Curso capacita mulheres como auxiliar de marcenaria

Curso de Auxiliar de Marcenaria forma turma de mulheres no Paraná e celebra a crescente participação da mulher na construção civil, fator que deve contribuir para diminuir os gargalos do setor

Publicado em 21 de novembro de 2014 | 14:03 |Por: Marina Werneck de Capistrano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Mauro Frasson

Parceria entre Sistema Fiep e Masisa Brasil capacita mão de obra e apoia desenvolvimento em Ponta Grossa, no Paraná

Parceria entre Sistema Fiep e Masisa Brasil capacita mão de obra e apoia desenvolvimento em Ponta Grossa, no Paraná

A formatura da primeira turma do curso Mulheres Inventando Moda, que capacitou auxiliares de marcenaria no Paraná, acontece no próximo dia 24 de novembro, a partir das 19h, no auditório do Sesi na cidade de Ponta Grossa. Iniciado em maio deste ano, o curso foi oferecido gratuitamente pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi, do Senai e da Masisa Brasil.

“Ponta Grossa está vivenciando um momento muito favorável de crescimento industrial. O Sistema Fiep está atuando junto às empresas que estão se instalando na cidade e se desenvolvendo. Dá ainda todo o apoio à capacitação de profissionais, que estarão aptos para enfrentar o mundo do trabalho”, diz a gerente do Sistema Fiep em Ponta Grossa, Denise Beninca de Paula.

Leia mais:
Arbitragem em conflitos comerciais para o setor moveleiro
Senai apresenta tendências para indústria moveleira no Rio
Parceria entre Senai e empresa canadense fortalece setor

As 19 formandas tiveram mais de 400 horas de aulas, material didático específico e palestras com profissionais da área e com empresários. Mais de 30% dessas mulheres já atuam na área e três delas já montaram suas empresas de marcenaria.

Capacitação

A capacitação foi dividida em duas partes. Na primeira, foram abordados temas técnicos, como leitura e interpretação de desenho de móveis, design, matemática aplicada, tipos e aplicações de ferramentas manuais e elétricas.

Na segunda etapa aconteceu o curso de Marcenaria, com 250 horas. As alunas aprenderam modelagem computacional, leitura e interpretação de desenho técnico, tecnologia dos materiais e saberão detalhes sobre custos e logística.

A Masisa Brasil participou ativamente das aulas: as executivas da empresa ministraram palestras sobre temas diversos e, além disso, a multinacional doou painéis de madeira e fita de borda para aulas práticas, entre outros materiais. “A formatura dessas mulheres é uma conquista importante para a promoção da diversidade no Brasil, com destaque para a equidade de gênero. Estamos satisfeitos com os resultados e queremos participar de outros projetos com essa pegada”, afirma a presidente da Masisa Brasil, Marise Barroso.

Além da Masisa e do Sistema Fiep, participaram da parceria para o curso a Prefeitura de Ponta Grossa, o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e de Marcenarias de Ponta Grossa e o Rotary Club Ponta Grossa Sabará.

(com informações da Agência de Notícias Fiep)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile