Cefla exibe soluções na Ligna mirando a Indústria 4.0

A companhia italiana apresentou novidades para pintura, limpeza, acabamento, entre outros

Publicado em 2 de junho de 2017 | 17:45 |Por: Gabriel Belo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Cefla apresentou novas soluções na última edição da Ligna. Entre os destaques, foi possível observar a Omnidry, linha de fornos verticais com o recurso Flexpro, a impressão digital 3D, a Smartedge, que traz soluções para bordas e acessórios que incluem iLoad e iFlow, e outras novidades.

A empresa apresentou, no campo da pintura, uma ampla gama de pulverizadores e robôs presentes no mercado mundial. Nessa linha, o iGiotto App X2, que venceu prêmio de inovação na Xylexpo, aparece com notoriedade. Trata-se de uma máquina conduzidos automaticamente com peças inseridas no processo de produção, permitindo flexibilidade.

Divulgação Cefla

Cefla na Ligna

IGiotto App X2, notório produto da Cefla

Há também o cCloner, novo modelador que pode se conectar com o PLC (Controle Lógico de Programação), e permitir que as linhas de processamento sejam conectadas e configuradas em 3D, verificando o cumprimento dos requisitos de produção e prevenindo falhas/ineficiências em tempo real.

Já o cTracker, sistema de supervisão avançado, garante flexibilidade ao PLC na mudança de cor, também fornecendo, com exatidão, rastreamento de peças virtuais. A versão simplificada desse sistema é a cViewer, que foi projetado para trabalhos que não requerem de um acompanhamento assíduo no campo virtual.

O Smartedge atende a soluções para pintura de borda, eliminando a necessidade do lixamento manual de arestas verticais. Com a nova tecnologia, o serviço é feito de forma automatizada, pintando bordas de painéis retos e moldados  através de um carrinho flutuante com uma cópia pneumática de borda.

Outro grande destaque é o Whiz Head, que promove uma rápida mudança na aplicação de vácuo em bordas, que tem uma “revolução” em suas formas num tempo aproximado de 10 segundos. Já na espessura, o processo acontece em cerca de aproximadamente 15 segundos.

Divulgação Cefla

Cefla na Ligna

Smartclean foi exposto pela Cefla na Ligna

Acabamento e limpeza
Olhando para o crescente interesse de mercado no acabamento de grandes superfícies, a Cefla desenvolve o Smartclean, sistema de limpeza de rolos para painéis que irão para o processo final. Entre as vantagens, está um processo mais ágil na limpeza, exclusão de rolos que possam sujar ou danificar o painel de saída, eliminação de cargas eletrostáticas e aceitação de painéis dos mais variados tamanhos.

 

Outras três as novidades apresentadas pela Cefla na Ligna. O primeiro é o cVision, sistema de visão 3D para peças de até três medidores, que pode verificar de forma mais precisa elementos de difícil visibilidade e detecção, tais como protrusões e sulcos, enviando informações ao robô iGiotto. Outro novo item é o ILoad, sistema automático para carregar e descarregar acessórios de uma linha aérea para carruagens. Funciona sem a necessidade de um operador.

Além desses, e fechando, foi apresentado o iFlow, que conta com sistema de aplicação de produtos solúveis em água, com benefícios no sentido de redução da formação de espuma em determinadas operações, sem requerer de um reservatório e estando equipado de um sistema automático para acionar produtos. Sistema, esse, composto por um tanque de aço inoxidável revestido com teflon e paredes laterais.

Impressão digital
Visando a decoração inovadora de máxima qualidade mesmo em formatos mais amplos, a Cefla destaca novas impressoras de passagem única. Mais especificamente, a J-Print SP1300-TD, que imprime por meio da combinação de diferentes tecnologias de sinergia, usando processo de baixo custo. O estande da empresa teve impressão UV de cor única para vários tipos de substratos e uma impressão sincronizada com efeito tátil.

Túneis de secagem
O Omnidry, que pode ser equipado com a função especial Flexpro, permite o gerenciamento automatizado da espessura de carga em função do tamanho das peças e de necessidades logísticas. A nova tecnologia não exige intervenção de operadores e, acima de tudo, não requer de um ajuste que interrompa a produção.

A gama de túneis de secagem verticais da Cefla teve algumas melhorias importantes, em particular no que diz respeito manutenção (que pode ser preventiva e programável), diagnósticos, eficiência térmica, limpeza e flexibilidade, graças a um design melhorado e avanços tecnológicos.

– Automação e tecnologia na feira

Sobre o layout, foram atendidas as necessidades atuais de mercado. A posição das unidades é diferente, tornando a manutenção mais fácil e segura para o operador, que agora não precisa mais trabalhar em uma plataforma tão alta. As novas cadeias de elevação aumentam o caudal, e cada porta é ventilada de forma autônoma, com o ar sendo canalizado, evitando pó em excesso. Uma nova porta, maior, que também tem abertura por trás, permite melhor ventilação.

Laminação
Fechando a participação da Cefla na Ligna, foram trazidas as tecnologias da Duspohl, como, por exemplo, o Robowrap, que conta com flexibilidade e produtividade elogiada pelos produtores de janelas em PVC. Suas configurações permitem trabalhar com apenas cinco minutos para a mudança de um perfil, além de ser equipado com o Primestar, que faz colagem a partir de um iniciador de base aquosa através do vácuo. O Robowarp é a única máquina em sua categoria a ser totalmente automatizada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile