Cozinhas compactas se tornam desafio

A cozinha é o cômodo da casa que perde cada vez mais espaço, e por isso tem gerado desafios para os profissionais que trabalham com planejados

Publicado em 23 de novembro de 2014 | 14:31 |Por: Maria Heloisa de Miranda, equipe de conteúdo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação Simonetto

cozinha sob medida

Cozinha em ilha, a mesa foi colocada ao lado do móvel e pode ser usada como apoio no preparo das refeições

Com a nova estrutura dos imóveis, que se apresentam cada vez mais compactos, torna-se necessário desenvolver projetos que sejam capazes de aliar funcionalidade, estética e organização aos ambientes. A cozinha, nessa história é quem mais perde espaço. Essa foi a experiência de Deivid Schuetz ao fazer a cozinha do seu apartamento. Procurando algo discreto e econômico ele optou pelos modulados.

“Sob medida era mais caro e, no meu caso, eu já tinha em mente o que queria. O desafio foi encontrar o que já tinha escolhido, nos tamanhos que coubessem no espaço do apartamento” confidencia. No caso de Kelly Hofmann a proposta era outra. “Optamos por fazer sob medida para otimizar o espaço e ter um ambiente exatamente como queríamos. O que exigiu do profissional criatividade e experiência para o projeto”, conta ela.

Leia mais: 
Marcenaria transforma cavaletes em móveis
Entrevista: quatro anos de Marcenaria Sustentável
Curso capacita mulheres como auxiliar de marcenaria

Divulgação Simonetto

cozinha sob medida

Os nichos contribuem com a organização da cozinha compacta, que é integrada ao restante do imóvel pela bancada para refeições

Mesmo liderando o ranking de ambiente mais compacto da casa, as cozinhas saem na frente quando o assunto é funcionalidade, já que acabam perdendo terreno. Os projetos para esse ambiente valorizam duas características fundamentais para tornar mais prática a rotina dos moradores: a versatilidade e a praticidade.

“Já que a cozinha é, desde sempre, o ponto de encontro da família e dos amigos, ela precisa ser pensada para facilitar a vida de seus frequentadores e usuários, afinal, é nela em que se se aprecia a boa culinária, independente de seu tamanho”, destaca Bruno Athayde, arquiteto da Simonetto, empresa de móveis planejados.

Conciliar o espaço, a funcionalidade e a estética torna-se um desafio para os profissionais da área. A cozinha tem realmente esse potencial acolhedor, como explica Athayde, e mesmo com a restrição é necessário desenvolver projetos que cumpram as exigências dos clientes, sejam práticos e agreguem desing ao ambiente, além de comportar múltiplas funções.

Divulgação Simonetto

cozinha sob medida

Modelo integra cozinha e sala de jantar

É justamente a ideia de oferecer essa felicidade para seu consumidor, que leva a Simonetto a buscar inovações nas opções de móveis planejados para esse ambiente. “Com a edição milímetro a milímetro, podemos facilmente deixar o local super funcional e confortável. Portanto hoje em dia, o ideal é criar um projeto em que se valorize a praticidade em ter objetos de fácil acesso com nichos e prateleiras e também que gere interação entre os convidados e o anfitrião da casa ou aquele que estiver preparando as refeições.” explica.

Bruno completa destacando que, para o mobiliário, a aplicação de cores e detalhes chamativos pode ser um recurso bastante propício “São essas características que deixarão clara a personalidade de cada família”, finaliza.

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile