Mostra Idea tem debate sobre vertentes do design

Abertura do evento aconteceu na última quinta-feira (30) e evento está aberto ao público no Museu Oscar Niemeyer (MON)

Publicado em 3 de novembro de 2014 | 9:58 |Por: Renata Bossle

Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O público paranaense pode conferir a Mostra Idea Brasil – O Melhor do Design Brasileiro 2014. Nesta sétima edição do Prêmio Idea/Brasil, o júri selecionou 101 projetos distribuídos em 24 categorias. A edição curitibana da exposição também conta com projetos desenvolvidos pelos alunos do Senai em Arapongas.

Divulgação Fiep

Mostra Idea/Brasil

Participantes do debate reunidos após o evento de abertura

A abertura oficial teve um debate sobre as vertentes do design no Paraná. Mediado pelo coordenador do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep, Rodrigo Martins, o encontro reuniu Gina Paladino, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Gisele Schwartsburd, proprietária da LinBrasil; Joice Leal, Julio Bertola, diretor de design da Electrolux; Silvio Silva Jr., da Lumen Design e Marcelo Azevedo, consultor de design do Senai. Durante o debate, os participantes discutiram o atual panorama e as perspectivas para o futuro do desenho industrial no Paraná e no Brasil, na perspectiva de que a excelência e a inovação são a base para a geração de negócios e ampliação de mercados.

Leia mais:
Designer Aristeu Pires participa em evento em Curitiba
Parceria entre Senai e empresa canadense fortalece setor
Idea/Brasil chama atenções para o design no Paraná

Divulgação Fiep

Mostra Idea/Brasil

A exposição é promovida pela Associação Objeto Brasil, com patrocínio do Senai no Paraná e fica aberta até 1º de março, no MON

Segundo Joice, é importante pensar no design de uma forma que atenda o mercado. “O designer precisa trabalhar de uma forma conectada com a indústria, mas sem perder a aura da criatividade”, comenta. Azevedo completa que a construção do processo de design é sistêmica. “Sempre buscamos inserir a visão da indústria no nosso trabalho, para atender o mercado. O design é sistêmico, e está interligado com tudo, principalmente com as necessidades dos consumidores”, explica.

Rodrigo Martins explica que ainda é necessária uma mudança de cultura do setor empresarial. “O design é uma forma de agregar valor ao que produzimos, assim como a inovação. Ambos nos tornam mais competitivos. E precisamos que nossos empresários reconheçam isso. Eles ainda têm um foco muito grande no mercado interno, mas hoje precisamos ser competitivos globalmente. O empresário precisa ser antes de tudo, um vanguardista”, conta. “Esse é o nosso trabalho no Conselho Setorial da Fiep: tentar mudar essa cultura, oferecendo ferramentas para isso, como os serviços do Senai. Só assim vamos conseguir agregar valor à nossa produção, reinventando nossa indústria”, finaliza.

Divulgação Fiep

Senai na Mostra Idea/Brasil

Espaço do Senai na Mostra Idea/Brasil

Projeto premiado

O Senai no Paraná foi prata na categoria “Estratégia de Design” do Idea/Brasil deste ano. O projeto realizado em parceria com a empresa do setor moveleiro Primeira Linha, de Colombo, estará entre os expostos no MON. Especializada em projetos comerciais e de hotelaria, a empresa contou com a consultoria do Senai para redesenhar sua marca, papelaria, folders e reestruturação da página web, para que sua comunicação condissesse com a qualidade oferecida no acabamento de seus produtos. Foi realizado também um trabalho de planejamento e controle da produção, que direcionou para a melhoria do processo produtivo e layout, além de um treinamento para o uso do Sistema 32 para a produção dos móveis.

Renato Valente, diretor da Primeira Linha, conta que ideia da parceria surgiu com a necessidade de se posicionar no mercado de móveis planejados para o setor hoteleiro. “A ideia inicial era desenvolver um produto, um móvel que pudesse atender às necessidades do setor. A partir disso, identificamos uma série de pontos que poderíamos melhorar em nossa empresa. O Senai foi um grande parceiro. Contamos com diversas consultorias da instituição, como pesquisa de viabilidade econômica, readequação da planta fabril, gestão de pessoas, entre outras”, disse. “O resultado para a empresa de todo esse trabalho é muito grande. Além de termos aumentado nosso faturamento em cerca de 60% com esse novo posicionamento no mercado, toda a empresa se desenvolveu, melhorando o ambiente de trabalho”, comenta.

O Idea/Brasil é a única edição fora dos EUA do conceituado Idea Awards – International Design Excellence Awards, premiação americana que há mais de 30 anos chancela o que há de mais representativo na produção americana e mundial de Design e é promovido pela IDSA – Industrial Designers Society of America. No país, a premiação é promovida pela Associação Objeto Brasil, que conta com a parceria do Senai no Paraná, Fiep, Sebrae Nacional, Museu Oscar Niemeyer, Sindigraf, além da Lumen Design, que assina o projeto expográfico desta edição.

(com informações da assessoria de imprensa)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

eMobile

Acompanhe o emobile nas redes sociais

Linkedin
Facebook