Pantone traz tendências de cores para 2016 e 2017

Publicação Reveal traz cores para o outono-inverno, com paletas para moda feminina e masculina, cosméticos, decoração e design gráfico

Publicado em 23 de março de 2015 | 15:43 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Considerada autoridade mundial em cores, a Pantone está pensando a frente ao divulgar seu novo livro de tendências, que traz padrões de cores profissionais para as indústrias de design. O livro Reveal traz um planejamento para as coleções de outono-inverno 2016 e 2017, observando inspiração sazonal, cores-chave e harmonias sugeridas. Também foram levadas em consideração diferentes indústrias, como vestuário, acessórios, cosméticos, lifestyles, design gráfico e design de produto.

Divulgação Pantone

Material da Pantone traz sugestões de paletas e exemplos inspiradores

Material traz sugestões de paletas e exemplos inspiradores

O conceito de Reveal envolve uma polarização, explorando o contraste entre as cores ‘reais’ e ‘irreais’, ‘ausentes’ e ‘presentes’. Assim, há desde tons modestos e despretensiosos até os mais saturados, que expõem declarações ousadas. No meio termo ficam os tons sóbrios e mais tranqüilos.

Leia mais
Cores podem definir a identidade de escritórios
Preto na decoração enobrece ambiente
Seis ideias para usar tons escuros na decoração

Divulgação Pantone

Capa do Reveal, publicação da Pantone

Capa do Reveal, publicação da Pantone

“Nós achamos essa ideia de ausência e presença, obscuro e revelador, muito relevante não apenas quando se trata de cor, mas também na forma como lidamos com nossa vida cotidiana”, aponta a vice-presidente do Pantone Color Institute, Laurie Pressman. Ela explica: “Por um lado, há um desejo de voltar para o simples, o honesto e o despretensioso. Por outro, a contínua presença do maximalismo e o desejo de aparecer e ser visto”.

Segundo o instituto, o livro apresente oito paletas de tendências, além de apontar as principais direções sazonais. Ele é lançado a cada dois anos, de 18 a 24 meses antes da temporada. Abaixo, confira algumas tendências de cores.

Divulgação Pantone

Paleta de cores indicada pela Pantone

Paleta de cores indicada pela Pantone

  • Preto: Apreciado como uma cor de prestígio, o preto é a força pulsante por trás das paletas e a tela perfeita em que as outras cores são reveladas.
  • Branco: Aparecendo em versões frias e quentes, o branco é importante por causa de suas propriedades em oposição à sua cor real.
  • Cinza: Essencial para a paleta, os cinzas aparecem com uma variedade de tons, quentes e naturais, suaves e duros.
  • Verde: Nessa estação, os tons de verde vão tomar duas direções. A primeira é mais amarelada e lembra o azeite, enquanto a segunda é mais fria e, por vezes, vítrea, mas também mais mineral, fresca e nórdica.
  • Amarelo: Lembrando luz e brilho, os amarelos são importantes nesta temporada por causa de sensação de aquecimento e de seus efeitos sobre as superfícies e texturas.
  • Laranja: Repleto de tons picantes, os tons de laranja têm influências de caramelo, canela e açafrão.
  • Roxo: Presente em todos os níveis de design, o roxo está em uma variedade de cores lembrando frutas do bosque em oposição aos tons da moda vistos em paletas anteriores.
  • Azul: Mais sofisticados, os azuis estão de afastando dos tons de índigo mais clássicos para aqueles que são infundidos com cinza ou verde.
  • Marrom: Da noz-moscada e bronze às infusões com tons de vinho e vermelho, os marrons continuam a ser muito importantes em todos os materiais e superfícies.
  • Vermelho: Uma opção segura para quem deseja uma cor brilhante, o vermelho é uma cor bem recebida e que pode ser combinada de novas maneiras.
  • Pastel: Os tons pastel vão mudar de cores neutras para nuances de cores mais fortes e mais assertivas.
  • Metálicos: Os metálicos continuam importantes, porém, nessa estação eles serão combinados com luz ou textura para aumentar seu efeito, trazer movimento e dimensão textural.

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile