Caemmun fomenta design mobiliário por meio do ConectaLabs

Parceria entre a indústria moveleira Caemmun e UEM estimula estudantes a desenvolverem produtos de acordo com a realidade de mercado

Publicado em 22 de maio de 2017 | 10:57 |Por: Cleide de Paula

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em sua 3ª edição, o ConectaLabs, parceria de fomento ao design mobiliário entre Caemmun e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), incentiva a inovação por meio do design. O tema da edição é mobiliário ready to assemble “pronto para montar” e o elo emocional com o produto: “salas compartilhadas”.

Os alunos do Curso de Design da UEM, que participam da disciplina de Mobiliário, ministrada pelo professor Marcelo dos Santos Forcato, terão o desafio de criar produtos que não sejam apenas uma vitrine de criatividade, atendendo às expectativas do futuro das moradias.

O prazo para apresentação das propostas é de um semestre. Os três finalistas do ConectaLabs poderão ter seus projetos incorporados ao portfólio de produtos de linha do Grupo Munhoz Caetano que envolvem as marcas Caemmun Movelaria, LíderDesign e Aroma Cozinhas.

Créditos: Studio London

Gabriel Viana, designer gráfico da Caemmun (esq) e Diogo de Hercule, gerente de inovação e desenvolvimento da Caemmun (dir). Na perspectiva móveis desenvolvidos no projeto ConectaLabs

Gabriel Viana, designer gráfico da Caemmun e Diogo de Hercule, gerente de inovação e desenvolvimento da Caemmun: na perspectiva móveis desenvolvidos no projeto ConectaLabs

No start da 3º edição do Conecta Labs, foi realizado uma sensibilização com os alunos que envolveu design além da academia, teoria e livros. Segundo Diogo de Hercule, gerente de Design e Inovação do Grupo Munhoz Caetano, enxergar como o mercado moveleiro se comporta, como a indústria enxerga o design, faz muita diferença. “É ir para prática mesmo sem ter um diploma na mão. Um dos pontos mais importantes é a possibilidade que esses alunos terão de transformar as ideias conceituais de sala de aula em produtos que atendam as expectativas do consumidor”, enfatiza o gestor do projeto.

A iniciativa aproxima a indústria moveleira, a instituição de ensino e os alunos, que têm a oportunidade, durante sua formação acadêmica, de desenvolver um projeto pautado nos desafios reais do mercado de trabalho. O projeto desperta habilidades e competências nos participantes.

A premiação oficial inclui premiação em dinheiro, certificados e o protótipo dos móveis selecionados no ConectaLabs, além do intercâmbio de conhecimento entre indústria e instituição de ensino.

Grupo Munhoz Caetano
A holding é composta principalmente por indústrias do segmento moveleiro, mas ao longo de sua existência diversificou seus negócios. A Caemmun Moveleria, sediada no estado do Paraná é a empresa que deu início ao Grupo. Possui três principais marcas: Caemmun – móveis seriados para o segmento de salas; Aroma – linha de cozinhas moduladas e compactas e Líder Design – que atua na fabricação de móveis personalizados possuindo design diferenciado e único.

Com experiência de mais de 24 anos neste segmento, outras oportunidades surgiram: MC Brasil Operações Logísticas, operadora logística também sediada no Paraná.

– Ações do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima)

Preocupada com a preservação de recursos naturais e que compõe sua cadeia produtiva, surgiu a Caemmun Agronegócios, que consiste em fazendas de plantio de Eucalipto e Pinus.

Líder Casa e o site e-commerce do Grupo. Possui um extenso portfólio de produtos do segmento moveleiros, comercializando várias marcas e tipos de produtos.

Opt Soluções Especiais é a empresa voltada a desenvolver projetos especiais, sob encomenda, mobiliário corporativo e linha de eventos. Desenvolve materiais de merchandising e acessórios para a linha moveleira.
Atenta às oportunidades de mercado, bem como investindo constantemente em estrutura fabril, tecnologia e, principalmente em pessoas, o Grupo Munhoz Caetano tem como objetivo firmar-se com um grande gerador de soluções no segmento moveleiro e outros relacionados ao seu setor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook