Artecola comemora 70 anos de atuação no setor moveleiro

Durante o ano, ações com diferentes públicos irão marcar as sete décadas de existência da indústria química

Publicado em 4 de maio de 2018 | 17:35 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Artecola está completando, em 2018, sete décadas de atuação no setor moveleiro. Por meio da integração entre acionistas e colaboradores e familiares, a empresa comemora amanhã (05/05) a data festiva na matriz localizada em Campo Bom (RS). Os 70 anos de fundação é um marco alcançado por menos de 0,4% das empresas brasileiras de acordo com dados apurados pelo Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante o ano serão realizadas outras atividades para celebrar o aniversário da fabricante de adesivos para o setor moveleiro e outros segmentos. “Nos destacamos pela inovação e sustentabilidade e para isso contamos com uma equipe qualificada, formada por pessoas que acreditam no que fazem e escrevem conosco essa longa história empresarial. É uma data muito significativa, que fazemos questão de festejar junto a funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, agradecendo pela parceria que temos nestes 70 anos”, afirma o presidente-executivo, Eduardo Kunst.

Divulgação Artecola

Setor moveleiro

Presidente executivo da Artecola Química, Eduardo Kunst

Na atual estrutura, a Artecola conta com três áreas de negócios. A primeira é a de indústria, com adesivos e laminados especiais para aplicações nos mais diversos setores como calçadista, papel e embalagem, automotivo, construção civil, além do setor moveleiro. O segundo é a área de consumo no qual com a marca Afix, oferece um portfólio completo em soluções para construir e reformar. Por fim, a área de extrusão, com produtos diferenciados e de alta performance que incorporam fibras naturais na composição.

No Brasil, a marca mantém unidades no Rio Grande do Sul, São Paulo e na Bahia, e emprega cerca de 300 colaboradores. Com uma rede internacional, atua em 18 países da América Latina. Em meio a um dos momentos mais emblemáticos destas sete décadas, a empresa segue com a visão para em 2022 ser referência em soluções diferencias, sustentabilidade e sólida reputação. “Nós da Artecola, existimos para criar valor com soluções diferenciadas, promovendo o desenvolvimento sustentável e facilitando a vida dos clientes. Estamos fortemente alinhados a esse princípio, com muita determinação e confiança nos novos rumos da organização”, reforça Kunst.

História de superação da fornecedora do setor moveleiro

Há três gerações a frente da Artecola Química, a família Kunst tem uma história de superação em meio a algumas dificuldades passadas. Em 1948, para criar a então Fábrica de Tintas e Colas, o que depois virou a Artecola, o fundador Francisco Xavier Kunst vendeu o único bem que possuía para ter capital e se associar a Albano Adams: a casa onde morava com a esposa e cinco filhos, em Novo Hamburgo (RS). O empresário era dono da Calçados Adams, onde Xavier trabalhava e que se tornaria o principal cliente do novo negócio.

– Farben anuncia investimentos em evento de comemoração de 25 anos

Dois anos depois, a Calçados Adams faliu, precisando de um esforço maior da família Kunst para manter a empresa de pé. A dedicação de Xavier e sua família, garantiu o crescimento da Artecola nesses 70 anos. “Passamos a atuar em novos mercados, investimos em inovação, buscamos a vivência internacional para qualificar nossos produtos e gestão, abrimos espaço para novos talentos e apoiamos o desenvolvimento de nossa gente. Enfim, são anos e anos de muito trabalho que nos levaram a ser um dos principais players de capital local na América Latina, em nosso segmento”, detalha Eduardo Kunst.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile