Comitê Brasileiro de Cores e Tintas Farben lançam a Cor do Ano Cecal 2019

Apresentação da cor Peridoto ocorreu durante palestra na BoomSPDesign, em São Paulo

Publicado em 3 de setembro de 2018 | 17:26 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Peridoto, um cristal da família das olivinas presente nas erupções do vulcão havaiano Kilaluea, local de onde foi extraída, apresenta um verde vibrante totalmente conectado à natureza. O material foi inspiração para a Cor do Ano Cecal 2019. A presidente do Comitê Brasileiro de Cores e coordenadora do Centro de Estudos da Cor para a América Latina (Cecal), Elizabeth Wey, apresentou a cor na BoomSPDesign, um dos eventos da DW! São Paulo Design Weekend.

Divulgação Comitê Brasileiro de Cores

Cor do Ano Cecal 2019

Peridoto é a Cor do Ano Cecal 2019, lançada pelo Comitê Brasileiro de Cores em conjunto com a Tintas Farben

Antes de chegar a cor do ano, o comitê, por meio do Cecal, fez uma ampla pesquisa para entender comportamentos e o que vai interferir no uso de cores. São 40 pesquisadores de diferentes áreas participando do estudo.

Neste ano, o trabalho focou nas áreas de geologia, antropologia e espacial para indicar três inspirações perenes e uma temporária. “O tema básico de nossa pesquisa foram as cores gasosas, aquelas sombreadas, sem contornos definidos”, explica Elizabeth Wey.

A partir das pesquisas, foram indicados os movimentos Geo Raízes, com referência na Geologia; Infinitum, definidas a partir da observação do espaço e das cores identificadas em estrelas e nebulosas; Young-Yang, extraídas da análise antropológica do comportamento dos jovens e de seus movimentos. Há ainda a inspiração temporária Floralis, com cores extraídas da natureza, especialmente das flores.

Com base nos estudos do Cecal, a Tintas Farben desenvolveu 25 novas cores para aplicação em móveis, inclusive o Peridoto, considerado a Cor do Ano Cecal 2019. “Este verde já aparece em vários produtos, como peças de alta costura e carros. É uma cor vibrante, um verde ligado à beleza eterna da natureza em completa harmonia com o todo”, explica a presidente.

Aplicação da Cor do Ano Cecal 2019

O gerente técnico comercial da Tintas Farben, Ilmar Broch, apresentou as possibilidades de aplicação das cores Cecal 2018-2019, como os laqueados e as pinturas foscas, brilhantes, metálicas, texturizadas, micro-texturizadas e pintura em vidro. As novas cores, assim como a cartela completa com mais de mil tonalidades, estão disponíveis no sistema tintométrico Farbemix, possibilitando o uso de pequenas quantidades e a personalização de móveis.

Divulgação Comitê Brasileiro de Cores

Cor do Ano Cecal 2019

Gerente técnico comercial da Tintas Farben, Ilmar Broch (segundo da direita para esquerda), apresentou as experiências com as Cores Cecal em palestra para convidados

Os efeitos especiais, como Camaleão e Flake, chamaram a atenção dos arquitetos e designers. Com o efeito Camaleão, a cor muda de acordo com a iluminação e o ângulo em que se observa a peça. Já com o Flake, os móveis ganham brilho extra, pois, quando exposta à luz, o material reflete varias tonalidades.

– Fimma Brasil 2019 abre inscrições para Projeto Comprador

Outros produtos que despertaram o interesse dos profissionais foram aqueles que agregam funcionalidades às cores, como a tinta retardante de chamas, as antimicrobianas e atóxicas, indicadas para ambientes como hospitais, cozinhas e quartos de bebê, e as perfumadas.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile