Indústrias moveleiras de Arapongas participam de feira nos Estados Unidos

Empresários de 14 indústrias de Arapongas participaram da feira que que visa fomentar e expandir o comércio de produtos das empresas moveleiras da região

Publicado em 21 de setembro de 2017 | 18:01 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Brazilian Furniture Week, uma das principais ações do setor moveleiro para enriquecimento do mercado brasileiro de móveis no exterior, foi realizada entre 11 e 15 de setembro em Dallas, nos Estados Unidos. A feira contou com a presença de diversas autoridades locais, entre eles o vereador de Dallas, Omar Narvez, que realizou a abertura do showrooom. Participaram as indústrias moveleiras de Arapongas DJ Móveis, Santos Andirá, Somopar, Caemmun, THB Móveis, Móveis Leão, Grappa Móveis, Artecouro, Kit’s Paraná, Simbal, Perfam Móveis, Carppem, Majoka-Combinare e Inusittá.

Com saldo positivo, e pensamentos otimistas que casam com a participação na Brazilian Furniture Week, o gerente de vendas da Santos Andirá, Rodney Jesus Silva assinala que o evento é uma retomada para a empresa. “Fizemos muitos contatos, conseguimos sintonizar novamente a questão de produtos, embalagens e mercado em si”, comemora.

Divulgação Santos Andirá

Brazilian Furniture Week

Santos Andirá reforçou saldo positivo na participação, buscando maior dedicação no mercado para os próximos meses

A empresa busca participar das feiras e eventos internacionais para buscar maior conhecimento que possa agregar no mercado mobiliário brasileiro. Além disso, o gerente da Santos Andirá aponta que o objetivo da participação está mais centrado no ajuste de produtos.

“Assim, realmente entramos com maior dedicação no mercado, e mais próximo possível do que o mercado vem trabalhando. Temos conhecimento de que nossa linha, que temos de imediato para começar um trabalho, é bem difícil. Mas os frutos que ganhamos vão para a questão de conhecimento e ajuste de linha”, afirma.

– Interatividade guia 8º Congresso Nacional Moveleiro

Consciente em relação a disputa com o mercado da América do Sul e Central, Silva reafirma seu otimismo. “Se fomos analisar os países vizinhos, levando em consideração que são menores do que nós, alguns estão com a situação econômica boa e tem outros que sofrem por depender um pouco do mercado brasileiro. De modo geral, eu vejo crescimento. O pessoal está se ajustando, pois os clientes e a economia deles, é um pouco diferente do que a nossa. A disputa é muito grande, mas saudável”, conclui.

Divulgação Santos Andirá

Brazilian Furniture Week

Expositores confiam no crescimento no mercado local, mesmo com intensa disputa em toda América do Sul e Central

Outro participante satisfeito com os resultados e conhecimentos adquiridos na Brazilian Furniture Week, é o supervisor de exportação da Kits Paraná, Mario Teixeira. “Foi muito interessante ter a oportunidade de estar ‘in loco’ no mercado e ter contato com possíveis compradores”, cita.

“Entender mais do mercado, dos produtos, e como devemos tratar tudo isso, deu mais opções, do que apenas realizar vendas esporádicas. Além disso, a oportunidade de participar e ter lá no evento o nosso produto exposto, é algo que foi realmente diferente do que em outros eventos que nós já participamos”, acrescenta.

Com um objetivo claro, o supervisor comenta que os resultados foram positivos na meta de encontrar vias de distribuição possíveis, identificar e poder concretizar mais negócios. “Temos alguns contatos já estabelecidos e essa semana possibilitou que apresentássemos o nosso produto e ver o real interesse desses compradores. Foi interessante, e tudo isso realmente se confirmou. Já estávamos trabalhando, assim essa possibilidade foi realmente um avanço para a Kits Paraná”, afirma Teixeira.

Devido a um cenário ainda delicado no mercado mobiliário, o supervisor da Kits Paraná, comenta sobre a situação atual da empresa. “Esse ano está sendo um pouco difícil. Está mais complicado alcançar aquilo que nós temos por objetivo. Temos que nos sacrificar mais para atingir aquilo que a gente almeja, no sentido de buscar novos produtos e novas ações comerciais. Nos outros anos, essas mesmas ações trariam um resultado mais satisfatório”, pontua.

Prefeitura de Arapongas
O Prefeito de Arapongas, Sergio Onofre, participou do evento e, junto ao grupo de empresários araponguenses, foram recepcionados na Câmara de Vereadores e também na Prefeitura de Dallas, nos Estados Unidos. Na oportunidade, o prefeito e os empresários estão em terras americanas, representando a cidade do interior do Paraná, na Brazilian Furniture Week, feira que visa fomentar e expandir o comércio de produtos das empresas moveleiras de Arapongas, no exterior. Durante o encontro, Sergio Onofre presenteou o Prefeito de Dallas, Michael S.Rawlings, e também foi presenteado pelo mesmo em um gesto de cortesia.

– Ampla participa do 8º Congresso Nacional Moveleiro

O Prefeito enalteceu a participação expositores da região em tal evento internacional. “Para nós e para a cidade de Arapongas como um todo, é enriquecedor a participação em eventos fora do Brasil, que visam aquecer a economia da nossa cidade, mostrando a força do nosso polo moveleiro”, afirmou.

O evento é uma realização do projeto Brazilian Furniture, idealizado e desenvolvido em 2005, pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que tem como foco, promover a internacionalização da indústria mobiliária. O Projeto Brazilian Furniture, obteve um crescimento de 68% no número de associados, em que 94 empresas integraram as ações de mercado que resultou no desenvolvimento de US$ 25,3 milhões. Os números representam em sua maioria, os esforços empenhados na missão da parceria, de promover as exportações brasileiras do setor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile