Soluções da Biesse permitem transformação em fábricas inteligentes

Seguindo o conceito “Pense em frente” a empresa exibiu inovação e experiência durante a Ligna 2017

Publicado em 31 de maio de 2017 | 16:50 |Por: Paulinne Giffhorn

“A habilidade da Biesse de inovar está em pensar em frente, proporcionar soluções integradas que são complexas, mas fáceis de usar, permitindo que nós produzamos mais, melhor, a um menor custo. Isso nos incentiva a continuar olhando à frente, para ter uma visão melhor de como nós precisamos agir hoje”, declara o diretor de comunicação e marketing do grupo, Raphaël Prati.

Divulgação Biesse

Biesse - 02

A Biesse procura levar simplicidade ao maquinário, permitindo que o manuseio seja mais fácil

A companhia italiana apresentou durante a Ligna 2017, realizada na semana passada entre os dias 22 e 26 de maio, em cinco mil metros quadrados, “inovação e tecnologia, no qual os visitantes experimentaram como a fábrica digital pode mudar a forma com que percebemos e produzimos as coisas”, ressalta.

Com mais de 40 soluções funcionais direcionadas para a indústria, desde grandes companhias até pequenas empresas, o conceito “Biesse 4.0” ofereceu soluções que permitem a transformação dessas indústrias em verdadeiras fábricas inteligentes.

Na ocasião, os visitantes puderam ver e sentir os desafios da Biesse. “Nós decidimos acreditar e investir em nossas habilidades. Essa decisão estratégica trouxe bons resultados: contratamos novas pessoas, tanto na Itália quanto em nossas sucursais, temos mais pedidos e uma maior parte do mercado, que estão se refletindo no aumento de nossos resultados – mais de 17%, ultrapassando a marca de 600 milhões de euros e reforçado pelo crescimento de 60% nos últimos três anos”, conta o diretor da divisão de vendas, Federico Broccoli.

Broccoli acrescenta que esse crescimento aconteceu devido ao investimento estratégico em inteligência de vendas, comercialização, marketing e comunicação – sempre apoiado à metas e planos de crescimento.

Centros de usinagem
Dois dos novos centros de usinagem foram lançados. A variedade escolhida foi dedicada para operações em vigas de madeira sólidas e laminadas e, segundo a empresa, oferece o melhor desempenho do mercado. Os centros de usinagem usam CAD/CAM que permite a interação com todos os softwares CAD para design de arquitetura disponíveis.

Divulgação Biesse

Biesse - 03

A Uniteam CK é apropriada para projetos arquitetônicos de engenharia civil

A Uniteam CK, feita especialmente para o maquinário de elementos arquitetônicos complexos da engenharia civil, coberturas de piscina e centros esportivos, é capaz de produzir vigas com cortes transversais de até 1000 x 300 milímetros e até 14 metros de comprimento.

Já a Uniteam E MIX, é um centro de usinagem especializado em cortar painéis X-Lam de até 300 milímetros de grossura. A variedade de tamanho da maquina vai de 12 a 40 metros de comprimento e também pode ser configurada para trabalho pendular.

Novos elementos
Entre as novas funcionalidades da Biesse está a Rover M5, desenhada para maquinário com alto volume de peças – exibida pela primeira vez durante a Ligna. Com uma altura de trabalho de até 535 milímetros, a tecnologia pode ser utilizada por fabricantes de várias áreas, permitindo a criação de itens tridimensionais sem precisar de terceiros.

Biesse

A Rover B FT permite o acesso por todos os lados da máquina

A mesa de trabalho é customizável para servir em diferentes requisitos de usinagem e pode ser utilizada para grampear um grande volume de peças e carregar qualquer tipo de equipamento, por conta dos elementos de maquinário que contém uma grande variedade de tamanhos.

A Rover B FT, produzida pensando em operações de maquinário de intercalação (nesting), tem tamanho reduzido e é adaptada integralmente ao espaço de produção, podendo ser acessada por todos os seus quatro lados. É a primeira solução da Biesse que tem a função de instalação “plug&play”.

Para os centros de usinagem de fitas de borda, a Rover Edge permite a moldagem de painéis de fita de borda em uma máquina compacta e simples. Essa variedade se destaca pela ligação máxima, a possibilidade de aplicação de bordas finas e transparentes – garantindo fácil manutenção e limpeza durante o ciclo.

– Demonstração em centro de usinagem

O mundo Rover ganha também o bPad, painel de controle Wi-Fi para as principais operações executadas no momento em que a área de trabalho está sendo preparada, e o bTouch, tela sensível ao toque com 21,5 polegadas, que garante a operação das máquinas com interação direta entre o usuário e o aparelho.

Corte e furação
O estande da Biesse apresentou três centros de usinagem para furação, a Brema Eko 2.1, Brema Eko 2.2 e a Brema Vektor 15. As broqueadoras da empresa podem realizar todas as operações de furação e inserção, e oferece também a possibilidade de adicionar novos hardwares.

Divulgação Biesse

Biesse - 05

A Selco WNA 6 é adequada para a indústria moveleira e pré fabricados

Com estrutura projetada para otimizar a ergonomia de carga e descarga, a máquina economiza 50% de espaço, além de oferecer tempo de configuração nulo e níveis altos de produtividade.

Além da Selco WNA 6, sistema de corte com duas linhas independentes e carregamento automático, adequado para a indústria moveleira e de produtos pré fabricados, a também apresentou pela primeira vez a autônoma Selco WN2. A estrutura robusta da Selco WN2 garante estabilidade, equipada com sistema de troca rápida, permitindo a substituição das lâminas sem ferramentas específicas.

De acordo com a empresa, esse novo centro de corte foi designado para artesões que decidiram fazer seu primeiro investimento para melhorar a qualidade de produção e usinagem, passando da máquina manual para sua primeira máquina de corte – solução confiável e fácil de usar, a um preço acessível.

Automação
Para mostrar a capacidade da empresa de integrar sistemas a novas softwares e máquinas e soluções completas para indústrias, a Biesse apresentou algumas soluções em automação. Estas incluem o Rover B Edge com Synchro, sistema de manipulação de quatro eixos, anexado ao centro de usinagem Rover, levantando painéis a serem usinados a partir de uma pilha, posicionando-os para o centro de usinagem e, uma vez que o procedimento está completo, deposita-os em uma locação predefinida. O ciclo de trabalho é executado em modo automático até que o lote a ser processado seja concluído, mesmo sem um operador presente.

Divulgação Biesse

Biesse - 06

O Winner é um sistema de carga e descarga para paineis

O sistema de armazenamento automático Winstore oferece um melhor manejo para os painéis, reduzindo os tempos e custos de produção. Na feira foram apresentadas duas configurações, um com célula de nidificação, junto com o Rover B FT, e outra emparelhada com a serra de painel flexível Nextstep.

Entre os sistemas de mudança foi exibido o Winner, sistema de carga e descarga de painéis para linhas de borda quadradas e perfuradas. Segundo a empresa, graças à versão W4, o sistema está sendo cada vez mais usado em secções e linhas flexíveis de borda, trazendo Automação e eficiência para a produção.

O Winner W1 foi emparelhado com a Stream B MDS, máquina de quadrícula e fita de borda, enquanto o Winner W4 foi emparelhado com a máquina de um lado Stream A, para fitas de borda. O W4 também estava disponível emparelhado com a serra de painel Selco WN 6 e o X-Feeder, dispositivo de carregamento automático compacto e ergonômico que se adapta facilmente às configurações de produção, maximizando a produtividade com espaço menor. O X-Feeder adapta-se automaticamente a diferentes formatos de painel, devido ao posicionamento automático de suas ventosas.

O robô Sorter também esteve exposto, solução funcional para linhas de lote, já que organiza painéis na sequência correta de acordo com o processo solicitado. Durante a feira esteve em exibição junto ao Insider M, máquina de furação que permite o trabalho nas seis faces do painel em uma única etapa.

BiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesseBiesse


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile