Opinião: Design a serviço da sua empresa

Juliana Desconsi, diretora da Intervento Design, comenta a utilização do design como ferramenta estratégica para empresas de todo porte

Publicado em 1 de maio de 2015 | 11:53 |Por: Portal eMobile

Divulgação

Juliana Desconsi

Juliana Desconsi, diretora da Intervento Design fala sobre os benefícios que o uso do design pode proporcionais às empresas

A Fimma Brasil 2015, realizada mês passado, trouxe uma novidade da qual tive a felicidade de fazer parte: o Workshop de Móveis, que trouxe grandes nomes do marketing e do design a Bento Gonçalves para debater aspectos de interesse da indústria moveleira. Foram três tardes muito produtivas de troca de ideias, incrementando a feira com um espaço voltado aos negócios e às questões que ajudam, e muito, as empresas a obterem melhores resultados. Meu painel, intitulado “Design como ferramenta estratégica”, apresentou cases interessantes sobre como o investimento em design de produto pode ajudar as indústrias a conquistarem maior visibilidade e aumento no volume de vendas. É, sem dúvida, a combinação mais almejada por qualquer negócio.

Leia mais: 
Sustentabilidade é palavra-chave na Proposte
Novidades em vidro são apresentadas na Itália
Encerrada a 1ª edição do Programa Design Export

Divulgação

Intervento Design

Linha Bele, da Meber Metais, assinada pela Intervento Desing ultrapassou a projeção inicial

Por trás da ação do designer há um amplo trabalho de pesquisa. O chamado ‘design thinking’ vai muito além de trazer ao mercado objetos de consumo ‘bonitinhos’. Trata-se, sim, de um profundo estudo do modo como as pessoas lidam com diferentes elementos no seu dia a dia. Entender o relacionamento entre o produto e o seu consumidor é a chave para obter sucesso, e é nesse ponto que o designer entra para contribuir com resultados objetivos.

Um de nossos clientes, a Meber Metais, viu na prática como esse investimento, quando realizado da maneira correta, funciona. A linha Bele, assinada pela Intervento Design, teve uma ótima aceitação, fazendo com que as vendas no primeiro ano ultrapassassem a projeção inicial em 50%. Além disso, ela está entre as quatro coleções mais vendidas, dentre as mais de 30 que integram o portfólio da marca. Vamos falar de visibilidade? A Masutti Copat, também cliente da Intervento, ganhou nada menos que cinco importantes prêmios de design nos últimos anos, garantindo assim divulgação gratuita na imprensa especializada e também reconhecimento por parte dos formadores de opinião. Como consequência, o faturamento da empresa saltou 18% em um ano e meio.

Nem todos os empresários estão cientes do que o design pode trazer para os seus negócios. Ainda há grande desconhecimento do que pode ser feito, sobretudo nos empreendimentos de pequeno e médio porte: pesquisa da AP Design mostra que metade das empresas que utilizam design de produto tem mais de 100 colaboradores. Apenas 30% contam com menos de 50 funcionários.

Divulgação

Intervento Design

Os nichos organizadores para cozinha, da Linha Colors pela Masutti Copat, receberam dois prêmios de design

A boa notícia é que o design não é ferramenta de trabalho apenas para empresas de grande porte. Existem maneiras diferenciadas de contar com a parceria de um escritório especializado, que vão da contratação por projeto até a participação nos resultados comerciais (royalties). Além disso, existem linhas de financiamento e de consultoria especificamente voltadas para o empresário que deseja agregar mais inovação aos seus produtos. O Sebrae, por exemplo, oferece o Sebraetec, programa que identifica necessidades e prioridades e também subsidia até 80% do investimento no projeto. O BNDES também possui um canal específico de financiamento, pelo Prodesign, que engloba empresas das áreas moveleira, metais sanitários, utilidades domésticas, eletrodomésticos, embalagem, calçadista, jóias, revestimentos, dentre outras.

Como se vê, investir em design não é uma exclusividade para grandes marcas multimilionárias. Com a orientação certa, e uma pitada de ousadia, é possível fazer do design um grande aliado na gestão das empresas.

* Juliana Desconsi é designer e diretora da Intervento Design, há cinco anos no mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile