Congresso Movergs: o setor varejista de móveis no Brasil

André Caio mostra algumas estratégias do maior vendedor de móveis do país para reconquistar o consumidor

Publicado em 30 de junho de 2016 | 15:44 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

 

andre-caioDurante o 26º Congresso Movergs, o diretor comercial de Móveis da Via Varejo (empresa que administra as redes Casas Bahia e Ponto Frio) –, André Caio, conduziu a palestra sobre as perspectivas para o setor varejista de móveis no Brasil. A Via Varejo é o maior vendedor de móveis do Brasil. Em 2015, foram comercializados pelo Grupo mais de 11,3 milhões de móveis. São mais de 100 fornecedores ativos.

A Bartira é uma das maiores indústrias moveleiras da América Latina. São 110 mil metros quadrados de área construída, aproximadamente 1,5 mil funcionários e consumo de 28 milhões metros quadrados chapas de madeira.

De acordo com pesquisas do Data Popular e Iemi Inteligência de Mercado, mais da metade da venda de móveis no Brasil está relacionada ao público jovem (jovens casais, jovens que estão indo morar sozinhos, adquirentes do primeiro imóvel etc) que valoriza customização, design, decoração e tendências. “Bom atendimento” e “qualidade dos produtos” são os atributos mais valorizados pelos consumidores. Na compra de móveis, a qualidade do produto comprado é sempre atrelada ao local no qual foi adquirido.

Com base nesses e em outros dados, a Via Varejo iniciou o Projeto Revitalização de Móveis que envolveu mudanças na ambientação e exposição dos produtos, portfólio, atendimento e comunicação.

Com isso houve implantação de ambientes decorados nas lojas, segmentação do mix de produtos e revisão na faixa de preço dos móveis. Na revisão de portfólio, ocorreu mudança nas cores dos produtos, ampliação na oferta, desenvolvimento de família de produtos, revisão massiva e consistente do mix de produtos ofertados. No quesito atendimento, foi realizado treinamento de toda a força de vendas com capacitação para a venda e curadoria em móveis e, por fim, no quesito comunicação, houve integração dos elementos de comunicação e criada uma nova comunicação específica para móveis, inclusive nas lojas.

O Projeto Revitalização de Móveis materializa as oportunidades identificadas pela Via Varejo para reconquistar o comprador de eletros que deixou de adquirir móveis, captar clientes que se voltaram para as lojas de planejadas e especializadas e construir um novo padrão de experiência de compra de móveis para o mercado não-especializado.

André Caio explicou que móveis na Via Varejo são classificados em 7 categorias principais: quarto, colchões, copa e cozinha, móveis de sala, sala de jantar, linha infantil e móveis planejados. Em 2015, a Via Varejo, atendeu em 2900 cidades com entrega, 10 milhões de móveis entregues, sendo 4,9 milhões de entregas com montagem e uma equipe de 7 mil montadores próprios.
Via Varejo em números
R$ 2,1 bilhões de faturamento em 2015
978 lojas presentes em 340 cidades (20 Estados e Distrito Federal)
Lojas por região: Norte (5), Nordeste (91), Sudeste (702), Sul (92) e Centro-Oeste (88)
54 mil colaboradores
1,1 milhão de metros quadrados em área de venda
25 Centros de Distribuição
Frota contendo mais de 2 mil caminhões


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook