Senai-SP destaca serviço do Brasil Mais Produtivo na Expomafe

Programa visa atender 3 mil empresas e aumentar em 20% produtividade

Publicado em 2 de maio de 2017 | 13:47 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Programa Brasil Mais Produtivo, criado para diminuir as perdas de produtividade das indústrias brasileiras, será amplamente divulgado pelo Senai-SP durante a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (Expomafe), que será realizada na próxima semana, de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo.

A iniciativa pretende atender três mil empresas de pequeno e médio porte em todo o País e aumentar em 20% sua produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta. As bases do sistema são: trabalho em equipe, rapidez, eliminação de desperdícios e melhoria contínua.

A ideia, segundo o consultor líder do Brasil Mais Produtivo em São Paulo, Silvio Eugenio Nunes Gouveia, é que as empresas reduzam as atividades que não agregam valor, ou seja, os desperdícios, antes de realizar investimentos de capital. Em linhas gerais, a consultoria oferecida pelo Senai-SP, no âmbito do Estado de São Paulo, pretende eliminar produtos defeituosos, excesso de produção, estoques, movimentos, transportes, esperas e processos desnecessários.

Divulgação Senai/Cetemo

Brasil Mais Produtivo

Senai-SP divulga serviços do Brasil Mais Produtivo na Expomafe

Durante a Expomafe, o Senai-SP irá divulgar o programa entre os expositores – fabricantes de máquinas e ferramentas, automação industrial, robótica e outros segmentos, e também para os visitantes da feira que se enquadrem nos setores industriais definidos pelo programa: alimentos e bebidas, calçados e vestuário, metalmecânica e moveleiro.

Para participar
Os empresários interessados poderão candidatar-se ao programa no estande do Senai-SP. A empresa precisa estar sediada no Estado de São Paulo, ter entre 11 e 200 funcionários e ter seu CNAE (Código Nacional de Atividade Empresarial) dentro da listagem dos setores participantes do programa.

As empresas selecionadas recebem consultoria tecnológica no processo produtivo, de baixo custo, com o objetivo de obter ganhos expressivos de produtividade ou redução no custo de produção. As melhorias rápidas acontecem com a utilização de ferramentas de manufatura enxuta customizadas para atendimento aos setores do programa, com foco na redução de sete tipos de desperdícios mais comuns no processo produtivo: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, excesso de movimentos e defeitos.

A consultoria tem duração de 120 horas, divididas em etapas: fase de preparação (24 horas), fase de intervenção (60 horas), fase de monitoramento (20 horas) e fase de encerramento (16 horas) distribuídos em três meses de consultoria. Além disso, essas empresas poderão receber consultoria de soluções tecnológicas por meio do Sebrae-SP, pedir financiamento nas linhas de crédito MPME Inovadora e MPME exportadora do BNDES.

Produção do setor moveleiro oscila em janeiro e fevereiro

O Brasil Mais Produtivo é uma realização do Senai, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No estado de São Paulo, o programa é operado pelo departamento regional (Senai-SP) da entidade.

Expomafe
Data: 9 a 13 de maio de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook