossini, assinala que, por serem fabricados em aço, os sistemas modulares – como também são chamados – possuem uma vida útil bem maior do que as tradicionais gavetas de madeira. Os fatores usabilidade e conforto são garantidos, pois contam com os mesmos atributos das corrediças, como mecanismos de amortecimento e fechamento automático, extração total e alta capacidade de carga.

“Quando o fabricante ou profissional opta pela inclusão desses componentes no móvel, está agregando vantagens importantes, como agilidade no processo de montagem e qualidade final diferenciada para o seu produto”
Rodrigo Copat, gerente operacional da Masutti Copat

A personalização do design também é outra característica possível, uma vez que uma ampla gama de acabamentos e acessórios estão disponíveis de acordo com necessidades específicas. A espessura da lateral da gaveta é um dos fatores que mais interfere no desenho da mesma, passando a ser cada vez mais fina e discreta. Elas podem ser em aço inox, vidro e plástico e com diferentes alturas. “Isso torna cada móvel único e exclusivo propiciando ao usuário final a sensação de que seu móvel foi feito exclusivamente para sua necessidade”, destaca o gerente comercial da Cermag, Stefano Caritá.

Público

O direcionamento dos primeiros modelos de sistemas para gavetas era feito quase que exclusivamente para o público pertencente a classe A. “Hoje, contudo, estamos presenciando a popularização e o aumento na utilização deste tipo de ferragem. Com o aumento no poder de consumo da classe B, cada vez mais projetos passaram a ter integrado os sistemas modulares para gavetas”, aponta Rossini, da Häfele.

O gerente operacional da Masutti Copat, empresa que comercializa os produtos da Grass, Rodrigo Copat, segue na mesma linha. “Percebemos que muitos fabricantes da linha intermediária têm investido na aplicação de ferragens de alto padrão como atrativo para conquistar o cliente final. A estratégia de oferecer móveis com maior valor agregado está crescendo como forma de atrair consumidores cada vez mais exigentes”, diz.

Divulgação Häfele

Gaveta Metálica Häfele

A personalização dos ambientes é outra vantagem das gavetas metálicas. Por possuírem diversos acessórios, a aplicabilidade pode ser diferente, fazendo cada projeto se tornar único

Usos

Apesar de poderem ser utilizados em qualquer ambiente, os sistemas de gavetas são mais divulgados pelas empresas para uso em dormitórios e cozinhas. Tanto é que as empresas desenvolvem sistemas de divisões internas para gavetas destes espaços, principalmente para a cozinha. Desta forma, a aplicação do utilitário propicia mais conforto ao usuário em seu dia a dia. “Com isso, o móvel assume funções utilitárias ainda mais relevantes, porque ganha muito em praticidade”, assinala Copat.

Com o sistema de divisões internas, é possível, por exemplo, ordenar os acessórios conforme a real necessidade de uso e criar, ainda, uma estética atrativa no interior do móvel. “Hoje existem sistemas flexíveis, que se adaptam às preferências de cada cliente, mostrando como a tecnologia aparece aliada à customização para oferecer bem-estar ao consumidor”, acrescenta o gerente.

O uso de divisores internos deixa a utilização dos acessórios de cozinhas mais racional, observa Caritá, da Cermag. “Tudo fica de fácil acesso ao usuário. Como a cozinha voltou a ser o centro da casa, devemos pensar que esse lugar deve ser prático e fácil de usar”, enfatiza.

Produtos

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de gavetas metálicas, dependendo o que o consumidor final procura. Confira aseguir alguns produtos.

Bigfer: A gaveta InnoTech da marca Hettich tem montagem sem ferramentas e possibilidade de retirada da gaveta para limpeza, além de se destacar pelo custo-benefício, sendo indicado para todos os públicos. Produzidas na Alemanha, utiliza corrediça Quadro, tem capacidade de carga de 30 kg, laterais em aço e são encontradas nas versões alta e baixa. A dupla camada de pintura epóxi garante maior resistência a riscos e oxidação e o fundo e a traseira são em MDF de 15 mm. “A InnoTech oferece soluções em gavetas e organizadores para personalizar ambientes, tornando-os mais agradáveis e práticos”, destaca a analista de marketing, Sabrina Soares. O modelo conta com diversas opções de divisores internos. “Os organizadores InnoTech disponibilizam múltiplas formas de organização que permitem um melhor aproveitamento dos espaços. Há modelos adequados para armazenamento de talhere s, pratos, panelas, objetos em geral, alimentos e produtos de limpeza”, acrescenta.

Cermag: As gavetas New Box tem sistema de amortecimento integrado e podem ser transformadas em gavetas altas com a compra de kits de expansão. Tem pintura epóxi (eletrostática), resistência a corrosão e ciclagem mínima de 80 mil ciclos (por volta de 20 anos de garantia para sistema de deslizamento). Com montagem simples e intuitiva, a New Box tem capacidade de carga de até 35 kg e profundidade de 450 mm e 500 mm. O modelo conta também com o organizador de talheres em aço inox Eternity, recém-lançado na ForMóbile. “As gavetas são práticas e rápidas para instalar e  possuem recursos de regulagem. Tudo foi pensado para auxiliar na organização e ergonomia do uso. Projetamos as divisões conforme a intuição do movimento do usuário, com cada coisa no seu devido lugar e fácil de visualizar, armazenar e pegar. Assim o dia a dia na cozinha torna-se mais simples e gostoso”, afirma Caritá.

FGVTN: A empresa tem dois modelos: a AvantBox, com melhor custo-benefício, e a TEN, para projetos mais refinados. “Tecnologia e design são as principais características desses produtos, que podem ser aplicados em qualquer projeto”, diz Tatiana. A AvantBox suporta até 35 kg e possui acessórios como tubo lateral e transversal, elevação lateral em acrílico e elevação lateral metálica. A TEN reúne design europeu e elegância e possui uma gama ainda maior de acessórios, entre eles: tubo lateral e transversal, elevação lateral em vidro, divisor interno, conectores, tapete emborrachado, porta-talheres, volumix (organizador de objetos), lixeiras, entre outros. O produto também oferece o E-drive, sistema eletromagnético de abertura das gavetas. Abrange dimensões de 350 mm a 550 mm, e pode ser fornecido nos acabamentos branco ou champanhe. A FGVTN também comercializa o porta-talheres Tetrix e recentemente lançou os Divisores em Aço Inox, em dez modelos com configurações e tamanhos diferentes.

Grass: A Grass conta com vários modelos de lateral de gavetas, entre elas a Nova Pro e a Vionaro. A Masutti Copat tem, em seu portfólio de laterais de gavetas Grass, a gaveta DWD XP, Agantis e a Integra Top “todas reconhecidas pela excelente relação custo-beneficio e valor que permitem agregar ao móvel”, salienta Copat. Os modelos são submetidos a diversos testes com certificação LGA, atendendo às normas internacionais de qualidade. “Podem-se fazer gavetas com larguras de até 1200 mm sem necessidade de barra estabilizadora, funcionando perfeitamente, graças ao emprego da tecnologia”, conta o gerente da empresa. Dependendo do modelo a gaveta suporta de 40 a 60 kg. A pintura da lateral é feita em três etapas, iniciando com um prime, depois uma camada de cerâmica, e por último a pintura epóxi. “Podemos citar, ainda, como diferencial em comparativo à concorrência a utilização de um trilho silencioso, muito mais confortável para o usuário durante o movimento”, enfatiza.

Häfele: As Häfele trabalha com as linhas Moovit e Alto Drawer que possuem uma completa gama de acessórios – como porta-talheres, organizadores multimídia, suportes e divisórias. A Moovit foi totalmente concebida, projetada e fabricada pela empresa e está disponível em nove comprimentos (entre 270 e 650 mm) e em duas alturas (92 e 115 mm). Ideal também para projetos comerciais, tem extração total, sistema de fechamento automático, capacidade de carga de 50 kg e permite a montagem sem a utilização de ferramentas. “Outra característica é seu design funcional, uma vez que seu exclusivo ângulo interno de 90° em relação às paredes laterais da gaveta possibilita o uso eficiente do espaço”, ressalta Rossini. Já o Alto Drawer é oferecido em seis profundidades e três alturas e suporta até 35 quilos, além de ter extração total e amortecimento soft close integrado. Tem montagem frontal com encaixe Click On e sistema de regulagem e ajuste 3D, sendo uma solução custo-benefício oferecido pela Häfele.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile