Artecola apresenta tecnologia para acabamento laqueado

Novidade tem a vantagem do visual superior com a facilidade de se trabalhar com chapas laminadas, garantindo design diferenciado a móveis em qualquer material

Publicado em 30 de Março de 2017 | 15:00 |Por: Paulinne Giffhorn

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Artecola Química apresenta ao mercado um novo produto para o setor moveleiro na Fimma Brasil 2017. Trata-se de uma nova tecnologia em ABS, 100% reciclável, que proporciona acabamento superior a móveis fabricados em qualquer material, desde aglomerados até MDP e MDF. “O novo produto oferece o aspecto da laca com a facilidade de manuseio de um material laminado”, destaca o gerente de negócio/extrusão, Fábio Mondardo.

As novas chapas de ABS são especialmente desenvolvidas para painéis de portas de móveis. Podem ser produzidas em versão brilho ou fosca, com uma grande variedade de cores. “O material será utilizado pelos fabricantes de chapas, mas fazemos questão de apresentá-lo à indústria moveleira porque esse setor será fortemente impactado pelas possibilidades que a inovação representa”, diz o gerente. “Esta nova tecnologia proporciona muitas novas possibilidades em design e valor agregado, o que dará importantes vantagens competitivas a quem usar esse tipo de acabamento”, complementa Mondardo.

Divulgação Artecola Química

Artemelt 1847, da Artecola

Artemelt 1847 – segundo lugar no Prêmio Inovação

O negócio extrusão da Artecola Química oferece outros materiais para a indústria moveleira. Um exemplo é a linha Ecofibra, produzida em polipropileno com fibras vegetais e 100% reciclável. Com o visual da madeira e a resistência à umidade de chapas plásticas, o produto é indicado para fundos de gaveta e de armários, especialmente para áreas úmidas. “Temos um portfólio que reúne produtos para painéis, divisórias, portas, acrílicos e itens decorativos”, enumera o gerente.

Participação
“Participamos desde a primeira edição e nossa presença reforça o compromisso que temos com o mercado moveleiro, no qual atuamos há mais de 50 anos”, diz a Diretora Executiva da Artecola Química, Lisiane Kunst.

Para marcar essa relação de confiança, a empresa destaca produtos para diversas aplicações, atendendo boa parte das necessidades das indústrias moveleiras. São adesivos para colagem de fitas de borda, para colchões, para colagem de painéis, para fabricação de fios impregnados, e até mesmo produtos para fabricação de tinta à base d´água, entre várias outras opções do portfólio da Artecola Química.

“Somos especialistas em adesivos para o setor. Nosso estande oferece as especialidades que desenvolvemos ou aprimoramos a cada ano, e que receberam importantes prêmios, como o Fimma de Inovação, em 2015”, ressalta o gerente de mercado, Sérgio Ricardo Ritterbusch.

6ª colocação no Ranking FDC

Além das linhas para a indústria, a Artecola Química oferece linhas de produtos específicas para marcenaria. “Elas estão em destaque no Espaço do Marceneiro. Temos formulações específicas e tamanhos de embalagem adequados às demandas desse segmento”, informa o gerente de negócio/indústria, Sérgio Smidt. Veja detalhes de alguns produtos apresentados pela empresa no evento.

Artemelt 1847/1 HP: Adesivo hot melt de alto rendimento, indicado para colagem de todos os tipos de fita de borda. Oferece excelente relação custo x benefício, reduz praticamente a zero os problemas de devolução por descolagem e diminui também o consumo de adesivo nos processos, com rendimento até 70% superior. Com isso, além de consumir menos adesivo, a indústria moveleira economiza em paradas de máquina, limpeza de coleiros e perdas por carbonização do adesivo.

Techincol 3150: Aquoso com resistência certificada em nível D3 da norma DIN EN 204/205, indicado para todo tipo de processo e com todo tipo de secagem.

Artemelt 7401/3: Hot melt PSA para colchões, com excelente tack e coesão, e que elimina o solvente da fábrica. Esse detalhe diminui consideravelmente riscos de incêndios e reduz custos com EPIs.

PUR 351: Estrutural para painéis, com alta performance de colagem e alta resistência mecânica, térmica e à umidade. É indicado para aplicação em portas e janelas, rodapés e parquets, bancos, cadeiras e móveis, assim como em painéis para construção e madeiras em geral. Nível de resistência D4–DIN/EN 204.

Artecol PVA 1901: Desenvolvido para fabricação de tinta à base de água.

Régia XR 2030: Adesivo solvente sem tolueno, indicado para montagem de colchões e estofados, não propaga a hidrólise dos materiais quando utilizado em laminados sintéticos).

Artemelt PA 8100: Poliamida, se destina à fabricação de fios impregnados que posteriormente serão utilizados no processo de junção de lâminas de madeira.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile