Estilos de móveis seriados refletem identidade do consumidor

Cada vez mais, a experiência do produto vem liderando a lista de prioridades do consumidor no momento da compra

Publicado em 13 de setembro de 2017 | 10:00 |Por: Thiago das Mercês

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Os mais diversos estilos de móveis seriados existentes não dizem respeito somente a caprichos de designers. As diferentes configurações atribuídas às peças despertam em cada comprador um sentimento específico e único, fruto da experiência de adquirir uma peça de mobiliário. Pode ser moderno, contemporâneo, retrô, rústico ou vintage, não importa. O móvel atual representa a identidade humana e os estilos dos móveis escancaram os estilos das pessoas.

Entretanto, podemos dizer que hoje há uma tendência. O estilo de móvel contemporâneo domina a cena entre as peças seriadas. Mas não é só esse estilo que tem agradado o consumidor, segundo a designer da Ye Design, Muriele Vivian. “As tendências do retrô e do vintage estão em evidência, criando diferenciação e personalidade ao mobiliário”, destaca Muriele.

Divulgação Casas Bahia

Casas Bahia

Estilo contemporâneo está sempre em alta, porém…

O que chama atenção em relação ao retrô é fato de sua definição ter mudado. Antes, o mobiliário retrô remetia ao antigo, ao velho, mas que foi reaproveitado e rearranjado. Agora, trata-se de uma peça atual que possui traços e características que, de acordo com o designer da D+E, Vinicius Prado, fazem alusão ao antiquado. “É um retrô, mas tá com uma cor moderna. Então, você pega um móvel com uma linha, uma silhueta, antiga. Isso eu vejo, hoje, em lojas de varejo”, detalha Prado.

O móvel rústico também possui um espaço relevante entre os estilos de móveis seriados. Ele se manifesta, tanto nos acabamentos, como nos materiais que ocupam grande parte dos ambientes da residência. A atividade das intempéries que, recorrentemente, é observada nesse tipo de peça, é o que a torna atrativa, segundo Prado. “O legal da madeira rústica é que você vê a memória do tempo impressa nela. Aqueles rasgos que têm na madeira foram feitos pela ação do tempo. Isso é incrível”, ressalta.

– Top Móbile 2016: finalistas Fabricantes de Móveis Seriados

Para o designer, o motivo pelo qual o rústico tem sido tão valorizado é o toque de meio ambiente que ele carrega consigo para o interior da casa. “[O rústico] tem o poder de trazer natureza pra dentro. É um aproveitamento inteligente dessa natureza”, assinala.

Estilos
Esse leque de estilos de móveis seriados serve para atender a infinidade de estilos e individualidades dos clientes. Eles têm adquirido, não somente poder de compra mas, também, poder de experiência e percepção de valor. “Dessa forma, é importante criar produtos com outros estilos, ampliando o poder de atuação da empresa”, sugere Muriele.

Divulgação

estilos de móveis seriados

… o retrô, e outros estilos, estão cada vez mais presentes nos ambientes dos consumidores

Para o designer da D+E, as empresas do setor moveleiro vêm, no geral, acompanhando a evolução do gosto do seu público, com o passar do tempo. “As empresas optam por esses estilos por estarem alinhados com o comportamento de consumo do homem da cidade moderna”, esclarece Prado.

Entretanto, são poucas as empresas que, atualmente, têm se disposto a inovar. Para que a marca se fortaleça, é necessário que a empresa possua o desejo de sempre se aperfeiçoar intrínseco à sua cultura, deixando de lado hábitos imediatistas. O que está em pauta, no momento, é proporcionar uma experiência satisfatória a quem consome. “Hoje, o estilo que o consumidor quer é o de um produto que, quando alguém visitar a sua casa, diga ‘poxa, esse móvel é bacana’”, declara Vinicius.

Olhando para frente, vemos o crescimento exponencial que a venda de mobiliário via e-commerce vem tendo, o que representa o engajamento do público e as propostas por novas experiências de compra. Esse panorama está exigindo que as marcas caminhem para uma nova configuração de montagem de móveis, no esquema Do It Yourself.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook