Exportações da Eucatex crescem 81% em 2015

Publicado em 10 de março de 2016 | 11:43 |Por: Cleide de Paula

 
A Eucatex (BM&FBovespa: EUCA3 e EUCA4), uma das maiores produtoras de painéis de madeira do Brasil, que atua também nos segmentos de tintas e vernizes, pisos laminados, divisórias e portas, registrou um crescimento de 81% na receita com exportações ao longo de 2015. Em volumes, a expansão foi de 37,8%. O desempenho das vendas externas levou a Receita Líquida da Companhia a totalizar R$ 1,143 bilhão no ano, uma elevação de 2,6% ante ao registrado em 2014.

“Ao longo do ano passado, a Companhia se preparou, modernizando e adequando suas linhas de produtos para atender ao mercado externo, o que trouxe resultados positivos. As alterações nos processos produtivos que permitirão um aumento mais relevante em suas exportações ao longo de 2016 também já foram concluídas”, afirma o diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores, José Antonio Goulart de Carvalho. Segundo ele, o aumento das vendas e da lucratividade tem contribuído para a manutenção das atividades da Companhia em níveis próximos ao realizado em 2014.

As vendas do segmento madeira somados os mercados externo e interno apresentaram alta de
1,3%, na comparação do 4o trimestre de 2015 a igual período do ano anterior. Já o mercado total de painéis de madeira, segundo a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), apresentou queda de 13,8% no mesmo período. “Além das exportações, estão em curso iniciativas de reduções de custos e investimentos, visando preservar a Companhia nesse período que se mantém desafiador”, diz executivo.

No ano, as vendas de tintas caíram, em volumes, 2,6%. Em igual intervalo, segundo a ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta), o mercado registrou um recuo de 5,4%. No ano de 2015, o Lucro Bruto da Companhia registrou leve queda, de 2,3%, atingindo R$ 334,8 milhões. Já a Margem Bruta ficou em 29,3%.

Sobre a Eucatex

A Eucatex S.A. Indústria e Comércio completa 65 anos em 2016 e está entre as maiores produtoras brasileiras de pisos, divisórias, portas, painéis MDP/MDF/T-HDF, chapas de fibras de madeira e tintas e vernizes. Opera cinco modernas fábricas em Botucatu (SP), Salto (SP) e Cabo de Santo Agostinho (PE), e emprega 2.378 funcionários. Seus produtos são exportados para mais de 37 países. Para mais informações, acesse o site www.eucatex.com.br/ri.

(com informações da assessoria de imprensa)


Os comentários estão desativados.

eMobile