Indústria dialoga sobre o futuro da gestão de resíduos

Tema do evento será Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade

Publicado em 16 de agosto de 2014 | 16:48 |Por: Jorge Mariano

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Divulgação CNI

CNI Sustentabilidade 2013

Em 2013, aumento da demanda, risco de escassez e concorrência pela água foram temas abordados

O Rio de Janeiro será palco, na próxima quarta-feira (20), do terceiro encontro do Projeto CNI Sustentabilidade. Desta vez, o tema será Resíduos Sólidos: Inovações e Tendências para a Sustentabilidade. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), discutirá três grandes temas relacionados à Política Nacional de Resíduos Sólidos: o ecodesign, a requalificação dos resíduos como nova fonte de recursos para a indústria e a valorização energética e seu papel na gestão de resíduos.

Leia mais:
– Indústria apresenta queda no mês de julho
– Pequenos e médios não causam queda na arrecadação
– FSC oferece cursos no Brasil a partir de agosto

Os debates reunirão especialistas brasileiros e estrangeiros, entre eles o norte-americano Thomas Heller, especialista em política climática e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2007, que integra o Conselho de Liderança da Rede de Soluções em Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU). Marcado para começar às 9h, no Hotel Sofitel, em Copacabana, o CNI Sustentabilidade contará com mais de 500 participantes, entre representantes da indústria, de universidades, do governo e da sociedade civil.

O primeiro painel tratará da transformação dos resíduos sólidos em subproduto ou matéria-prima. Para atingir tal classificação, o material não pode trazer prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente. Também deve, entre outros requisitos, reduzir o consumo de recursos naturais e o uso de aterros, além de gerar benefícios econômicos.

No segundo painel, especialistas debaterão o ecodesign a partir de boas práticas de empresas que incorporaram a sustentabilidade ao processo produtivo. Uma das principais contribuições do ecodesign para o meio ambiente é a otimização do reaproveitamento ou da reciclagem do produto, depois da devolução pelo consumidor. O uso dos resíduos sólidos como fonte de energia será discutido no terceiro painel, sobre valorização energética.

Ciclo de debates

O CNI Sustentabilidade é um ciclo de debates que acontece anualmente. O projeto promove um diálogo permanente no setor empresarial sobre tendências, tecnologias inovadoras, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca pela competitividade aliada à sustentabilidade (objetivo central do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022). A primeira edição foi realizada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, que reuniu mais de 1.000 empresários. A segunda edição, em 2013, também no Rio, teve como tema Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil.

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile