Bicicleta que gera energia une escola e setor moveleiro

Fabricante Modecor doou bicicleta que gera energia para a primeira feira de ciências de escola de Eunápolis (Ubá)

Publicado em 4 de outubro de 2018 | 16:41 |Por: Luis Antônio Hangai

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Uma feira de ciências, na cidade de Eunápolis (BA), aproximou o setor moveleiro do ensino escolar. Dentre os destaques apresentados pelos alunos da Escola Municipal Rotary III no fim de setembro, uma bicicleta que gera energia chamou atenção. A estrutura da bike estática foi fabricada pela Modecor – empresa produtora de móveis em aço sediada no polo de Ubá (MG) – e adaptada para gerar e armazenar eletricidade por um dos fundadores da empresa, Michel Pires.

A Modecor doou a bike após o professor Valdemar Neto fazer contato com a empresa: ele estava em busca de um projeto que exemplificasse e unisse leis da física e sustentabilidade durante a primeira feira de ciências da escola. Pires já havia publicado no YouTube um vídeo sobre como fazer uma bicicleta que gera energia, e o seu alinhamento com questões ecológicas e esportivas, mais a iniciativa do professor, aproximaram empresa e instituição.

Pires concebeu a ideia da bicicleta para melhorar os treinos e, de quebra, alimentar alguns objetos eletrônicos de sua casa com energia renovável. Ciclista, ele se exercitou, no próprio projeto, para a travessia dos Andes, na qual pedalou entre as cidades de Santiago (Chile) até Mendonza (Argentina).

“Fiz a bicicleta, há dois anos, justamente para treinar. Então resolvi acoplar um alternador automotivo, e começou a gerar energia, mas só em movimento. Com isso já pedalava e ligava televisão e o ventilador. Depois criamos uma bicicleta com intuito de doá-la para quem não tivesse energia em casa. Desta vez já com uma bateria e transformador automotivos que permitem manter ligadas lâmpadas, televisão, ventilador, chuveiros, etc.”, explica Pires.

A bicicleta que gera energia elétrica, usada durante 30 minutos, já produz cerca de 4 horas de autonomia para um conjunto de lâmpadas de led, além sustentar ligados televisores, ventiladores, chuveiros, etc. Todo o trabalho de solda e instalação elétrica do equipamento se deu na fábrica da Modecor. Segundo Pires, doá-lo à escola de Eunápolis retifica o aspecto social da empresa, que também apoia instituições como asilos e a Apae.

Levamos uma ideia ecológica, de produção de energia limpa, e também apresentamos uma forma de economizar na conta de luz

A bicicleta que gera energia gera também conhecimento aos alunos. Conforme Pires, “levamos uma ideia ecológica, de produção de energia limpa, e também apresentamos uma forma de economizar na conta de luz. Mostramos também que, enquanto empresa do setor moveleiro, não nos preocupamos apenas com lucro e produção, mas que também estamos envolvidos com a sociedade. Na fábrica da Modecor, temos uma área de 180 mil metros quadrados, mas 40% toda reflorestada: 5 mil árvores frutíferas e 5 mil arvores nativas”, conclui o empresário.


Os comentários estão desativados.

eMobile