Projeto Raiz promove designers brasileiros em Nova Iorque

Projeto Raiz estimula e investe na exposição de designers nacionais no exterior, indo até a International Contemporary Furniture Fair (ICFF)

Publicado em 4 de maio de 2017 | 15:52 |Por: Gabriel Belo

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Entre os dias 21 e 24 de maio, a International Contemporary Furniture Fair (ICFF), principal vitrine de design global na América do Norte, receberá 13 estúdios de design brasileiros que apresentarão, por meio de iniciativa do Projeto Raiz, o que há de mais conceitual em suas criações. São eles: Marta Manente, Jader Almeida, NDT Design, Guto Índio da Costa, Guilherme Wentz, Tora Brasil, estudiobola, Paulo Alves, Lattoog, Noemi Saga, Studio Poli, Sergio Matos e Fahrer Design.

O Projeto Raiz é uma iniciativa do Sindmóveis com a Apex Brasil, instituições que visam estimular a participação e o fortalecimento dos designers de mobiliário do país no exterior. Fortalecer o posicionamento dos designers nacionais é o principal objetivo.

Para a ICFF 2017, o investimento total será de 500 mil dólares. A direção do projeto avalia a competência de cada um para atender e compreender as exigências do consumidor local, além de disponibilizar atendimento individual e personalizado aos profissionais que desejam fomentar o contato comercial na região.

Na vertente offline do varejo, a inteligência estratégica parte para a crescente inserção dos designers para as cadeias de licenciamento e distribuição/busca de nichos próprios de mercado por meio da inovação em processos e produtos, fato que possibilita a negociação de projetos especiais e cessões de patentes.

Para o varejo online, um hotsite será lançado durante a feira como base para uma futura plataforma voltada ao mercado dos Estados Unidos. Atualmente, aproximadamente 35 estúdios de design fazem parte do projeto que se mantém disponível a novas composições.

A ICFF compreende cerca de 700 expositores e aguarda a visita de mais de 30 mil profissionais. O design nacional será representado por peças de mobiliário interior e exterior, com objetos de decoração, ventiladores de teto e luminárias. Os brasileiros trabalham com uma extensa gama de materiais e processos, e possuem uma miríade de estilos e identidades estéticas que refletem na cultura nacional.

– Projeto em Milão

Paralelamente à feira, todos os produtos estarão dispostos em um showroom com localização estratégica pensada para receber lojistas, fabricantes e investidores. As peças de alto padrão mesclam materiais sustentáveis como alumínio reciclado, madeira de reflorestamento, fibras e corantes naturais, matérias-primas de baixo impacto ao meio ambiente.

Na área social, diversas ações promovem a integração do artesanato no processo criativo destes profissionais, ressaltando a identidade brasileira em cada peça, promovendo ONG’s e associações que valorizam diversos perfis regionais.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile