Congresso Moveleiro discute móveis inclusivos

Por meio do projeto Eu também Uso, a intenção é mostrar a importância de móveis seguros e adaptados para todos os públicos

Publicado em 15 de setembro de 2015 | 16:01 |Por: Dayanne Catherine Wozhiak, equipe de Conteúdo

 

A criação, desenvolvimento e comercialização de móveis inclusivos é tema de um projeto que fará parte do 6º Congresso Moveleiro. O “Eu Também Uso” vai incluir palestra, bate-papo e encontro com arquitetos a fim de discutir ideias que promovam e garantam a autonomia de todos os cidadãos no trabalho, lazer, escola e mesmo em casa. Ele está sendo realizado pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria (Simov), com apoio da empresa associada Shargal.

Divulgação

móveis inclusivos

Cristiana Miranda, sócia da Shargal, fará uma palestra sobre Design para Todos no dia 17

De acordo com a sócia da Shargal, Cristiana Miranda, os móveis inclusivos são os que podem ser usados por todas as pessoas, com segurança e sem restrições físicas, sensoriais e cognitivas. “Não é a condição da pessoa que a torna deficiente, são os meios físico e sociocultural que a impedem de realizar alguma ação”, ressalta.

É importante também que os produtos atendam às necessidades emocionais dos usuários e que tenham viabilidade técnica e comercial, o que carece de um trabalho conjunto da academia e da indústria.

“Curitiba é uma cidade pioneira em acessibilidade, principalmente no transporte público, com as estações-tubo, rampas, elevadores especiais e, atualmente, quase 100% das linhas com ônibus com plataformas elevatórias”, garante Cristiana. Por meio de leis e decretos, a acessibilidade em ambientes públicos e comerciais está muito bem estruturada e tem melhorado cada vez mais no Brasil, o que não inclui residências, devido à falta de obrigatoriedade. E questões de móveis acessíveis e seguros para idosos, segundo ela, ainda são negligenciadas por muitas empresas.

Leia mais:
Congresso Moveleiro: acessibilidade e novas tecnologias
6º Congresso Moveleiro Nacional discute mudanças no setor
Tecnologia Lectra no 6º Congresso Moveleiro Nacional

Programação

Direcionado para entidades de todos os campos de atuação, mas também aberto ao público, o projeto inicia amanhã, 16 de setembro, às 10h30. Quem vai abrir a solenidade com um discurso de apresentação, é o presidente do Simov, Mauro Schwartsburd, que logo em seguida, convidará os presentes a assinar um manifesto em apoio ao programa. Algumas instituições ligadas ao governo e entidades privadas foram convidadas para o evento.

Wander Roberto

móveis inclusivos

Moisés Batista já recebeu mais de 300 medalhas, tendo participado de mais de 14 competições importantes

No mesmo dia, às 15h30, o atleta paraolímpico e gestor na Secretaria Especial de Pessoas com Deficiência de Curitiba, Moisés Batista, vai compartilhar suas experiências e as adaptações que teve que fazer em móveis para utilizá-los. Ele cita, por exemplo, que teve que cortar os pés de carteiras na escola. “A acessibilidade para quem projeta é uma questão de se colocar no lugar do outro”, comenta Batista. A intenção do “Eu Também Uso”, segundo ele, é trazer um olhar mais simples para a questão.

Batista foi nadador paraolímpico durante 18 anos, tendo participado de duas paraolimpíadas, quatro parapanamericanos e oito mundiais. Em 2012, entrou para a seleção brasileira de rugby em cadeira de rodas e esteve nos jogos parapanamercianos de Toronto, Canadá. “Pretendo fechar com chave de ouro a minha vida esportiva, participando do Rio 2016”, conta.

Já no dia 17, às 11h, Cristiana Miranda fará uma palestra trazendo o tema Design para Todos: dos produto à estratégia empresarial. E ainda às 15h30, arquitetos, designers e usuários tem um encontro marcado para analisar os protótipos de móveis inclusivos realizados por alunos do curso técnico de design de móveis do Senai.

Para participar do programa, é necessário entrar em contato com a Simov, pelo e-mail emerson@simov.com.br, ou com a Shargal, pelo e-mail contato@shargal.com.br.

móveis inclusivos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile