Congresso Nacional Moveleiro: Gestão da inovação

Tarde do dia 14/09 no Congresso Nacional Moveleiro enfatizou a gestão de estratégias e processos de inovação

Publicado em 15 de setembro de 2016 | 16:32 |Por: Guilherme Stromberg Guinski

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

Guilherme S Guinski/Revista Móbile

congresso nacional moveleiro

Encaixe de WPC produzido pela Caemmun reutilizando pó de madeira

Abrindo a rodada de palestras da tarde de quarta-feira, 14/09, no Congresso Nacional Moveleiro, aconteceu o painel O Espaço Inovador na Indústria Moveleira. Este contou com cases da Caemmun, Omega Design e Embraer. A diretora executiva da Caemmun, Eliane Nogiri, apresentou novos conectores para gavetas de WPC (composto de madeira e plástico), feitos com 40% de pó de madeira reutilizado dos resíduos gerados pela própria movelaria. Nogiri disse durante sua palestra que inovar é difícil, a empresa precisa ter foco e cultura de inovação, porém o resultado compensa.

Já o designer da Omega Design, Eduardo Oliveira, contou um pouco da história da empresa, já com 27 anos, que, apesar de pequena, conquistou um lugar entre as grandes recebendo o prêmio IF Design em 2016, com o apoio do Sebrae e do Centro Brasil Design.Oliveira destacou a importância de dados de mercado e pesquisas confiáveis para encontrar um caminho certo para a empresa e enfrentar sazonalidade. “É preciso ter alianças fortes e profissionalismo para se manter e crescer”, reiterou.

Guilherme S Guinski/Revista Móbile

congresso nacional moveleiro

Eduardo Oliveira, Fábio Costa e Eliane Nogiri durante o painel “O espaço inovador na indústria moveleira”

O gerente de ensaio de sistemas da Embraer, Fábio Costa, destacou a parceria técnico-financeira entre a empresa e o Sebrae no desenvolvimento de aplicação de laminados de madeira em superfícies com geometrias complexas a ser utilizada pela marcenaria de móveis planejados para os jatos executivos produzidos pela Embraer. Costa enfatizou a importância entre da aproximação entre indústria e instituições de ensino e pesquisa, que deveria ser mais explorada no Brasil.

 

Confira a lista dos vencedores do Prêmio Top Móbile 2016:
– Fornecedores da Indústria
– Fabricantes de Móveis Seriados
– Fabricantes de Móveis de Decoração

Em seguida, o diretor industrial da Embraer, Alexandre Solis, fez uma Análise de Cenários e a Cadeia de Valor na Tomada de Decisões Estratégicas nas Empresas. Solis afirmou que estratégias são apostas, porém se o empresário se antecipar e se prevenir aos problemas e dificuldades possíveis, com certeza sairá na frente de seus concorrentes. Contudo, lembrou o diretor, estratégias devem ser gerenciadas e revisitadas constantemente. “Excelência gera excelência. Nos negócios isso é muito importante”, comenta.

Guilherme S Guinski/Revista Móbile

congresso nacional moveleiro

Diretor Industrial da Embraer, Alexandre Solis: É preciso ter o foco “do” cliente, não “no” cliente

O diretor industrial da Embraer ainda comentou que muitas soluções simples podem ser mais eficazes do que grandes ideias. “Nós rodamos o mundo inteiro para achar quem dominasse a madeira para nos auxiliar a desenvolver uma aplicação de laminados de madeira em superfícies com geometrias complexas, e fomos encontrar aqui em arapongas”, relatou Solis.

Fechando o primeiro dia do Congresso Nacional Moveleiro, o vice presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) de Campinas, Luiz Carlos Correa, destacou a importância do investimento em marketing e comunicação integrada para manter a marca na lembrança dos consumidores e construir o valor da empresa para seus clientes. “Durante a crise, o investimento em comunicação é essencial para manter a marca viva”, concluiu.

Paralelamente ao Congresso Nacional Moveleiro também aconteceu a entrega do Prêmio Top Móbile 2016, confira os vencedores aqui.


Os comentários estão desativados.

eMobile