Confiança do empresário continua em queda

Pelo sétimo mês consecutivo, Índice de Confiança do Empresário Industrial apresentou queda

Publicado em 21 de outubro de 2014 | 11:04 |Por: Jorge Mariano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

cniO Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) caiu 0,7 ponto em outubro em relação a setembro e atingiu 45,8 pontos. Esse foi o menor indicador da série histórica, iniciada em 1999.

A pesquisa foi divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nos últimos sete meses, o índice manteve-se abaixo de 50 pontos. De acordo com informações da CNI, os indicadores da pesquisa variam entre zero e cem pontos. Números menores que 50 apontam faltam de confiança do empresário.

Leia mais:
ICI apresentou queda em setembro
– Confiança do comércio segue em queda
– Mais da metade dos lojistas deve contratar para o fim do ano

O sentimento é generalizado, diz a CNI. Todos os portes e segmentos apresentaram quedas. A maior desconfiança fica para as médias indústrias, com 44,3 pontos; na sequência vêm as de pequeno porte, com 45,9, seguidas pelas grandes indústrias, com 46,5 pontos.

Quanto aos segmentos, o resultado não é bom para o setor moveleiro. A menor confiança ficou com a indústria de transformação, que obteve 45,1 pontos. O número representa uma queda de 0,7 ponto em relação ao mês anterior. A indústria de construção recuou 0,6 ponto, marcando 46,5. A indústria extrativa, por sua vez, apresentou um índice um pouco melhor – de 48,1 pontos – mas registrou a maior queda em relação a setembro: 2,5 pontos.

Ao todo, 2.662 empresas de todo o Brasil participaram da pesquisa, que foi realizada de 1º a 10 de outubro. Responderam a pesquisa 1.019 pequenas empresas, 992 médias e 651 grandes.

(com informações da CNI)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile