Projeto Raiz exibe mostra com designers brasileiros em Londres

Exposição “O Sentar do Brasileiro” vai reunir peças de 25 designers participantes do projeto de incentivo às exportações

Publicado em 14 de setembro de 2018 | 15:48 |Por: Ricardo Heidegger

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em setembro, designers brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz participam da mostra “O Sentar do Brasileiro”. No evento, as 28 peças de mobiliário assinadas pelos designers poderão ser vistas em Londres, de 18 a 30 de setembro de 2018. O conjunto escolhido destaca os principais atributos do design nacional como a criatividade, inovação e sustentabilidade. O projeto de incentivo à internacionalização é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A ideia da mostra, que ocorre paralelamente à Semana de Design de Londres, é levar ao mundo as múltiplas características que compõem o design brasileiro e posicionar a indústria moveleira por meio da projeção dos designers de mobiliário. As peças participantes são assinadas pelos estúdios Alessandra Delgado, Andrea Macruz, Aristeu Pires, Carol Gay, Daniela Ziegler Design, estudiobola, Faro Design/Ilse Lang, Gisela Simas e Gustavo Martini.

Divulgação Projeto Raiz

Designers brasileiros

Mostra itinerante em embaixadas brasileiras pelo mundo do Projeto Raiz passa agora por Londres

Além deles, outros profissionais participantes são do Indio da Costa Design, Jader Almeida, Larissa Batista, Lattoog, Leo Romano, Noemi Saga Atelier, Paulo Alves, Plataforma4, Quadrante Studio e Suzanne Reboh/Reboh Design. Fecham a lista de confirmados os estúdios Renata Rubim Design & Cores, Ricardo Rodrigues/NDT Design, Roberta Rampazzo Design, Studio Marta Manente, Tora Brasil e Wagner Archela.

Na abertura oficial, o Projeto Raiz promove um bate-papo sobre o panorama do design nacional contada segundo as histórias dos designers brasileiros Gustavo Martini, Roberta Rampazzo e Aristeu Pires. A grande miscigenação do país e a decorrente variedade de culturas são traduzidas nessa exposição num convite a observar o modo de sentar do brasileiro. A jornalista e historiadora, Ethel Leon, contribui com uma história sobre o sentar do brasileiro, que conduz a narrativa da exposição.

“O mobiliário brasileiro moderno nunca ignorou a produção dos grandes mestres internacionais e consolidou tradições próprias, que se ancoram, sobretudo, no uso dos lenhos nativos, de diferentes densidades, cores e texturas. Uma poltrona cuja base seja de madeira maciça, se bem projetada e fabricada, dura mais de cem anos, tempo suficiente para repor a matéria-prima em escala”, comenta Ethel.

– Quartos de bebê ganham design escandinavo da Maraú Design Studio

A exposição “O Sentar do Brasileiro” faz parte do circuito de mostras do Projeto Raiz iniciado em Milão com a participação na mostra Be Brasil, no Fuorisalone. O Projeto Raiz estimula a participação e o fortalecimento dos designers brasileiros no exterior através de ações estratégicas personalizadas e participação em mostras como essa. As mostras itinerantes contam com o apoio das embaixadas brasileiras e do Ministério das Relações Exteriores.

Exposição O Sentar do Brasileiro | Londres
Data: 18 a 30 de setembro, das 10h às 17h
Abertura oficial: 19 de setembro, com palestras às 17h
Local: Embaixada do Brasil Londres: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL, United Kingdom

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile