Orquídea Radiante presente em projeto de decoração

Tonalidade escolhida como a Cor do Ano 2014 pode ser utilizada de diversas formas pelos profissionais da área, pois combina com cores neutras claras e escuras

Publicado em 20 de julho de 2014 | 16:01 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Eduardo Liotti

Combinação de tons de rosa e roxo com branco garantiu mais delicadeza ao ambiente

Combinação de tons de rosa e roxo com branco garantiu mais delicadeza ao ambiente

Autoridade mundial em cores, a Pantone divulga anualmente uma cor que deve inspirar a moda, o design e a decoração durante as próximas estações. Em 2014, a tonalidade escolhida foi o Radiant Orchid (Orquídea Radiante, em tradução livre) que, segundo a empresa, é “cativante, mágica e enigmática”.

Para a decoração de interiores, a Pantone recomenda que essa tonalidade seja incorporada na pintura, em cadeiras, estofados e acessórios. Considerada adaptável, a cor complementa verde-oliva e tons mais profundos de verde caçador. Outras combinações possíveis incluem turquesa, verde azulado e amarelos mais claros.

Leia mais:
Pantone lança catálogo com tendências para 2015
Radar Móbile traz tema “Cores, Texturas e Padrões”
Móveis planejados em novas cores e padrões

Segundo a arquiteta Máira Ritter, contudo, a cor já é tendência há algum tempo. Um de seus projetos com o Orquídea Radiante foi um banheiro pensado para uma menina de 13 anos. Na parede, as pastilhas com nuances de rosa e roxo quebram a sobriedade do branco. Além disso, a cor também aparece na cuba sobreposta, que se destaca no ambiente.

Eduardo Liotti

Segundo a arquiteta, projeto está entre os mais queridos por seus clientes

Segundo a arquiteta, projeto está entre os mais queridos por seus clientes

“Acho interessante também em dormitórios. Fica superelegante poder coordenar uma cabeceira bem colorida com tons de areia ou de cinza”, exemplifica. De acordo com ela, em uma sala de estar, é possível dar destaque a alguma parede com essa cor. “Outra opção seria utilizar estofados em tons neutros e o Orquídea Radiante em almofadas”, complementa a arquiteta.

Máira conta que gosta de usar cores em seus projetos, mas alerta para o fato de que nem todas as cores podem ser combinadas, sendo necessário levar em consideração também a forma como o espaço será utilizado. “O Orquídea Radiante é uma cor mais romântica, por isso acho adequado para uma cabeceira. No banheiro da menina, usei a cor para transmitir romantismo e jovialidade”, explica.

Dessa forma, a arquiteta recomenda combinações com branco, areia e cinza e até preto, uma opção que ela considera como ousada para espaços comerciais. “O Orquídea Radiante pode combinar até com vermelho. Acho muito bacana a presença dessa cor em espaços masculinos, inclusive com preto e grafite”, comenta.

Cor do Ano

Divulgação Pantone

Orquídea Radiante está presente nos catálogos da Pantone com o código 18-3224

Orquídea Radiante está presente nos catálogos da Pantone com o código 18-3224

A seleção da cor do ano é realizada pela Pantone há mais de uma década, sendo feita uma seleção anual a partir de tendências observadas em quase todo o mundo. “A cor do ano influencia o desenvolvimento de produtos e a tomada de decisões em muitos setores, incluindo moda, design de mobiliário, design industrial, assim como embalagens e design gráfico”, relata a empresa.

Entre os aspectos analisados, segundo a Pantone, estão produtos da indústria do entretenimento, filmes em produção, coleções de arte, novos artistas em evidência, destinos populares para viagens e condições socioeconômicas. Outras influências podem incluir tecnologias, texturas, efeitos que impactam a cor, além de eventos esportivos que recebem atenção mundial.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook