Interprint promove festival de design de interiores

Inovador “Hub – Interprint Interior Festival”, acontece em 14 de novembro no icônico edifício Sanaa, em Essen, na Alemanha

Publicado em 14 de novembro de 2018 | 13:45 |Por: Cleide de Paula

Promovido pela multinacional alemã líder mundial em design de decors Interprint, com moderna fábrica para a América Latina instalada no Brasil, Festival HUB é o encontro do design de interiores com a arquitetura, a arte, a tecnologia e a ciência, com nomes como Raphael Gielgen, da Vitra, e Eva Marguerre e Marcel Besau, do Studio Besau Marguerre

O quanto indústria, produção, design e tendências se combinam? Na contemporaneidade, pode-se afirmar que estas áreas se inter-relacionam intensamente e se encontral no “HUB – Interprint Interior Festival” . Um festival reunindo os conceitos mais avançados e tendências em design de interiores, mobiliário e áreas afins, como arte, ciência, indústria e arquitetura – esta é a inovadora proposta do Festival HUB, com edição de estreia realizada nos dias 14 e 15 de novembro na histórica e também moderna cidade de Essen, na Alemanha, pela Interprint, multinacional líder mundial em design de decors. O local escolhido para realização do primeiro Festival HUB é o icônico Edifício SANAA, patrimônio mundial da Unesco.

Conheça os décors da Interprint para o revestimento de móveis

Entre os palestrantes convidados, estarão presentes:

– Raphael Gielgen, trendscout and diretor de pesquisa em design para a Vitra;

– Eva Marguerre e Marcel Besau, fundadores do prestigiado estúdio interdisciplinar Besau Marguerre;

– Barbara Busse, diretora-geral do consagrado estúdio Future+You e professora de Design Thinking na universidade FH Osnabrück;

– Timo Rieke, professor de Colour Design na respeitada universidade de artes e ciências aplicadas HAWK;

– Antonia Schmitz, do blog Craftifair (www.craftifair.com);

– Salvatore Figliuzzi, diretor de marketing e design da Interprint, e os designers Maurizio Burrato e Daniel Heitkamm, do design team da Interprint.

“Além de recebermos clientes de todo o mundo, estamos muito orgulhosos de que clientes da América Latina também estarão presentes. Nestes dois dias, esses clientes terão a oportunidade de interagir com pessoas de diferentes lugares e, desta forma, eles poderão levar consigo experiências multiculturais sobre o design”, assinala Lourdes Manzanares, diretora comercial e de marketing da Interprint do Brasil.

As empresas parceiras da Interprint na realização da primeira edição do evento são: Technocell Dekor, Continental, Rehau, Hueck Rheinische, Sesa, FLAI, MKT e Arcade.

Sobre a Interprint

Multinacional alemã líder no mercado de papéis decorativos, atua como fornecedora da indústria de painéis de madeira e mobiliário. Os papéis decorativos da Interprint decoram peças de mobiliário, pisos e acabamentos internos. É considerada referência mundial em design e inovação nos segmentos de arquitetura, design e interiores. Sob a direção de Lourdes Manzanares na área comercial e de marketing, a Interprint está presente no Brasil desde 2011, quando inaugurou seu escritório comercial no país. E, desde o segundo semestre de 2015, com a mais moderna fábrica na região, instalada em São José dos Pinhais (PR), atendendo toda a América Latina.

Painellistas do HUB Interprint Interior

Painelistas do primeiro HUB Interprint Interior Festival, em 14 e 15 de novembro no Edifício SANAA, em Essen, na Alemanha

 

 

Tintas Farben recebe prêmio Top de Marketing

Indústria receberá a premiação da ADVB/SC no dia 28 de novembro, em Florianópolis

Publicado em 13 de novembro de 2018 | 18:00 |Por: Ricardo Heidegger

A Tintas Farben está entre as empresas Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) de 2018. A empresa foi premiada na categoria indústria com o case Campanha de Prêmios – Copa Farben 25 anos, ação comercial direcionada a revendas e lojistas. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada em Florianópolis, no dia 28 de novembro.

A ADVB/SC premiou 18 empresas catarinenses com o Top de Marketing, sendo a Tintas Farben a única da região Sul do Estado a receber o reconhecimento. Em 2018, a empresa também recebeu o prêmio Top Móbile, como a segunda marca de tintas mais lembrada pela indústria moveleira.

Com 25 anos de atividades completados em 2018, a Tintas Farben realizou uma série de atividades comemorativas, entre elas a ação comercial voltada aos profissionais de revendas e lojistas clientes da empresa. A promoção premiada não foi a única na estratégia comercial para celebrar os 25 anos. Houve participação em feiras e mostras, convenção de vendas especial, realização de um circuito de workshops para arquitetos e designers, além de eventos internos e para a comunidade.

A Tintas Farben também anunciou em 2018 o investimento de R$ 25 milhões nos próximos dois anos para alcançar os resultados esperados até 2022. Os recursos serão aplicados em uma nova unidade de produção de thinner, na remodelação do layout da fábrica de tintas na matriz, na ampliação da capacidade da fabricação de resina, em ações voltadas ao ambiente de trabalho, na melhoria da eficiência logística e na implantação de uma unidade fabril fora do país.

– Grossl comemora 36 anos de atuação no mercado de adesivos e abrasivos

Fundada pelo empresário Jayme Antônio Zanatta no ano de 1993, a Farben é uma empresa familiar que produz tintas para os segmentos moveleiros, automotivo repintura e industrial. Com matriz em Içara, no Sul de Santa Catarina, a empresa possui 420 funcionários e três filiais para atender o mercado nacional e internacional.

(com informações de assessoria)

Schattdecor é eleita uma das melhores empresas na gestão de pessoas

Empresa foi reconhecida pelo ranking Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas

Publicado em 13 de novembro de 2018 | 16:10 |Por: Ricardo Heidegger

A Schattdecor, multinacional alemã especialista em superfícies, foi eleita como uma das melhores empresas do Brasil na gestão de pessoas. A empresa conquistou o 5º lugar no ranking Valor Carreira – As Melhores na Gestão de Pessoas, anuário desenvolvido pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Mercer, que mede o índice de engajamento e prosperidade dos funcionários das principais empresas do país. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na noite de ontem (12/11), em São Paulo.

A empresa alemã, uma das lideres mundiais na impressão de papéis decorativos, possui mais de dois mil colaboradores distribuídos em 15 fábricas e sete escritórios de representação. No Brasil, a Schattdecor conta com uma equipe com aproximadamente 200 colaboradores, que atuam em duas unidades de produção, a de Impressão e a de Impregnação.

Apesar das distâncias geográficas e diferenças culturais entre os países em que está presente, a empresa mantém uma filosofia única baseada em uma cultura empresarial fundamentada nas pessoas e em valores como honestidade, igualdade e lealdade.

De acordo com a gerente executivo administrativo e financeiro da Schattdecor, Carla Mendes, cuidar bem dessas pessoas mantém a filosofia da empresa sempre viva, gera confiança e, consequentemente, garante a continuidade do negócio. “Por isso, participar de uma pesquisa como o Valor Carreira valida tudo que ouvimos diariamente de nossos colaboradores em diferentes situações. Além disso, nos faz refletir de forma mais específica sobre o que ainda pode ser melhorado”, ressalta.

A profissional conta que os índices de engajamento interno da Schattdecor também revelam um cenário que corresponde com as políticas de gestão empregadas, já que 98% do time de colaboradores sente muito orgulho em fazer parte da empresa.

Essas avaliações de relacionamento com a empresa, seja internamente ou por meio de pesquisas como esta do anuário, oferecem um panorama da organização. “Os resultados internos foram surpreendentes. Isso demonstra que a base da nossa filosofia está cada vez mais sólida e é a chave do nosso sucesso. Como diz nosso fundador, Sr. Walter Schatt, é preciso gostar de pessoas e é isso que têm nos impulsionado até aqui”, conclui Carla.

– Sayerlack apresenta tendências de cores para Primavera/Verão 2019

Na 16ª edição, o anuário Valor Carreira 2018 premiou as 35 melhores empresas na gestão de pessoas. A pesquisa foi realizada em parceria com a consultoria Mercer e apresentou uma nova metodologia de pesquisa que avalia vários aspectos da gestão de pessoas, indo além do clima organizacional. A nova abordagem, inédita no mercado, mede não apenas o nível de engajamento, mas também a experiência do funcionário, o desempenho da equipe, a responsabilidade da liderança e a cultura da empresa.

(com informações de assessoria)

Grossl comemora 36 anos de atuação no mercado de adesivos e abrasivos

Celebração de aniversário homenageou os colaboradores e parceiros da empresa

Publicado em 13 de novembro de 2018 | 10:15 |Por: Ricardo Heidegger

Neste ano, a Grossl, empresa catarinense de soluções em adesivos e abrasivos, completou 36 anos de história. No decorrer dos anos, a empresa consolidou importantes parcerias com fornecedores como Franklin International, Ekamant, Starcke, Dronco e a recente nomeação como importador oficial da marca americana Dynabrade. Em 2018 a empresa intensificou seu trabalho na região Sudeste do Brasil, onde conquistou um crescimento de 61% em suas vendas na região e também fortaleceu a sua participação na região Sul, expandindo as suas vendas totais em 22%.

Para a comemoração do aniversário, a Grossl realizou uma programação especial junto aos colaboradores e demais membros da organização. Foi promovido um almoço e cada colaborador ganhou uma camiseta alusiva à data. Além disso, a empresa fez a entrega de presentes para os funcionários mais antigos, alguns com mais de 30 anos dedicados à empresa.

“Ao longo destes 36 anos, nossa empresa cresceu muito e, uma parte essencial dessa história são os profissionais que compartilham conosco o orgulho de pertencer à Família Grossl. O que se construiu nestes anos vai muito além da história de uma empresa, na verdade são histórias das pessoas que ao longo deste tempo estão ao nosso lado, nos ajudando a sedimentar nosso caminho”, observa o vice-presidente, Sergio Luiz Jankowski.

O vice-presidente ressalta ainda que, a cada aniversário celebrado, a empresa comemora o êxito de uma superação em um mercado cada vez mais competitivo, que exige que as empresas se reinventem continuamente, dispondo de curiosidade e vontade na busca por tecnologias inovadoras e novas alternativas. Além disso, a empresa acompanha as principais tendências e novidades do mercado e realiza treinamentos constantes aos seus colaboradores.

– Momentive destaca produto para setor moveleleiro e cholchoeiro na Feipur 2018

“Dedicamos nossa história na busca pelo aprimoramento constante, objetivando abraçar as oportunidades e oferecer o que há de melhor no mercado, o que vem nos proporcionando sucesso até os dias de hoje. Todo esse esforço vem sendo reconhecido pelos clientes e fornecedores”, finaliza Jankowski.

(com informações de assessoria)

Sayerlack apresenta tendências de cores para Primavera/Verão 2019

Lacas em cores vivas associadas às clássicas refletem a tendência desta estação para quem quer pintar ou laquear os móveis de madeira

Publicado em 12 de novembro de 2018 | 16:53 |Por: Ricardo Heidegger

A cada estação, com o Sayersystem, a Sayerlack absorve as tendências e lança novas tonalidades de lacas para que os móveis acompanhem as cores divulgadas pela equipe da Pantone Color Institute. Desta maneira, já estão disponíveis as tonalidades que serão os destaques da temporada de Primavera e Verão/2019 nas lacas com acabamento brilhante, acetinado, microtexturizado e até com efeito metalizado.

A nova cartela de cores reflete o desejo de encarar o futuro com cores vivas e fortes, que proporcionam confiança para quem deseja pintar ou laquear os móveis. O foco da escolha dos tons da Sayerlack é de proporcionar alegria, levando para um caminho de combinações criativas e inesperadas. O leque das tendências para a Primavera/Verão 2019, presentes no sistema, é composto por 12 cores principais e quatro neutras clássicas.

As cores refletem autenticidade, fator essencial para diferenciar e personalizar os projetos de interiores e os móveis com as lacas da Sayerlack. O Sayersystem está disponível nos distribuidores autorizados em todo o Brasil. Por meio deste sistema tintométrico é possível produzir lacas na cor desejada e na quantidade necessária para qualquer projeto de mobiliário.

Estar na vanguarda tecnológica e acompanhar a evolução da indústria moveleira e do mercado de transformação da madeira em 50 anos de atuação é motivo de orgulho para a Sayerlack, seus colaboradores, parceiros e clientes no mundo todo.

– Câmara dos deputados aprova desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro

O aprendizado deste período resultou em inúmeras inovações e em uma marca reconhecida, valorizada e presente em mais de 90 países. Esse fato motiva a empresa a buscar sempre mais, ir além e pensar nas soluções e tecnologias para preservar, tratar, enriquecer e tornar ainda mais belas as madeiras que fazem parte da vida das pessoas, hoje e nos próximos anos.

(com informações de assessoria)

Senado aprova desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro

Documento segue agora para votação no senado, o que deve acontecer na próxima semana

Publicado em 12 de novembro de 2018 | 14:00 |Por: Portal eMobile

Após esforços contínuos da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Senado aprovou, na tarde desta quinta-feira (8), a medida provisória MP 843/2018 para, novamente, a desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro.

O documento segue agora para votação no senado, o que deve acontecer na próxima semana. Com isso, o setor moveleiro volta a ter o incentivo de desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2020, como previa a Medida Provisória inicial, mas que sofreu alterações no meio deste ano pelo presidente da república, Michel Temer.

O presidente da Abimóvel, Daniel Lutz, que militou pelo assunto diretamente em Brasília, conta que o tema foi recolocado em pauta após um esforço da entidade junto ao governo, tanto no legislativo, com os deputados, quanto no executivo, com a Casa Civil, para mostrar a importância que a medida tinha para o setor moveleiro.

Divulgação Abimóvel

Abimóvel e Indústria Moveleira

Presidente da Abimóvel, Daniel Lutz

“A desoneração da folha de pagamento é muito importante para a indústria moveleira, principalmente, para as empresas exportadoras que precisam muito desse incentivo para continuar mantendo os postos de trabalho. Porque isso é vital para a indústria moveleira nós batalhamos forte par conseguir a aprovação dessa medida”, pontua Lutz.

Produção moveleira recua

Em junho deste ano, logo após o setor ter sido retirado dos grupos beneficiados pela desoneração, a indústria moveleira, por meio de lideranças empresárias e da Abimóvel, conseguiu uma reunião direta com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, ocasião em que apresentou o ponto de vista das empresas do ramo e iniciou as tratativas para reverter a reoneração.

“A gente conscientizou o governo da importância disso para a manutenção dos empregos do setor, e isso foi bem explicado para vários parlamentares, para o relator da MP, para o ministro da Casa Civil. Tivemos bastante apoio das bases parlamentares que tem mais ligação com o setor moveleiro, conseguimos fazer essa conscientização e acredito que vamos conseguir aprovar essa medida também no senado”, detalha o presidente da Abimóvel.

Duratex registra lucro líquido recorrente de R$ 61,6 milhões no terceiro trimestre

Companhia apresentou Ebitda ajustado e recorrente de R$ 209,6 milhões no período e no acumulado do ano, crescimento foi de 15,2% em relação a 2017

Publicado em 8 de novembro de 2018 | 9:39 |Por: Ricardo Heidegger

A Duratex anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2018. No período, a companhia registrou lucro líquido recorrente de R$ 61,6 milhões, um aumento de 17,8% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Já em receita líquida consolidada o valor foi de R$ 1,5 bilhão, 48,4% superior ao que foi registrado no mesmo período de 2017, ressaltando que, desse montante, R$ 235,1 milhões referem-se à venda de ativos biológicos na segunda tranche da operação com a Suzano Papel e Celulose.

A companhia destaca que o crescimento da receita no mercado interno é reflexo do aumento do volume de vendas das Divisões Madeira e Deca, da incorporação dos resultados da divisão de revestimentos cerâmicos e de reajustes de preços aplicados.

O Ebitda ajustado e recorrente, ou seja, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi de R$ 209,6 milhões no período. Esse valor desconsidera o resultado apurado na venda de terras e florestas para suzano papel e celulose. No acumulado de 2018, o Ebitda foi de R$ 611,7 milhões, um crescimento de 15,2% em relação ao ano anterior. Já os investimentos neste terceiro trimestre totalizaram R$ 108,7 milhões, destinados principalmente para sustentação das operações fabris e florestais.

No mercado externo, a companhia apresentou receita de R$ 274,2 milhões no trimestre, sendo R$ 145,7 milhões provenientes das exportações a partir do Brasil e 128,5 milhões das operações da Duratex Colômbia. A participação do mercado externo na composição de receitas da companhia atingiu o patamar de 18,1% no trimestre.

O lucro líquido recorrente no terceiro trimestre foi de R$ 61,6 milhões, um crescimento de 17,8% comparado ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2018, o lucro líquido recorrente foi de R$ 119,9 milhões, evidenciando um crescimento de 77,0% em relação ao ano passado. Considerando efeitos não recorrentes, o lucro líquido acumulado do ano foi, até o momento, de R$ 575,8 milhões.

“O ritmo da economia continua crescente, porém de maneira mais gradual do que era esperado no início do ano. O trabalho da Duratex no terceiro trimestre foi dar sequência na estratégia de manter a companhia em patamar de competitividade, por meio da desalavancagem financeira, foco em gestão e cultura organizacional”, afirma o diretor de administração, finanças e relações com investidores da Duratex, Henrique Haddad.

O executivo destaca ainda que o sistema de gestão Duratex, principal ferramenta para gestão de rentabilidade, permaneceu em destaque no trimestre com a continuidade de seu constante aperfeiçoamento. Esse modelo de gestão, com sua disciplina e metodologia, está expandindo o escopo de atuação dentro da organização, como, por exemplo, a inclusão de aspectos socioambientais, de saúde e de segurança de trabalho.

A companhia continua avançando na jornada de transformação cultural, fortalecendo uma nova forma de encarar seus negócios. Com o objetivo de estimular uma cultura organizacional mais focada em resultados, a Duratex está investindo em inovação e tecnologia, para sustentar o crescimento das operações.

Resultados da Duratex por divisão de negócios

O desempenho da divisão de revestimentos cerâmicos, que opera sob a marca Ceusa, foi um dos grandes destaques do terceiro trimestre de 2018. O incremento de vendas ocasionado pela recuperação de volumes não expedidos em trimestres anteriores, aliado a uma gestão consistente das operações, alavancou os resultados do negócio. O crescimento de receita líquida acompanhou o crescimento de volumes, resultando em um total de R$ 55,4 milhões, um patamar elevado dada a capacidade disponível de produção do negócio.

A Divisão Madeira teve crescimento de volumes no trimestre, por conta da retomada gradual da demanda por painéis no mercado e ganho de market share em algumas categorias. Os volumes da divisão apresentaram crescimento de 25% em relação ao apresentado no mesmo período do ano passado, totalizando uma expedição de 768,2 mil metros cúbicos de painéis.

A receita líquida do trimestre foi de R$ 1,1 bilhão, aumento de 61,3% em relação ao terceiro trimestre de 2017. Essa alta foi fortemente influenciada pela demanda crescente por painéis no mercado local e a continuidade do ritmo de crescimento do programa de exportações.

– Câmara dos deputados aprova desoneração da folha de pagamento para o setor moveleiro

Na Divisão Deca, os números do trimestre também registraram crescimento nas vendas. Os volume vendidos apresentaram crescimento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 6,9 milhões de peças. A receita líquida no terceiro trimestre de 2018 foi de R$ 406,9 milhões, representando um crescimento de 10,5% em relação ao terceiro trimestre de 2017 e 8,7% em relação ao segundo trimestre de 2018. A evolução positiva da receita sinaliza uma melhora em relação ao ao início de 2018, apesar do cenário ainda pressionado por conta da alta no custo de insumos.

(com informações de assessoria)

Momentive destaca produto para setor moveleleiro e cholchoeiro na Feipur 2018

Visitantes da feira poderão conhecer detalhes sobre as características inovadoras dos aditivos de poliuretanos da linha

Publicado em 6 de novembro de 2018 | 17:02 |Por: Ricardo Heidegger

A Momentive marca presença na Feiplar Composites & Feipur 2018, que inicia hoje e segue até 08 de novembro, no Expo Center Norte (Pavilhão Verde), na zona norte de São Paulo. No estande da empresa, os visitantes poderão obter mais informações sobre as características inovadoras dos aditivos de poliuretanos da linha Niax.

Os produtos foram desenvolvidos pela empresa para aplicação em espumas flexíveis, rígidas, moldadas e microcelulares. “Essa linha vem se consolidando a cada ano no mercado mundial e brasileiro de poliuretanos, pois possibilita aos fabricantes desenvolver produtos de excelente qualidade, que atendem às normas e especificações do setor”, afirma o executivo de contas de uretanos da Momentive, Celso Trasferetti.

O aditivo Niax L-595, por exemplo, é um silicone surfactante de alta eficiência que melhora as características de distribuição de densidade ao longo do bloco (topo e fundo), proporcionando assim um melhor gradiente de passagem de ar, dureza e resiliência na espuma flexível.

Os aditivos de poliuretanos da linha Niax possuem uma ampla gama de aplicações nos setores moveleiros e colchoeiro, automotivo e industrial, na construção civil, em estofamentos em geral, equipamentos esportivos, isolamentos térmicos e acústicos, entre outros. Para assegurar a excelência dos aditivos, a empresa conta com laboratórios e equipamentos de ponta, além de uma equipe especializada no controle de qualidade. “Também oferecemos amplo suporte técnico aos clientes no desenvolvimento de formulações e avaliações de propriedades físicas das espumas de acordo com as principais normas do setor”, acrescenta Trasferetti.

“Além de produzirmos localmente nossa linha de aditivos Niax*, seguimos investindo em laboratórios e engenheiros de aplicação de campo. Dessa forma, mantemos o nível de excelência em suporte técnico, colaborando com os nossos clientes em suas necessidades e reforçando o compromisso da Momentive com o crescimento da indústria no Brasil”, complementa o executivo e gerente geral da Momentive na América Latina, Paulo Vianna.

Atuando no setor de silicones e derivados, a Momentive Performance Materials Inc. está localizada em Itatiba, na região de Campinas, interior de São Paulo. A unidade conta com capacidade instalada para a produção de silicone industrial e seus derivados para os segmentos de tintas, adesivos, aditivos de uretanos,  cosméticos e cuidados pessoais, têxtil, agricultura, construção civil e especialidades para a indústria automobilística.

– Fimma Brasil 2019 abre credenciamento para visitantes

Nos últimos anos, a Momentive se preparou para a recuperação da economia brasileira, investindo em capacidade, tecnologia, inovação e infraestrutura. Recentemente, a empresa concluiu, por exemplo, o processo de ampliação e modernização de sua unidade fabril em Itatiba.

(com informações de assessoria)

Prêmio de Design Movelpar estimula fabricantes rumo à cultura da inovação

Premiação com inscrições abertas até o dia 18 de dezembro deste ano ocorrerá em paralelo à Movelpar com foco na originalidade do produto

Publicado em 6 de novembro de 2018 | 16:03 |Por: Luis Antônio Hangai

Nesta terça-feira (6) foi lançada oficialmente a primeira edição do Prêmio de Design Movelpar. O projeto que está integrado ao principal evento moveleiro do polo de Arapongas (PR) – agendado para os dias 18 a 21 de março de 2019 – visa reconhecer a produção criativa das indústrias e marcenarias expositoras da Feira de Móveis do Estado do Paraná (Movelpar). As inscrições estarão abertas a partir do dia 18 de novembro e seguem até 10 de janeiro de 2019.

O prêmio é uma articulação entre o Expoara Centro de Eventos (local que tradicionalmente abriga a Movelpar), a Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), Agência de Promoção de Exportação do Brasil (Apex-Brasil) e Centro Brasil Design. O objetivo é que a premiação ocorra a biênio, sempre em paralelo à feira de móveis do norte paranaense.

Relembre os destaques da Movelpar 2017

Em edições anteriores a Movelpar já havia promovido reconhecimentos na área do design, mas desta vez o projeto foi reformulado e agora convoca exclusivamente as empresas expositoras da feira e as marcenarias participantes.

Para a diretora do Expoara, Rosana Belo, o 1º Prêmio de Design Movelpar pretende receber projetos que reúnam usabilidade aos usuários, interesses de relações comerciais, nuances estéticas e a viabilidade de fabricação dos produtos.

“Na minha concepção, somada aos históricos do momento do polo de Arapongas, a busca do desenvolvimento do design, a facilitação para a criação de produtos e estímulo à inovação têm se mostrado essenciais para o setor moveleiro. Sendo assim, para revitalizar o prêmio que já existiu na Movelpar, fomos buscar a colaboração de pessoas que pudessem trazer conteúdos inovadores e de mercado para este evento”, comentou a diretora.

Da esquerda para direita: a jornalista Monica Barbosa, o designer Marcos Batista, a diretora do Expoara, Rosana Belo, e a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri

Curadores do Prêmio de Design Movelpar

Para compor a curadoria do 1º Prêmio de Design Movelpar foram convidados a jornalista especializada e colunista semanal da Revista Caras, Monica Barbosa, e o designer e apresentador do programa Inova360 da Record News, Marcos Batista. A primeira atuará como curadora responsável e o segundo como curador técnico da premiação. Ambos estarão encarregados de selecionar os projetos que seguirão para a etapa final.

Os projetos selecionados pela curadoria serão expostos na Movelpar e então passarão pelo crivo de um júri constituído por membros da academia, imprensa, arquitetura de interiores, design e especialistas da indústria. A votação final será realizada no dia 18 de março, durante a feira, e os vencedores (os três primeiros colocados em cada categoria) serão anunciados no dia 19.

Designer aponta perspectivas para o futuro do móvel brasileiro

Os curadores esperam que o prêmio se constitua como uma provocação à indústria moveleira no sentido de atentá-la para a importância da originalidade dos produtos e também quanto aos movimentos culturais, estéticos e tecnológicos que configuram a nova economia. Segundo eles, a questão do design não se restringe à estética e funcionalidade do produto, mas brota de uma nova cultura empresarial com foco em diferenciação no mercado e emprego de novas tecnologias e estratégias de negócio.

“A missão do prêmio não é só dar o status e premiar as pessoas pelo lado estético, mas sim promover a utilização do design na indústria como ferramenta. Os critérios da premiação já levam a um pensamento, um entendimento e uma busca de adaptação a essas necessidades, fazendo um movimento que obriga o participante a pensar Isso já começa a promover uma mudança, nem que seja na cabeça do empresário, na hora de fazer a inscrição, até a concepção do produto”, diz Monica Barbosa.

Para Marcos Batista, o prêmio não tem um fim em si mesmo, mas serve como ponto de partida para a geração de novas ideias:

“Nosso primeiro trabalho não foi pensar apenas na premiação, mas entender de que maneira a gente chega a produtos inovadores. Partimos de uma visão ampliada do que é design. A nossa ideia é continuar no pós-premio, para que a premiação seja uma gerador de conteúdo. A ideia é trabalharmos na construção de novas ideias, na mobilização das pessoas sobre o que é realmente a inovação no setor moveleiro”, afirma o designer.

Regulamentos e critérios

Os participantes do 1º Prêmio de Design Movelpar poderão se inscrever em duas categorias. A primeira é voltada para Grandes e Médias Empresas, com oito modalidades e inscrição exclusiva para expositores da Movelpar. A segunda é a Sebrae/APL de Móveis, que contempla as marcenarias que estão cadastradas e irão participar da feira de móveis. Os projetos devem necessariamente ser autorais e assinados por um designer, arquiteto ou artista.

As modalidades para a primeira categoria são móveis para sala de estar; móveis para sala de jantar e copa; móveis para quarto; móveis para cozinha; móveis para banheiro; móveis para área externa e linha rústica; móveis infantis; e móveis corporativos e escritórios. Os participantes só poderão participar de uma categoria, mas são livres para inscreverem produtos em mais de uma modalidade.

As inscrições serão recebidas pelo site movelpar.com.br/premio (que estará online a partir do dia 18 de novembro) com valor de R$ 100,00 por produto inscrito. Caberá aos inscritos o envio de fotos dos protótipos até o dia 08 de fevereiro, com todos os detalhamentos técnicos dos produtos criados. As empresas classificadas pela curadoria (25 de fevereiro) para a próxima etapa devem então enviar uma peça acabada ao Expoara após o anúncio.

Os critérios de avaliação dos projetos são: 1) a inovação na produção (grau de originalidade e viabilidade de produção); 2) funcionalidade (usabilidade e ergonomia do produto); 3) estética (apelo emocional e ambientação) e 4) sustentabilidade (uso consciente de recursos e atenção às normas ambientais).

Fimma Brasil 2019 abre credenciamento para visitantes

Interessados já podem acessar o site da feira na aba ‘Como participar’ e preencher o cadastro

Publicado em 6 de novembro de 2018 | 15:23 |Por: Ricardo Heidegger

A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil) já está com inscrições abertas aos interessados em visitar o evento, que acontece de 26 até 29 de março no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Após o preenchimento das informações no site, o visitante receberá e-mail com a confirmação do cadastro. A retirada da credencial será efetuada durante visita à Fimma Brasil 2019.

Para isso, o visitante deve digitar o número do CPF nos terminais de impressão de credenciais que estarão localizados nos acessos dos pavilhões A e E. Por motivos de segurança, será proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis. O credenciamento antecipado é a garantia de agilidade e será válida para todos os dias do evento.

Faltando menos de cinco meses, a Fimma Brasil 2019 tem a proposta de ser uma feira da diferenciação e inovação. Com 65% dos espaços já comercializados, tem a confirmação de importantes marcas nacionais, como Duratex, Berneck, Greenplac, Tintas Farben, Sayerlack, Killing, Akeo, Bigfer, Blum do Brasil, Promob, TopSolid, Pontta Tecnologia, B.Krick, Maquinapack, Vantec, Lufati e Leitz.

Entre as novidades haverá um espaço dedicado a rochas, por meio do projeto MobStone, unindo indústrias, designers, marmoristas e seus respectivos fornecedores de máquinas e matérias-primas. O setor Florestal ganhará espaço exclusivo com o intuito de exaltar a importância desse setor como fornecedor de madeira para móveis.

– Dow apresenta soluções em poliuretano e outros materiais na Feipur 2018

Para a 14ª edição está confirmado o Projeto Comprador, que completa 10 edições, visando aproximar empresários brasileiros e compradores estrangeiros em rodadas de negócios e a Fimma Marceneiro, que busca incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do segmento, facilitando o acesso às informações. Além deles, também está confirmado o Workshop Fimma por meio de uma série de palestras, que apontará caminhos para a gestão competitiva em produtos, processos e inovação.

Fimma Brasil 2019
Quando: 26 a 29 de março de 2019
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS)
Horário: 13h às 20h

(com informações de assessoria)


eMobile