Consumo de painéis de madeira em 2017 tem saldo positivo

Exportações de painéis de madeira se destacaram em 2017, avançando 21,1%

Publicado em 2 de fevereiro de 2018 | 17:32 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O consumo aparente de painéis de madeira pelo setor moveleiro apresentou evolução na comparação entre 2017 e 2016. Passou de 6.238 milhões de metros cúbicos, para 6.484 milhões de metros cúbicos, uma melhora considerável, o que representa uma variação positiva de 3,9%. Os dados são da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) na 44º edição do Cenários Ibá.

Consumo de painéis de madeira pelo setor moveleiro

Ao longo de 2017, houve queda na produção do mês, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, apenas nos meses de março, abril e junho, este último que apresentou número negativo de 537 mil metros cúbicos consumidos em 2016, enquanto no ano passado foi de 501 mil metros cúbicos. O segundo semestre apresentou altas significativas no consumo aparente de painéis de madeira pelo setor moveleiro, com destaque para novembro, com uma diferença de 82 mil metros cúbicos.

Em dezembro, as vendas domésticas dos painéis de madeira apresentaram mesmo número positivo que na transição dos meses de dezembro (7,2%). Na comparação do mês de dezembro a novembro de 2017, o consumo aparente de painéis de madeira pelo setor moveleiro teve variação negativa e passou de 615 mil metros cúbicos para 522 mil metros.

Divulgação Ibá

Painéis de Madeira e Cenários Ibá

Evolução do consumo aparente de painéis de madeira de acordo com o Cenários Ibá

Exportações de painéis de madeira

O ano de 2017 foi de avanço nas negociações com o mercado externo em todos os segmentos da indústria. Os painéis de madeira se destacaram e avançaram 21,1%, alcançando 1,3 milhão de m³. As exportações de painéis diminuíram 19,3% em dezembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Passou de 119 mil metros cúbicos para 96 mil metros cúbicos exportados.

– Confira o resultado da produção de móveis em 2017

O destino principal das exportações continua sendo a América Latina. A região se manteve à frente das demais do  mundo quando o assunto é destino de painéis de madeira e papel. Para os painéis, a região representou 52,2% de todo o volume exportado pelo país, o que representou US$151 milhões, avanço de 11,0% em relação a 2016. Vale mencionar o avanço da Ásia/Oceania neste segmento, que aumentou em 74,1%.

Divulgação Ibá

Painéis de Madeira e Cenários Ibá

Painéis de madeira, exportações e importações de acordo com Ibá


Os comentários estão desativados.

eMobile