OCP do Senai Paraná fará certificação de colchões de molas

O OCP do Senai em Maringá é o único do Brasil, na rede Senai, que realiza a certificação de colchões, tanto os de espuma quanto, agora, os de molas

Publicado em 12 de setembro de 2016 | 14:20 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

 

O Organismo de Certificação de Produtos (OCP) do Senai no Paraná, que trabalha com a certificação de colchões, teve a acreditação para o escopo de colchões de molas recomendada à Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em auditoria realizada no mês de julho. Com sede em Maringá, o OCP recebeu o aval da instituição com zero não-conformidades, o que significa avaliação positiva da equipe do Inmetro.

Recentemente, quatro avaliadores estiveram em Maringá por uma semana para analisar o sistema utilizado pelo Senai para os processos de certificações dos colchões de molas. Após o aval do Inmetro o procedimento entra em trâmite burocrático no instituto para que o organismo possa começar a certificar os colchões de molas.

A coordenadora do OCP Senai Paraná, Cleriane Lopes Denipoti, que é representante do Senai perante o Inmetro, destacou o fato de, na avaliação da equipe do instituto, não serem encontradas não conformidades. “Normalmente ocorrem alguns desvios nas avaliações. No relatório, o Inmetro inclusive elogia a capacidade técnica do OCP, por ter um processo auditado e nenhuma não conformidade”, explica.

Leia mais: 

Porta-vozes da Abicol destacam importância da reunião da indústria de colchões

Novas tecnologias e Jogos Olímpicos inspiram lançamentos de colchões

Onda dos móveis inteligentes chega aos estofados e colchões

O OCP do Senai em Maringá é o único do Brasil, na rede Senai, que realiza a certificação de colchões, tanto os de espuma quanto, agora, os de molas. Para que a certificação seja concedida para a indústria, é necessário que o fabricante entre com a solicitação junto ao OCP. Inicialmente, segundo Cleriane, é feita uma avaliação documental, na qual a equipe do organismo avalia a etiqueta do produto, o manual de uso e o memorial descritivo. “Estando tudo em conformidade com o regulamento do Inmetro, é realizada uma auditoria. Depois disso, é feito o lacre das amostras, que são enviadas para o laboratório, onde são feitos os ensaios, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, diz.

O tempo necessário para que a certificação seja concedida depende da conformidade encontrada em auditorias do sistema de gestão e da conformidade encontrada em amostras que são coletadas pelo OCP e encaminhadas para ensaio. Após ser concedida, a certificação tem validade de três anos mediante avaliações de manutenção a cada 12 meses.

 

O serviço oferecido pelo OCP do Senai no Paraná não se restringe apenas a empresas paranaenses. De São Bento do Sul (SC), a empresa Ecoflex passou a utilizar os serviços do OCP em 2015. Segundo o supervisor de qualidade da empresa, Patrick Pierr Foitte, isso ocorreu após assistir a uma palestra com a coordenadora do organismo na Associação Brasileira de Colchões (Abicol). “Foi um serviço satisfatório. Eles [a equipe do OCP] cumpriram com o que foi proposto, com as datas e horários”, conta Foitte. Por meio do serviço oferecido pelo Senai, a empresa conseguiu a renovação da certificação de colchões de espuma por mais três anos. A empresa, que tem mercado em outros estados do Brasil, analisa proposta para também utilizar o serviço do Senai para colchões de molas.

 

Evento

O conhecimento dos especialistas desse organismo, que já realizava certificação de colchões de espumas, estará disponível aos empresários do setor para esclarecimentos sobre a avaliação de conformidade de colchões de mola e base e sobre a certificação de produtos, nesta terça-feira (13/09). O evento vai contar com a participação de profissionais da área de metrologia e certificação do Senai e do Inmetro.

Os inscritos no ciclo vão participar de quatro palestras que envolvem temas como requisitos gerais de certificação de produtos, requisitos de avaliação de colchões de molas, ensaios de colchões de mola e ensaios de base. O evento acontecerá em Curitiba, no Campus da Indústria da Fiep (Federação das Indústrias do Paraná).

 

Serviço:

Ciclo de Palestras sobre a Avaliação da Conformidade de Colchão de Molas e Bases

Local: Campus da Indústria – Avenida Comendador Franco, 1341, Jd Botânico – Curitiba

Data: 13/09

Horário: 09 às 17 horas


Os comentários estão desativados.

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook