Noura Van Dijk revela planos para ABD

Em conversa exclusiva para o Portal eMóbile, a nova presidente da ABD comenta projetos e ações em prol da área de Designers de Interiores

Publicado em 22 de Fevereiro de 2017 | 14:52 |Por: Phaenna Assumpção

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) inicia o ano sob a direção Noura Van Dijk. Formada há quase 20 anos, ela aceitou o desafio de ficar a frente da associação para o biênio 2017-2018 e contribuir a favor dos profissionais da área. “Eu sempre quis fazer alguma coisa em prol das pessoas que estão trabalhando na nossa área e das pessoas que estão por vir, acho muito importante a gente investir na formação das próximas gerações”, conta Noura.

Divulgação

Noura Van Dijk da ABD

Noura Van Dijk

Em 12 de dezembro de 2016 foi sancionada, pelo Presidente da República, Michel Temer, a Lei 13.369 que reconhece o exercício da profissão de designer de interiores e ambientes. Foi um grande avanço, porém surgiram alguns empecilhos.

“Agora surgiram alguns vetos por eles (Senado) entenderem que seria restrição de mercado e estamos trabalhando nisso para que a gente consiga exigir formação profissional. Não é qualquer pessoa que vai poder trabalhar, não por ter uma reserva de mercado, mas pela defesa do consumidor de ter um profissional habilitado e qualificado para atendê-lo”, contesta a presidente da ABD.

A missão da ABD, sob o comando de Noura, é ser interlocutora do design de interiores. A nova direção tem buscado avaliar os interesses de seus associados para poder realizar ações para atendê-los. As diretorias anteriores, principalmente a última, estavam focadas no reconhecimento da profissão, Noura conta que a nova gerência está desenvolvendo um trabalho forte para desenvolver projetos voltados aos estudantes.

“Tem um prêmio que está em sua primeira versão chamado Láurea Máxima, que eu tive a oportunidade de fazer a pré-avaliação dos primeiros trabalhos, está incrível, fiquei muito encantada de ver a qualidade que os alunos apresentaram”, destaca.

Noura também revela que a associação está alinhando um projeto com faculdades para reunir alunos e fazer um debate no estilo mesa-redonda com várias pessoas conversando e se integrando com alunos. “Fizemos um trabalho em uma proporção menor ano passado e os alunos ficaram encantados, não queriam nem ir embora da sala de aula, queriam ouvir mais. Achamos importante levar isso para as demais escolas e estamos em São Paulo fazendo um movimento de juntar todas elas em um único lugar. Nós conversamos com algumas empresas e entidades e estamos tentando negociar espaço para juntar os alunos e professores para ter um debate”, conta.

Leia mais
– Casa Cor São Paulo
– Artefacto Curitiba
– Momentum&Design

O Congresso Nacional de Designers de Interiores (Conad), tradicional evento organizado pela ABD já está sendo tratado pela associação, que está buscando trazer alguns palestrantes de fora. O primeiro será dentro da High Design – Home & Office Expo, evento que acontecerá entre 8 e 10 de agosto.

Quer saber mais? Curta a página do Portal eMóbile no Facebook e fique por dentro do setor moveleiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile