Fundação Proamb já tem cursos previstos para 2015

Interessados podem participar de capacitações e eventos sobre gestão de resíduos e outras temáticas ambientais

Publicado em 25 de novembro de 2014 | 17:16 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Entre os destaques do calendário da Fundação Proamb para 2015 está a realização do I Encontro Técnico Brasil – Alemanha: Tratamento de resíduos. O evento acontece nos dias 25 e 26 de março e é direcionado para gestores e engenheiros ambientais, analistas de meio ambiente, engenheiros químicos, químicos e técnicos de segurança do trabalho e responsáveis pela gestão ambiental.

Segundo a Fundação Proamb, com esse encontro, o objetivo é capacitar profissionais para o entendimento do processo de gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos, enfatizando a legislação pertinente, a minimização na geração, o armazenamento, o transporte, as técnicas de destino final, trazendo cases internacionais e práticos.

Leia mais:
Galvanoplastia pode causar impactos ambientais
Indústria dialoga sobre futuro da gestão de resíduos
Seminário sobre sustentabilidade se transforma em livro

Entre os palestrantes estão o engenheiro civil Gerold Hafner, doutor em gestão de resíduos e professor da Universidade de Stuttgart; Erwin Thomanetz, especialista em pirólise de resíduos e membro do Conselho Consultivo da Associação de Áreas Contaminadas de Baden-Wuerttemberg; e o engenheiro químico Gustavo Luiz Fiorese, supervisor da unidade de coprocessamento da Fundação Proamb.

O encontro será no Sindicato dos Engenheiros (Senge), em Porto Alegre, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h45min, totalizando a carga horária de 16h.

Resíduos sólidos industriais

Para começar o ano, contudo, a Fundação Proamb realiza, nos dias 21 e 22 de janeiro, a capacitação Resíduos Sólidos Industriais: Gestão e Classificação. O evento será ministrado pela engenheira ambiental e coordenadora técnica da unidade de resíduos da Proamb, Taísa Trevisan, que tratará sobre a gestão e a classificação dos resíduos sólidos conforme estabelece a legislação em vigor.

O treinamento acontece em Porto Alegre. No dia 21 será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Já no segundo dia, acontece das 8h às 12h, com visita técnica na Blendagem, localizada em Nova Santa Rita.

Gestão e legislação

Destinado a gestores e engenheiros ambientais, analistas de meio ambiente, engenheiros químicos, químicos e técnicos de segurança do trabalho, a capacitação Gestão de Resíduos e a Legislação Aplicada está marcada para o dia 24 de março, em Porto Alegre, no Senge.

Para esse evento. Taísa Trevisan irá capacitar profissionais no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, enfatizando a legislação pertinente, a minimização na geração, o armazenamento e o transporte de técnicas do destino final.

Políticas de resíduos sólidos

Com o objetivo de apresentar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, identificando as inovações e alterações que deverão ser observadas principalmente pelo setor empresarial, bem como analisar a responsabilidade compartilhada entre sociedade, poder público e iniciativa privada, a Fundação Proamb realiza no dia 24 de março a capacitação sobre Conformidade das Políticas Estadual e Nacional de Resíduos Sólidos.

A advogada, especializada em direito ambiental nacional e internacional, Luisa Falkenberg, e o químico e mestre em controle de poluição agroindustrial, Endrigo Pereira Lima, serão os palestrantes.

Licenciamento ambiental

Também ministrado por Luisa Falkenberg, no dia 28 de abril, a Fundação Proamb fará uma capacitação sobre Licenciamento Ambiental. O evento será em Porto Alegre, das 8h30min às 12h e das 13h às 17h30min.

Podem participar responsáveis pela área ambiental das empresas e órgãos públicos, gerentes de meio ambiente, profissionais com atuação na área de educação ambiental, consultores ambientais e empresários.

Norma ISO 9001: 2008

A Fundação Proamb realiza no dia 22 de abril, também em Porto Alegre, o treinamento sobre Interpretação dos Requisitos da Norma ISO 9001: 2008. O ministrante será o administrador Cláudio Luiz Turatto, que e sócio da Turatto’s Consultoria, Treinamento e Representações.

De acordo com a Proamb, o encontro visa capacitar os participantes para uma melhor interpretação dos requisitos da norma, de forma que estes profissionais possam entender com detalhes os requisitos e assessorar as empresas no processo de certificação e implantação do sistema da qualidade.

(com informações da Fundação Proamb)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile