Artecola Química aumenta fábrica em Caxias do Sul e sela parceria

Marca se movimenta para garantir maior produção do Rio Grande do Sul e oferta de tecnologias inéditas

Publicado em 9 de outubro de 2017 | 17:51 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Artecola Química está trilhando importantes passos na área de extrusão, negócio da empresa que atua com plásticos e laminados especiais para diversos mercados, incluindo o setor moveleiro. A parceria com a austríaca Senoplast, que é referência mundial em tecnologia de co-extrudados para os segmentos automotivo, moveleiro e sanitário, é um dos avanços. O outro é a ampliação da fábrica de Caxias do Sul (RS), que passará de uma para três linhas de produção até 2018. “Com isso, estaremos com um importante portfólio de produtos e teremos a planta com maior capacidade produtiva em laminados co-extrudados do estado”, destaca o diretor-executivo da indústria, Evandro Kunst.

Parceria tecnológica

A aproximação com a Senoplast está começando com uma parceria comercial. “Traremos produtos que hoje não existem no mercado brasileiro em termos de qualidade e diferenciação tecnológica, como chapas em ABS/PMMA que não necessitam de acabamento ou pintura no processo posterior de termoformagem”, informa o gerente do negócio extrusão, Fabio Mondardo.

– Guararapes adquire centro de distribuição para atender regiões Norte e Nordeste

Os reflexos em tecnologia também serão percebidos pelo mercado com a oferta de novos materiais para agregar valor aos produtos finais dos clientes. “A parceria com a Senoplast cria a possibilidade de sermos a primeira empresa no Brasil a dominar a tecnologia de co-extrusão em cinco camadas”, ressalta Mondardo. A técnica permite a fabricação de chapas com alto brilho e maior resistência a intempérie, risco e temperatura, entre outros aspectos. “Podemos combinar nas cinco camadas diversos tipos de materiais plásticos, agregando redução de custo com aumento de performance para os produtos acabados de nossos clientes”, explica o gerente.

Fundada em 1956, a Senoplast tem sede em Piesendorf, na Áustria, e produção também em Querétaro, no México. São mais de 50 mil toneladas por ano de folhas de plástico e filmes inovadores e de alta qualidade feitos de matérias-primas ABS, ABS/PC, PC, ASA, PMMA e OS.

Maior do Rio Grande do Sul

Com a ampliação, a Artecola, segundo a companhia, se torna a maior planta de co-extrudados do Rio Grande do Sul. São linhas que estavam na unidade do Paraná e estão migrando para o Rio Grande do Sul por estratégia competitiva, permitindo a ampliação da capacidade produtiva e ganhos de logística. Para absorver a mudança, a sede em Caxias do Sul irá para novo endereço. Ao todo, são nove linhas em operação, entre Brasil e México, preparadas para produzir mais de 1,5 mil toneladas por mês.

O negócio Extrusão da Artecola atua com plásticos e laminados especiais para aplicação no setor moveleiro, além dos dos mercados automotivo, de banheiras, chapas de acrílico, telhas, brinquedos, malas e acessórios, comunicação visual e painéis de sinalizações, interiores de ônibus e motorhome, construção civil, refrigeração, entre outros.

Produtos

A Artecola Química atua com produtos que vão desde partes de automóveis e de calçados, tecnologias para construção de casas, adesivos para consumidor final e para colagem das mais diferentes aplicações (fraldas, móveis, cadernos, roupas, embalagens congeladas, entre muitos outros exemplos). Com quase 70 anos de história, a empresa apresenta o segundo maior Market Share da América Latina e lança mais de 100 novos produtos por ano.

– Produção do setor moveleiro cresce 12% em relação a agosto de 2016

A Artecola é considerada a 6ª empresa brasileira mais internacionalizada (Ranking da Fundação Dom Cabral). Opera com 11 plantas produtivas no Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, bases de onde se estende para 23 países na América Latina. Também é referência em inovação: entre os destaques, é vencedora do Prêmio Finep de Inovação e está entre as 22 selecionadas para integrar o livro “Inovar é Criar Valor”, lançado pelo MEI (Movimento Empresarial pela Inovação).

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook