Móveis retrô: design atemporal

Os móveis retrô trazem uma nova leitura de peças consagradas ao longo dos anos com uma nova linguagem estética

Publicado em 3 de Fevereiro de 2016 | 14:00 |Por: Júlia Magalhães

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Em qualquer ramo há sempre uma necessidade de renovação. Esta renovação pode, ou não, ser nova. Neste sentido, a releitura de estilos já consagrados pode ser uma alternativa mais fácil de ser utilizada, do que uma real inovação, explica o designer e diretor da VanCampDesign, Freddy Van Camp.

Divulgação Artefacto

Móveis retrô

Aparador Greta – espaço Yara mendes para Artefacto Curitiba

“No nosso país onde se copia muito ainda, uma ‘reciclagem’ de estilos antigos, ou já consagrados, mas abandonados por cansaço, pode ser uma alternativa a criação de novos produtos”, elucida. Há sempre uma influência da moda que usa estes recursos com muito frequência. “O retrô é uma destas possibilidades, que deve ser oferecida como qualquer outra. O mercado necessita de opções de oferta de produtos. Faz parte do sistema. Peças de mobiliário da Bauhaus podem ser consideradas ‘retrô’ por alguns, mas, na verdade, são peças ‘clássicas’ pela sua longevidade e qualidade formal”, esclarece.

Argumento
Van Camp frisa que o lojista de alta decoração deve, obrigatoriamente, ter um bom mix de produtos, pelo público consumidor ou especificador que atinge. “Não só porque seu público é mais informado, tem gosto mais sofisticado e exigente, como tem melhor conhecimento de como estas peças podem ser utilizadas. Isso não exime um lojista que atinge o consumidor de classe média de oferecer uma variedade maior de produtos.”

Leia mais:
Top imm cologne 2016
Maison et Objet: mobiliários com uma pitada de ousadia
Marca mostra que é possível usar a cor preta no quarto infantil

O lojista deve saber que cumpre uma função didática, informando e formando o seu consumidor, especialmente nos dias de hoje onde os ambientes são cada vez mais exíguos, pontua o designer. Ou seja, o cliente deve ter suas necessidades – que inclui a estética – atendidas pelo seu interlocutor, o lojista. “É assim que se formam clientes fiéis e não de uma compra só.”

Leia mais sobre design retro na Móbile Decore 114, que em breve estará em circulação. Também temos disponível um aplicativo para dispositivos móveis da Revista Móbile no Android e iOS. Assinaturas podem ser solicitadas pelo 0800-9791981.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile