Holz-Handwerk: tecnologias em máquinas para marcenaria

Na maior feira de máquinas e equipamentos para marcenaria do mundo, a Holz-Handwerk 2022, empresas mostram o futuro da produção sob medida

Publicado em 21 de setembro de 2022 | 07:38 |Por: Thiago Rodrigo

A feira europeia de tecnologia de máquinas para marcenaria, equipamentos e suprimentos para o processamento de madeira, Holz-Handwerk 2022, teve 708 expositores de 33 países na realização conjunta com a Fensterbau Frontale, quando foi realizada de 12 a 15 de julho. Durante os quatro dias, os cerca de 28,5 mil visitantes profissionais de mais de 100 países conheceram as últimas tendências em marcenaria e processamento de madeira e na construção de janelas, portas e fachadas.

Encontros pessoais e networking, descobrindo e experimentando novos produtos e soluções de máquinas, equipamentos e outros produtos para marcenaria, oferecendo inspiração e know-how. Com esse mote, a Holz-Handwerk, focada para o profissional sob medida. No 20º ano do evento, os visitantes puderam desfrutar de sete salas de exposição, como também esperar a estreia de um fórum sobre digitalização.

Leia todas as notícias e conteúdos sobre marcenaria

A escassez de pessoal qualificado que preocupa o setor de processamento de madeira teve a intenção de ter uma ajuda com o Holz-Handwerk Campus, que ofereceu uma plataforma fundamental para treinamento e desenvolvimento profissional. Escolas profissionais, universidades e estabelecimentos de formação avançada apresentaram informação sobre seus cursos e um Job Board para ligar pessoal qualificado a empresas com ofertas de emprego.

“Houve uma grande empolgação com essa reunião cara a cara no período que antecedeu o evento, e isso também se refletiu no clima nos corredores”, diz Stefan Dittrich, diretor da Holz-Handwerk. “Estamos entusiasmados com a enorme resposta e o apoio leal ao formato da feira”, acrescenta. “A digitalização, a sustentabilidade, a falta de pessoal qualificado, a escassez de materiais e o aumento dos preços da energia são alguns dos temas atuais que dominaram as discussões nas salas e vários fóruns”, aponta Elke Harreiß, diretora da Fensterbau Frontale.iesse na Holz-Handwerk

A Biesse, sempre a serviço das empresas de móveis sob medida, aproveitou a oportunidade para apresentar em Nuremberg, na Alemanha, suas A empresa mostrou uma fábrica conectada e automatizada, graças a tecnologias altamente integradas aos softwares, que são capazes de oferecer ao cliente uma produção rápida e otimizada, sem abrir mão da personalização.

“Na Holz-Handwerk os participantes, visitando o estande da Biesse, podem descobrir como construir a sua própria fábrica digital, de forma simples e eficaz. Apresentamos na feira um novo conceito de maquinário: graças aos softwares e serviços integrados nas máquinas, será possível entender como elevar o seu potencial e colher benefícios concretos em termos de facilidade de uso, economia de tempo e otimização dos custos de produção. Oferecemos aos clientes a oportunidade de simplificar o processo de criação de seus produtos, indo muito além da mera funcionalidade e desempenho da máquina”, afirma Raphaël Prati, Chief Marketing & Communications Officer.

automação de última geração. Exibiu uma fábrica conectada e automatizada, graças a tecnologias altamente integradas aos softwares, que são capazes de oferecer ao cliente uma produção rápida e otimizada, sem abrir mão da personalização.

“Graças à integração da máquina com os sistemas de gestão da produção, à conexão com a máquina e a sinergia que se estabelece com o operador, a fábrica digitalizada ganha forma”, afirma Nicola Giombini, diretor comercial de sistemas.máquinas para marcenaria

Máquinas para marcenaria

Foram três células automáticas integradas apresentadas em máquinas para marcenaria, compostas pelo centro de trabalho de acabamento de borda Rover B Edge com Synchro, a solução exclusiva de carga/descarga Biesse, que transforma o centro de trabalho Rover em uma célula automática; a seccionadora Selco WN2 integrada com o armazém automático Winstore e com o centro de trabalho Rover B FT, a perfuradora vertical compacta Brema Eko 2.2 com robô de carga e descarga ROS.

Além disso, entre as tecnologias de máquinas para marcenaria dedicadas ao acabamento de borda destaque para as coladeiras de borda monolaterais automáticas Akron 1400 e Stream A. Para os trabalhos de polimento, em evidência esteve as polidoras Viet. Com um foco particular no mundo da esquadria e décadas de experiência especializada neste setor, a novidade foi a Winline, o multicentro particularmente adequado para a produção de esquadrias padrão e especiais com a máxima simplicidade e precisão e de forma autônoma.

Soluções tecnológicas que são mais do que máquinas é possível graças à programação, projeto e otimização das unidades de produção, obtidas com o pacote B_SUITE e SmartConnection, o novo software para gestão de pedidos na empresa, desde a sua concepção até o planejamento do calendário e o início da produção.

O que são móveis multiuso?

A empresa também criou ambiente de realidade virtual. Três visores estiveram disponíveis, um para cada máquina, com os quais entrar profundamente na tecnologia Biesse. Em colaboração com a empresa Signum Digital, a Biesse criou uma experiência inovadora para os visitantes, alinhada com um mundo cada vez mais digital e em constante crescimento.

O mundo digital da Biesse foi apresentado no Digital Hub, um espaço criado para acompanhar o cliente através de um caminho que mostrou as várias fases da construção de uma fábrica 4.0, graças à simulação dos processos e das usinagens, aos softwares para o projeto e para a otimização e programação das plantas de produção, para finalmente chegar à escolha entre os serviços disponíveis para monitorar o andamento, aumentar a produtividade dos processos.

Os visitantes puderam conhecer todas as vantagens oferecidas pela plataforma IoT Sophia, do pacote B_Suite e Smartconnection, o novo software para gestão dos pedidos na empresa, do momento em que são gerados até o planejamento do calendário e a produção real. A empresa também mostrou a parceria com a Imos, empresa global e referência na produção e distribuição de software para a indústria do móvel e do processamento da madeira.

Receba nossa Newsletter

    Matérias Relacionadas

    Mais Lidas