Confiança do empresário industrial recua em junho, aponta CNI

Apesar de estar acima dos 50 pontos, indicando otimismo do empresário, índice é considerado baixo para um cenário econômico promissor, aponta CNI.

Publicado em 23 de junho de 2017 | 15:44 |Por: Pedro Luiz de Almeida

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), fechou junho com um recuo de 1,8 ponto, na comparação com o mês passado. Ao todo, o indicador acumula 51,9 pontos revela a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Como o índice de confiança ainda está acima da linha divisória de 50 pontos, o Icei revela que os empresários permanecem confiantes, mas a confiança se reduziu entre maio e junho, após quatro meses de estabilidade. No balanço geral, segundo a CNI, ainda é muito baixo para configurar um cenário positivo para o setor.

Movergs comenta desempenho do setor moveleiro 

Frente a junho do ano passado, o Índice de Confiança do empresário Industrial mostra crescimento de 6,2 pontos. Entretanto, ainda segue abaixo de sua média histórica de 54 pontos, em nível aquém do necessário para estimular o investimento industrial.

CNI

confiança do empresário industrial

O Índice de condições atuais varia no intervalo 0 a 100. Valores acima de 50 indicam situação melhor

A queda do índice de confiança do empresário industrial, em junho, deve-se exclusivamente a mudanças nas expectativas dos empresários, já que a avaliação referente à situação atual não sofreu alteração neste mês. Com 54,9 pontos, o índice de expectativas revela perspectivas positivas, mas o otimismo quanto ao futuro se reduziu na comparação com maio, quando o índice registrou 57,4 pontos.

O índice de condições atuais, por sua vez, está em 46 pontos, indicando que o empresário ainda percebe piora do ambiente corrente de negócios. O índice mantém-se estável há quatro meses, alternando leituras de 46,3 pontos (março e maio) e 46 pontos (abril e junho).

CNI

confiança do empresário industrial

O Índice de expectativas do empresário industrial varia no intervalo 0 a 100. Valores acima de 50 indicam expectativa otimista

Especificações técnicas
Perfil da amostra: 2.958 empresas, sendo 1.173 de pequeno porte, 1.112 de médio porte e 673 de grande porte. Período de coleta: 1 a 12 de junho de 2017.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile