Projeto de arquiteta possui inspiração nas cores de Frida Kahlo

Assinado pela arquiteta Adriana Coradini, a proposta equilibra décor retrô e soluções funcionais

Publicado em 13 de dezembro de 2018 | 15:15 |Por: Ricardo Heidegger

Conhecer os gostos e as influências do cliente é essencial para o arquiteto desenvolver um projeto que combine com o estilo do morador. Em Porto Alegre (RS), a arquiteta Adriana Coradini usou o tema Cores de Frida Kahlo para propor um layout de cozinha e lavanderia. Referências retrô e soluções funcionais foram a chave para criar ambientes práticos inspirados na célebre artista admirada pela moradora, uma advogada alegre e de bem com a vida.

Divulgação Adriana Coradini

Cores de Frida Kahlo

Lavanderia assinada pela arquiteta Adriana Coradini

As principais cores são vermelho coral, na cozinha, e verde água, na lavanderia. O start para a escolha dos tons veio da pesquisa realizada sobre a pintora Frida Kahlo. A partir de então, a arquiteta buscou uma cerâmica que representasse essa irreverência e servisse como ponto de partida para o projeto.

“A inspiração retrô se dá por conta dos revestimentos das paredes e pelo mobiliário da cozinha e da lavanderia. O piso nos dois ambientes é em granito cinza, original do prédio (foi mantido por estar em boas condições)”, explica a arquiteta.

A cozinha, com área total de 7,9 m², priorizou praticidade e funcionalidade. Desta forma, os armários foram pensados para acomodar todos os itens necessários, otimizando a organização dos espaços.

Além disso, alguns acessórios foram utilizados, como uma calha de inox embutida no tampo, que serve como escorredor de louças e porta detergente; lixeira também embutida e barra para pendurar utensílios sobre a bancada.

Na lavanderia de 7 m², a proposta do projeto inspirado em Frida Kahlo é de um ambiente mais claro, por isso a escolha da marcenaria branca. Para trazer mais alegria e personalidade ao ambiente, foram utilizados azulejos verde claro em formato 8 x 23 cm, em estilo retrô de acordo com o layout e cores da cozinha. O cômodo recebeu rebaixo com forro de gesso, facilitando a distribuição das luminárias.

Sobre a bancada foram instaladas três luminárias embutidas com lâmpadas dicroicas LED para iluminar a área do tanque. Para iluminação geral, uma placa LED de 120 x 30 cm embutida no forro, em uma posição estratégica para que não prejudicasse a instalação dos varais de teto. Sob o armário aéreo e sob as prateleiras de apoio também foram instaladas fitas LED, iluminando a bancada junto às máquinas de lavar e secar.

– Principais tendências de decoração infantil para 2019

Com intuito de reforçar a usabilidade, Adriana optou por varais de teto com acionamento via comando na parede, facilitando o processo de secagem das roupas sem ocupar o espaço de circulação. Outro destaque é o cesto aramado de roupas com proteção de tecido da Masutti Copat. Instalado dentro do balcão, esse acessório facilita a separação das roupas e mantém o ambiente mais organizado. “O projeto deve ser visto como um todo. O essencial é a composição e a organização dos espaços”, finaliza.

(com informações de assessoria)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile