Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves crescem em 2017

Desempenho foi superior às exportações de móveis do estado e do Brasil como um todo

Publicado em 19 de janeiro de 2018 | 10:31 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) comemora o desempenho das exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2017. Conforme dados levantados junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as empresas locais exportaram 38 milhões de dólares em 2017, o que representa um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

Dentro dos principais mercados, os melhores resultados foram obtidos no Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México, Paraguai e Estados Unidos. Destaque ainda para o incremento de exportações para a Arábia Saudita (+1029,2%), Emirados Árabes Unidos (+117,1%) e Índia (+1098,3%).

O polo moveleiro de Bento Gonçalves inclui 300 empresas sediadas na cidade, além de Monte Belo do Sul e Santa Tereza. O desempenho foi superior às exportações de móveis do Rio Grande do Sul, que tiveram incremento de 4,9% no período, e do Brasil como um todo, cujo crescimento foi de 6,9%. Para o Sindmóveis, o resultado tem especial relevância considerando que as vendas no mercado interno tiveram queda no ano passado.

Polo moveleiro inicia ano em busca de recuperação

Para o presidente da entidade, Edson Pelicioli, o contato com as exigências e peculiaridades do mercado internacional torna as empresas ainda mais competitivas também no mercado doméstico, promovendo o desenvolvimento de todo o setor moveleiro. “Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacionais”, assinala.

exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves

Vendas no mercado externo foram superiores ao do mercado interno

O Sindmóveis conduz diversas iniciativas para a internacionalização e desenvolvimento de todo setor moveleiro. Além das ações comerciais que servem como ferramenta competitiva para os lançamentos da indústria moveleira, o sindicato conta com um Comitê Internacional que estuda e fomenta oportunidades para aumentar as exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Esse grupo também atua como fórum de discussão de estratégias para superar as dificuldades do mercado internacional e desenvolvimento de ações para o setor moveleiro.

No âmbito da Movelsul Brasil, que se realiza de 12 a 15 de março de 2018, em Bento Gonçalves, o Sindmóveis prepara a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 50 lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com indústrias e designers brasileiros em rodadas de negócios realizadas durante a feira. Na última edição feira, em 2016, foram 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados. Para o próximo ano, as rodadas terão apoio da Apex-Brasil, por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture (Abimóvel) e Raiz (Sindmóveis).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook