Cadeira Panton terá nova cor lançada durante IMM Cologne

Celebração de 50 anos e lançamento da limitada Panton Chair Sunlight acontece durante uma das maiores feiras internacional de design de interiores

Publicado em 17 de janeiro de 2017 | 10:54 |Por: Phaenna Assumpção

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Completando 50 anos, a icônica cadeira Panton, desenvolvida por Verner Panton e Vitra, expande a paleta de cores lançando uma edição especial limitada durante a IMM Cologne , de 16 a 22 de janeiro. A Panton Chair Sunlight tem um toque fresco e brilhante, e guiada pela máxima de Panton de que “você se senta mais confortavelmente em cores que você gosta”. O tom claro de amarelo, conferindo uma atmosfera de verão para a sala de jantar, jardim, varanda ou terraço.

Panton Chair Sunlight

Panton Chair Sunlight

A história da cadeira Panton começou na década de 1960, quando Verner Panton chegou a Vitra para mostrar a Willi e Rolf Fehlbaum um protótipo embutido de uma cadeira feita inteiramente fora do plástico. Os Fehlbaums ficaram fascinados pela idéia e decidiram prosseguir com a produção em massa da peça. O protótipo da cadeira Panton está agora no Vitra Design Museum.

Nos anos seguintes, Verner Panton e Vitra trabalharam juntos no desenvolvimento do cantilevered Cadeira de plástico, que foi apresentado pela primeira vez em 1967 e posteriormente produzido em massa. Graças à combinação de seu projeto de cantilever, forma biomórfica e material ligeiramente flexível, a cadeira fornece um assento muito confortável.

Desde a sua introdução no mercado, a Panton Chair avançou através de várias fases. Só em 1999 tornou-se possível fabricar a cadeira em conformidade com a sua concepção – de plástico durável, tingido através de uma superfície mate lustrosa. A versão original da cadeira com um acabamento de laca brilhante ainda é comercializado sob o nome Panton Chair Classic.

Leia mais
– Paulo Kobylka ganha destaque por design contemporâneo 
– Electrolux lança linha de utensílios para cozinha assinados pela Rösle 
– Artsthread selecionará brasileiros para expor na Semana de Design de Milão 

Verner Panton
Verner Panton foi uma figura influente no desenvolvimento do design durante os anos 1960 e 1970. Além de seus ousados experimentos com formas e cores, ele estava muito entusiasmado com o potencial do plástico – um novo material naquela época. A cadeira de Panton foi distinguida com muitos internacionais e encontra-se nas coleções de numerosos museus importantes. É agora considerado como um clássico de mobiliário moderno design.

Vitra
Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa.

O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design.

O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.

(com informações da assessoria)

Quer saber mais? Curta a página do Portal eMóbile no Facebook e fique por dentro do setor moveleiro.


Os comentários estão desativados.

eMobile