Projeto Raiz leva design brasileiro para Europa

Seminário sobre “panorama do design brasileiro no mundo” abre evento

Publicado em 1 de junho de 2017 | 13:26 |Por: Érica da Costa Diniz

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Projeto Raiz (Raiz Project), de incentivo à divulgação internacional de designers brasileiros iniciou o cronograma de exposições itinerantes pelas embaixadas da Europa – o programa é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As Primeira exposição acontecem em Roma, Itália, entre os dias 8 de junho e primeiro de julho, e reunirá 17 estúdios de design.

A proposta é estabelecer conexão direta entre designers, lojistas, fabricantes e investidores para a crescente inserção dos móveis brasileiros nos licenciamentos e distribuição pelo mercado europeu. Os estúdios são: Noemi Saga, Sergio Fahrer e Jack Fahrer, NDT Design, Aristeu Pires, Paulo Alves, estudiobola, Ronald Sasson, Itens por Ana Neute, Jader Almeida, Leo Romano, Guto Indio da Costa, Marta Manente, Alessandra Delgado, Plataforma 4, Carol Gay, Cristiano Valle e Gustavo Martini.

Crédito: Divulgação Tora Brasil

iSaloni - Tora Brasil - Projeto Raiz

Tora Brasil: a mesa de centro Moaticu desenhada pelo designer da marca, Cristiano Ribeiro do Valle

A exposição será inaugurada por Antonio Patriota, Embaixador do Brasil na Itália, em seguida será feito um seminário sobre o panorama do design brasileiro no mundo, que contará com a presença de grandes nomes do setor, como a diretora da Interni Magazine e uma das fundadoras da Fuori Salone, Gilda Bojardi.

Desde 1994, é ela quem dirige a publicação considerada uma das mais importantes do mundo sobre o assunto e ultrapassou fronteiras, ganhando edições em cidades como Paris, Nova York e Moscou.

Na sequência, o arquiteto Ciro Miguel, fundador do premiado Estúdio Miniatura e professor no ETH-Zurich, Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, comentará sobre sua carreira internacional.

Para completar o ciclo de palestras, dois designers integrantes do Projeto Raiz apresentarão seus trabalhos. Camila Fix, do estúdio Plataforma 4 e Fix Design, falará sobre os passos da produção semi industrial de móveis e objetos e a relação entre designer e indústria. Com mais de duas décadas de carreira, a profissional acumula uma série de prêmios do Brasil e do exterior. O encerramento ficará nas mãos de Gustavo Martini, uma das apostas da nova era de designers brasileiros. Aos 30 anos, o carioca possui um vasto currículo de exposições e prêmios, o último adquirido no início do ano foi o Panerai Next Generation Designer of the Year no Wallpaper Design Awards.

O chefe Vico Crocco criará um cardápio especial para recepcionar os convidados num coquetel que marcará a abertura da mostra ao público. O chefe de cozinha viveu por 12 anos na Europa, estudou numa das melhores escolas de gastronomia alemãs – a JRE Akademie.

O próximo local da mostra é a embaixada do Brasil em Paris, na França, em setembro, e em fevereiro de 2018, em Estocolmo, Suécia.

– Projeto leva designers a Nova York

O Projeto Raiz foi criado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindimóveis) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), instituições que visam estimular a participação e o fortalecimento dos designers de mobiliário do país no exterior através de ações estratégicas personalizadas. O investimento em 2017 é de U$ 500.000,00. As mostras itinerantes contam com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

Exposição Raiz Project em Roma
Data: 8 de junho a 1 de julho de 2017 (Segunda a Sexta)
Local: Embaixada do Brasil em Roma – Sala Cortona, Piazza Navona, 14

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook