Empresários trocam experiências de como implantar inovação na empresa

Com três cases de sucesso, painelistas falam que inovações simples, criativas e que mudam modelo de negócio são tendências nas empresas

Publicado em 25 de setembro de 2017 | 10:56 |Por: Pedro Luiz de Almeida

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

No painel “Soluções de Mercado para a Indústria Moveleira”, realizado na manhã do segundo dia (22/09), do 8° Congresso Nacional Moveleiro, foram apresentadas maneiras de como implantar inovação na empresa, e que a paciência é a chave para o bom resultado.

Com moderação do diretor executivo da MarketScape Company, Marco Aurelio Kumura, o painel contou com a participação e troca de know-how do diretor comercial da Linea Brasil, Sidney Nakama, e do diretor industrial da Mão Colorida — empresa especializada em comunicação visual e PDV —, Fabio Malinoski.

“A inovação antes era algo desejado e hoje é necessária. A inovação é a busca de um grande processo de mudança e é fundamental ter um grande agente de mudança nas empresas, alguém preparado para conduzir o processo”, discursou o dirigente da Linea.

Para Nakama, ser transparente nas informações que são repassadas para os colaboradores e clientes é essencial na busca de como implantar inovação na empresa, dessa forma, é possível ter a confiança das pessoas, tornando o processo de mudança mais fácil, e é necessária uma cultura de planejamento, a Linea, por exemplo, possui um ROI proporcional ao tempo de investimento, ou seja, investe três anos para ter três anos de crescimento.

O empresário da Mão Colorida, Fabio Malinoski, pontuou que o segredo de como implantar a inovação na empresa é a simplicidade. “O simples quando bem aplicado dá resultado, o foco sempre ter que ser o cliente, que busca qualidade, preço, você tem que entregar o seu melhor”, enfatiza.

Pedro Almeida

Como implantar inovação na empresa

“Mais difícil do que aprender o novo é desaprender o antigo. Ou você muda ou o mercado muda você”, frisou Sidney Nakama

Ele frisou também que é necessário o empresário ter humildade e procurar ajuda de pessoas especializadas e que não se deve ter pressa para colher os frutos, pois, essa é uma caminhada que exige determinação.

Em seu discurso, Kumura, da MarketScap, falou que é necessária uma inovação não apenas em criatividade, mas em modelo de negócio, para que então sejam atingidos os resultados. “A mudança na forma de consumir é o que faz os negócios se transformarem e o que faz com que negócios tornem-se obsoletos”, ressaltou.

Kumura ressaltou que o empresário precisa trabalhar com o modelo gerir e gerar: gerir pessoas, aprender a trabalhar com elas; e gerar o que farei de novo hoje, a inovação se não tiver uma boa gestão não se sustenta. “Precisamos obrigatoriamente mudar o que fazemos, como fazemos e para quem fazemos”, finalizou o diretor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile