As tendências da IMM Cologne 2017

Feira alemã IMM Cologne, que iniciou segunda (16) apresenta as primeiras tendências em design de mobiliário para o ano

Publicado em 18 de Janeiro de 2017 | 14:12 |Por: Thiago Rodrigo Pereira da Silva

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Não há mais certo ou errado: está e a tendência mais importante no mundo dos interiores enfatizada pela IMM Cologne 2017, feira de móveis e decoração que ocorre entre 16 e 22 de janeiro em Colônia, na Alemanha. Sob essa premissa, o couro é colocado ao lado do plástico, o design minimalista ao lado de itens vintage, o cinza junto a tons brancos na sala de estar ao lado de uma cozinha de cor pastel e um quarto verde escuro.

Tudo existe ao lado um do outro. No entanto, certas tendências estão se tornando aparentes no período que antecede a IMM Cologne 2017 que são dominantes em suas respectivas seções. Materiais naturais estão em maior demanda, acessórios e peças menores de mobiliário estão no topo da lista dos compradores e móveis com uma história, materiais naturais e pequenos, produtos bem concebidos estão desempenhando um papel importante nos novos ambientes de vida.
IMM Cologne 2017
Cada vez mais estilos de mobiliário diferentes estão sendo favorecidos e a mistura de escolhas opostas dentro das casas estão cada vez mais em evidência. Segundo a organização da feira aponta, os estilos de vida também são vividos ao lado uns dos outros e, simultaneamente, como necessário.

O convidado deste ano para o projeto de design “Das Haus – Interiores em palco”, Todd Bracher, imagina uma vida com alta tecnologia e com a natureza. “Uma vida em uma cabana de madeira, ainda com um Smartphone”, destaca. A vida privada das pessoas está se desenvolvendo cada vez mais num lugar de trabalho e lazer, sociabilidade e retiro. Não a toa que os apartamentos estão se tornando mais aconchegantes com foco no bem-estar para que a vida globalizada seja suportável.

Leia mais sobre a IMM Cologne 2017
Feira presenta casa inteligente
Encontro de móveis e da moda
O hoje e o amanhã da feira de Colônia

Desta vez, no entanto, não é a mesma tendência individualista para a retirada que dominou a sociedade nos anos 90. No relatório de 2017 da IMM, a atitude atual em relação à vida que busca calor estético e social é referida como “hygge”, um termo dinamarquês (pronunciado como “Hügga”). Hygge é um modo de vida onde se concentra em pequenas coisas, coisas que são realmente importantes: passar mais tempo com amigos e familiares e desfrutar as coisas boas da vida.

Hygge, de acordo com o relatório de tendência da IMM Cologne 2017, é um anti-modelo para o estilo de vida urbano fugaz – no estilo de vida urbano. Não se trata de uma abordagem “nova burguesia”, mas sim de uma atitude de design esclarecido em relação às coisas, às pessoas e às situações.

Nas cores dessa tendência do Hygge, chamam a atenção as cores pastel amigáveis, bem como tons verdes naturais – a cor do ano da Pantone está aí para provar. Além disso, o mobiliário de estilo escandinavo tem sucesso absoluto. Pequeno, natural, despretensioso, mas ainda muitas vezes também de design incomum e atrevido – estes são os ingredientes que permitem o aconchego ser criado, um lugar onde tanto o estilo moderno e um ambiente de bem-estar tradicional devem estar dentro das casas das pessoas.

(com informações da IMM Cologne 2017)

Quer saber mais? Curta a página do Portal eMóbile no Facebook e fique por dentro do setor moveleiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile